gramática
Diapositivas del conjunto (12)
-
- São os seguintes os elementos mórficos ou estruturais das palavras.
- 1. RAIZ: é o elemento originário e irredutível em que se concentra a significação das palavras, consideradas do ângulo histórico. Geralmente monossilábica, a raiz encerra sentido lato e geral comum às palavras da mesma família etimológica. Assim, a raiz noc (do latim nocere = prejudicar) tem a significação geral de causar dano e a ela se prendem, pela origem comum, as palavras nocivo, nocividade, inocente, inocentar, inócuo, etc
- 2. RADICAL: é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático dentro da língua portuguesa atual. CERT-o, CERT-eza, in-CERT-eza
- 3. TEMA: é o radical acrescido de uma vogal (chamada vogal temática). Verbos: CANTA-r, BATE-r, PARTI-r Nomes: CAÇA-dor, FINGI-mento, PERDOÁ-vel, FERVE-nte 4. AFIXOS: são elementos secundários que se agregam a um radical ou tema para formar palavras derivadas. Chamam-se prefixos quando antepostos ao radical ou tema e sufixos quando posposto
- Prefixo Radical Sufixo
- In at ivo
- Em pobr ecer
- Inter nacion al
-
- 5. DESINÊNCIA:
- são elementos terminais indicativos das flexões das palavras. As desinências nominais indicam as flexões de gênero (masc. e femin.) e de número (singular e plural). Ex.: menino , menina-s. As desinências verbais indicam as flexões de número e pessoa e de modo e tempo dos verbos.
- Ex.: ama-va, amáva-mos
- 6. VOGAL TEMÁTICA:
- é o elemento que, acrescido ao radical, forma o tema de nomes e verbos. Nos verbos distinguem-se três vogais temáticas: a – vogal temática da 1ª. conjugação; e – vogal temática da 2ª. conjugação; i – vogal temática da 3ª. conjugação.
- 7. VOGAIS E CONSOANTES DE LIGAÇÃO :
- são fonemas que, em certas palavras derivadas ou compostas, se inserem entre os elementos mórficos, em geral por motivo de eufonia, isto é, para facilitar a pronúncia de tais palavras.
- Ex.: silv-ícola, café-t-eira, cha-l-eira, cafe-i-cultura, gas-ômetro.
-
- 1. DERIVAÇÃO: consiste em formar palavra nova (derivadas) a partir de outra já existente(primitiva). Realizase de quatro maneiras:
- por sufixação: acrescentando-se um sufixo ao radical: dentista, jogador, realizar
- por prefixação: acrescentando-se um prefixo ao radical: incapaz, desligar, supersônico, pré-história
- por derivação parassintética: anexando-se, ao mesmo tempo, um prefixo e um sufixo ao radical: envergonhar (em+vergonha+ar), empalidecer (em+pálido+ecer)
-
- É importante fazer distinção: Descarregar (des + carregar) – prefixação Achatamento (achatar + mento) – sufixação Amaciar (a + macio + ar) – parassíntese
- por derivação regressiva: substituindo-se a terminação de um verbo pelas desinências –a, - o ou –e: mudar – muda; atacar – ataque; pescar – pesca; chorar – choro; abalar – abalo.
- Além desses processos de derivação propriamente dita, existe ainda o da derivação imprópria, que consiste em mudar a classe de uma palavra, estendendo-lhe a significação. Os adjetivos passam a substantivos: os bons, o verde; os particípios passam a subst. ou adjetivos: um feito heroico, ente querido, filho amado; os verbos passam a substantivos: o andar, o sorrir, o viver.
- 2. COMPOSIÇÃO Pelo processo de composição associam-se duas ou mais palavras ou dois ou mais radicais para formar palavra nova.
- Pode ser : por justaposição: unindo-se duas ou mais palavras (ou radicais) sem lhes alterar a estrutura: passatempo, girassol, televisão, rodovia, sempre-viva, cor-de-rosa.
- Por aglutinação: unindo-se dois ou mais vocábulos ou radicais, com supressão de um ou mais de um de seus elementos fonéticos: aguardente (água + ardente), planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora)
-
- 3. REDUÇÃO Algumas palavras apresentam, ao lado de sua forma plena, uma forma reduzida: cinema (por cinematografia); foto (por fotografia), moto (por motocicleta)
- 4. HIBRIDISMO São palavras em cuja formação entram elementos de línguas diferentes : monocultura (mono + cultura, grego e latim); televisão (tele + visão, grego e latim); alcoômetro (álcool +metro, árabe e grego)
- 5.ONOMATOPEIAS São palavras que reproduzem aproximadamente os sons e as vozes dos seres. Ex.: arrulhar (pombo, rola); badalar, repicar, repenicar (sino); bramar, bramir(feras, mar)
-
- 01.No vocábulo “galhofista”, do texto O Coronel e o Lobisomem, nota-se um sufixo que cumpre o mesmo papel semântico que o que forma todos os vocábulos abaixo, exceto:
- a) idealismo
- b) corintiano
- c) jogador
- d) barbeiro
-
- 02. “E, se formos diferentes, quem sabe aqui e ali uma medicaçãozinha ajuda.” (1º§) O vocábulo sublinhado tem como processo de formação de palavras denominado
- a) derivação sufixal.
- b) derivação parassintética.
- c) derivação regressiva.
- d) composição por justaposição.
-
- 03. Assinalar a alternativa que registro a palavra que tem sufixo formador de advérbio:
- a) Desesperança
- b) Pessimismo
- c) Empobrecimento
- d) Extremamente
- e) Sociedade
-
- 04. Assinale a opção em que há erro na identificação do processo de formação de palavra em destaque:
- a) semeador – derivação sufixal
- b) inimiga – derivação prefixal
- c) funerária – hibridismo
- d) enterro – derivação regressiva
- e) turma-moenda – composição por justaposição
-
- 05. Assinale a série de vocábulos em que todos os sufixos exprimem noção de qualidade:
- a) sensibilidade – delicadeza – docemente
- b) decoração – bronzeado – selvagem
- c) franqueza – doçura – ferocidade
- d) sentimento – rapidamente – majestosa
- e) dourado – vegetação – beleza
-
- 06. Aponte a opção em que aparece o mesmo prefixo existente na palavra “impunidade”, tendo ele o mesmo significado:
- a) inevitável
- b) invadindo
- c) influência
- d) inicialmente
- e) incluindo
-
- a
- a
- d
- c
- c
- a
Información
- Descripción
- Concursos Públicos Português Diapositivas sobre gramática , creado por Raquel Ribeiro el 21/03/2019.
- Creado por
- Raquel Ribeiro
- Visitas
- 3
- Valoración