GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Quiz

Direito Constitucional Esquematizado - Pedro Lenza - Capítulo 2 - Exercícios

Deleted user 26 questions Updated 10 Apr 2017

Take the quiz

Questions in this quiz (26)

  1. 1É correto dizer que a diferença entre constituição rígida e flexível está no fato de esta última poder ser alterada e aquela não ?
    1. ATrue
    2. BFalse
  2. 2Diz-se que a Constituição brasileira de 1988 é rígida porque:
    1. Anão admite a ocorrência do fenômeo da mutação constitucional.
    2. Bclassifica como inafiançáveis os crimes de racismo e tortura, entre outros
    3. Cprevê, para sua reforma, a adoção de procedimento mais complexo, em tese, do que o adotado para a modificação das leis.
    4. Destabelece penalidades severas para os crimes de responsabilidade.
    5. Efoi promulgada por Assembleia Nacional Constituinte convocada na forma de Emenda à Constituição anterior.
  3. 3O princípio da supremacia constitucional:
    1. Adecorre da possibilidade de a União intervir nos Estados e Municípios;
    2. Brequer a conformidade à constituição apenas dos atos legislativos, visto que os atos administrativos devem ser conformes apenas à lei infraconstitucional.
    3. Crequer a conformidade de todas as situações jurídicas aos princípios e preceitos da constituição;
    4. Dnão se impõe se houver omissão na prática de ato administrativo.
  4. 4A constituição que, resultante dos trabalhos de um órgão constituinte, sistematiza as ideias e princípios fundamentais de teoria política e do Direito dominante no momento, quanto ao modo de sua elaboração, denomina-se:
    1. Aflexível
    2. Bformal
    3. Csemirrígida
    4. Doutorgada
    5. Edogmática
  5. 5A Constituição Federal atual pode ser classificada como:
    1. Arígida, codificada, outorgada, concisa;
    2. Bflexível, legal, promulgada e prolixa;
    3. Crígida, codificada, promulgada e prolixa;
    4. Dflexível, legal, outorgada e concisa; e
    5. Eflexível, codificada, outorgada e concisa.
  6. 6A classificação as Constituições em "Constituição normativa, Constituição nominal e Constituição semântica" foi formulada por:
    1. ACarré de Malberg;
    2. BCarl Schmitt;
    3. CGeorges Burdeau;
    4. DGomes Canotilho;
    5. EKarl Loewenstein.
  7. 7No que se refere ao conceito e à classificação de constituição, julgue o próximo item:
    Segundo a doutrina, quanto ao critério ontológico, que busca identificar a correspondência entre a realidade política do Estado e o texto constitucional, é possível classificar as constituições em normativas, nominalistas e semânticas.
    1. ATrue
    2. BFalse
  8. 8A constituição "como decisão política do titular do poder constituinte" é conceito atribuído a:
    1. ASieyés;
    2. BKelsen;
    3. CMontesquieu;
    4. DCarl Schmitt;
    5. EFerdinand Lassale
  9. 9Julgue cada uma das proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
    I - Na concepção teórica da Constituição em sentido ontológico, de Karl Loewenstein, uma das classificações que se apresenta é a de constituição semântica, que é aquela cujas normas dominam o processo político, ou seja, quando o processo político se submete às normas constitucionais;
    II - Toda Constituição tem como atributo a denominada supremacia material, posto que costumeiras e flexíveis, enquanto a supremacia formal só se apresenta nas Constituições escritas e rígidas, pois nestas se estabelece um procedimento solene e com maiores formalidades para a alteração (reforma) de suas normas em relação ao direito infraconstitucional;
    III - No sentido sociológico, conforme a doutrina de Ferdinand Lassale, a Constituição é concebida como o modo de se combinarem os distintos fatores reais de poder que compõem o Estado;
    IV — Na teoria geral do Direito Constitucional encontramos a posição de Carl Schmitt; segundo este mestre germânico a Constituição deve ser compreendida em sentido político e dessa sua posição resultou a formulação da teoria da construção escalonada do ordenamento jurídico;
    V — A fórmula de que a Constituição é uma norma jurídica escrita suprema de um Estado e, ao mesmo tempo, fundamento lógico superior de toda a ordem jurídica foi delineada por Hans Kelsen, em sua concepção da Constituição em sentido jurídico.
    1. AAs proposições I, III e V estão incorretas;
    2. BAs proposições II, III e V estão corretas;
    3. CAs proposições I, II e III estão corretas;
    4. DAs proposições III, IV e V estão incorretas;
    5. ETodas as proposições estão corretas.
  10. 10(TRT 24.a Região/MS/2007) Considere as referências abaixo acerca dos conceitos de Constituição:
    I. Constituição no sentido lógico-jurídico.
    II. Constituição no sentido jurídico-positivo.
    III. Constituição como decisão política fundamental.
    Faça a correlação com as referências a seguir:
    (A) Significa a norma fundamental hipotética.
    (B) A Constituição é dimensionada como decisão global e fundamental advinda da unidade política, e identificável pelo núcleo de matérias que lhe são próprias e inerentes.
    (C) Equivale à norma positiva suprema.
    Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que expressa a relação correta entre as referências acima:
    1. A(I-C); (II-A); (III-B).
    2. B(I-A); (II-B); (III-C).
    3. C(I-A); (II-C); (III-B).
    4. D(I-B); (II-C); (III-A).
    5. E(I-C); (II-A); (III-C).

Information

Description
Baseado nos exercícios do livro Direito Constitucional Esquematizado - Pedro Lenza - Capítulo 2
Author
Deleted user
Language
English
Views
68
History
Created on 10 Apr 2017 · updated on 10 Apr 2017
Rating
No ratings yet
Rate this quiz
Rate this quiz

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?