EXERCITANDO - O CORPO NA ARTE

Descripción

Atividade o corpo na arte - representação dos corpos masculinos e femininos e o corpo e a fotografia.
Nilma Pereira
Fichas por Nilma Pereira, actualizado hace más de 1 año
Nilma Pereira
Creado por Nilma Pereira hace más de 3 años
42
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Compare a representação feminina da Vitória de Samotrácia com a representação masculina no Discóbolo. A Vitória de Samotrácia, esculpida no século III a.C., tem asas abertas que personificam o desejo de vitória, e suas vestes dão a ideia de movimento. A aventura e a liberdade são dois conceitos vistos na obra, uma das mais expressivas do Período Helenístico, de transição entre a Grécia Antiga e o domínio do Império Romano. Por sua vez, o Discóbolo, de Míron, mostra o corpo masculino como atlético. O equilíbrio nas proporções e o realismo são algumas das características presentes na obra.
Que semelhanças e diferenças você vê entre a representação da forma humana na Vênus dde Willendorf e na escultura de Botero? A semelhança está nas formas arredondadas das esculturas. No entanto, elas se diferenciam tanto pela época na qual foram feitas (Pré-História e arte contemporânea) quanto pelo objetivo. A Vênus de Willendorf era um amuleto de fertilidade, enquanto as obras de Fernando Botero são conhecidas pelo humor e pela crítica social.
No Egito Antigo, houve uma mulher que se tornou faraó, chamada Hatchesput. De que forma ela foi representada? Ela foi representada da mesma forma que os homens: com uma barba abaixo do queixo, com saia (em vez de vestido) e com o nemés (tecido usado na testa e no alto da cabeça).
Foram preciso 12 anos para que os primeiros seres humanos aparecessem em uma foto. Por quê? Em seus primeiros anos, a fotografia era um processo lento e difícil. Era difícil registrar pessoas nas imagens porque, para aparecer, as pessoas precisavam ficar paradas durante um bom tempo.
O que eram as cartes de visite e como as pessoas eram retratadas nelas? As cartes de visite eram fotos, com dimensões de 10 x 6,5 cm. Como eram pequenas, podiam ser trocadas entre parentes e amigos e deram origem aos álbuns fotográficos. Havia um padrão nas poses: as pessoas eram fotografadas sentadas, muitas vezes posicionadas na diagonal, com as melhores roupas que tinham. Elas não sorriam, justamente porque era difícil manter um sorriso durante os minutos necessários para tirar a foto.
Qual a importância de Man Ray na forma de retratar o corpo na fotografia? Seus retratos modificaram a forma como o corpo humano era mostrado na fotografia: eles tinham um conceito prévio e traziam suas modelos em poses muito diferentes das que eram vistas nas fotos do século XIX. Ele também utilizava muito as montagens fotográficas e as mais variadas técnicas de distorção dos corpos.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

RENASCIMENTO CULTURAL
Lucas Villar
Arte do Renascimento Séc.XV - XVI
paulaqueiroz
Vanguardas EUROPEIAS
Beliangel_juh
Síntese da Arte Rupestre
Sandra Barros
O CORPO NA ARTE
Nilma Pereira
História da Arte - Barroco
Bruno Torrezan
História da Arte: Impressionismo
carlanardesbis
Música
Philosophus Rex
História da Arte
GoConqr suporte .
História da Arte
GoConqr suporte .
Arte Rupestre
GoConqr suporte .