Redação - Função e Tipologia
Diapositivas del conjunto (11)
-
Função Referencial ou Denotativa
- Texto objetivo e que transmite as informações e os dados de forma realista e sem comentários, não deixando que o texto seja interpretado de forma diferente da qual foi escrito, deve ser entendido "ao pé da letra". Texto impessoal, geralmente escrito na terceira pessoa do singular ou plural.
- Ex.: Textos jornalísticos, científicos, técnicos, didáticos ou aqueles contidos em correspondências comerciais.
-
- Função textual onde se busca a expressão dos sentimentos e anseios internos do emissor, pessoal e subjetivo, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. A pontuação de expressão (ponto de exclamação/interrogação e reticências) aparecem com frequência para enfatizar o sentido subjetivo e emotivo do texto. Muito presente em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.
- Ex.: Músicas, depoimentos, entrevistas, narrativas memorialistas, textos teatrais, etc...
-
- Função usada para o convencer, influencia, persuadir o destinatário através de uma ordem, convite ou apelo. Por essa razão os verbos costumam estar no imperativo (Compre!) ou conjugados na 2ª ou 3ª pessoa ( Ele vai melhorar seu desempenho!), se usa, também, muitos vocativos.
- Ex.: Publicidade, discursos políticos e de autoridade, horóscopos e livros de autoajuda.
-
- Função que usa a metalinguagem, tal que trata-se do uso de um código para explanação sobre o mesmo, ou seja, um texto que usa de uma estrutura para explicar a própria estrutura.
- A mensagem que pode ser verbal ou não trata de explicar o código usado, no caso de uma expressão escrita, o texto explana sobre regras do idioma usado, e na expressão verbal, quando se questiona o emissor sobre algo que ele falou e não foi entendido é o princípio da metalinguagem sendo usado.
- Ex.: Dicionários, filmes sobre o cinema, ou teatros sobre artes cênicas, etc...
-
- Função enfocada na construção de uma relação entre o emissor e o destinatário, para se ter certeza da compreensão da mensagem. A função fática ocorre prioritariamente de forma verbal, sua representação escrita é mais escassa.
- Ex.: Dizer "alô" quando se atende o telefone, perguntar se a pessoa esta entendendo ao final de uma explicação ou parte dela.
-
- Função que assim como a emotiva, busca a expressão do sentimento, mas baseada nas palavras, na sonoridade e ritmo do texto. Enfoca-se na transmissão da mensagem. O texto vem repleto de efeitos rítmicos e visuais, além de figuras de linguagem e combinações dos signos linguísticos diferentes das usadas regularmente.
- Função capaz de conferir expressividade ao texto e que denota a criatividade artística.
- Ex.: Poemas, provérbios, publicidade e literatura.
-
- A tipologia é a caracterização do texto ou obra literária de acordo com tempos verbais, expressões e relações lógicas empregadas de forma característica, cada "tipo" de texto ou redação desempenha um propósito particular ao leitor.
- Essa classificação leva em consideração não apenas a estrutura como também a forma e o conteúdo.
- Apesar de existirem diferentes formas de conceituar a classificação de um texto, a forma usada regularmente, divide os textos em quatro tipos:
- Texto Narrativo
- Texto Dissertativo
- Texto Descritivo
- Texto Injuntivo
-
- Ambas as formas de texto, narrativo e descritivo, discorrem sobre acontecimentos particulares, porém, apesar de suas semelhanças aparentes, ele diferem em sua mensagem.
- O texto narrativo, como deixa explícito o nome, narra uma estória, fatos irreais, como contos de fadas, contos mitológicos e afins.
- Já o texto descritivo, também explicitado pelo nome, descreve algo, pode ser uma história, aspectos físicos de uma pessoa ou um lugar, de forma minuciosa e mediante observação posterior cuidadosa e detalhista. Encontra-se descrições em textos jornalísticos, dicionários, enciclopédias, etc.
-
- Este tipo de texto centra-se na prescrição de como algo deve ser feito. Ocorre interação explícita entre o falante e o interlocutor, que busca uma reação do ouvinte ou leitor por meio do uso de imperativos.
- A linguagem usada é objetiva e direta, pois busca que alguém entenda as instruções dadas sobre determinado procedimento.
- Práticas comuns do texto injuntivo são as ordens, prescrições, proibições, sugestões e tutoriais.
- Ex.: Receitas, bula de remédios, manual de instruções, editais e propagandas.
-
- O texto dissertativo expõe, analisa e interpreta os fatos da realidade. Ele é temático, ou seja, focaliza um assunto de caráter genérico, analisando-o, avaliando-o e explicando-o. Não estão em jogo propriedades concretas dos seres, nem mesmo as mudanças de eventos e estados; o que interessa numa dissertação é uma visão genérica e global do tema.
- Sendo assim, há uma predominância de termos abstratos. Os enunciados se baseiam em relações lógicas – de analogia, causalidade, implicação, etc.
- Como o texto dissertativo pretende expor verdades gerais, predominam as formas verbais no presente, embora outros tempos contribuam para veicular as noções lógicas das situações.
-
- Na dissertação argumentativa há a intenção deliberada de convencer o leitor sobre um ponto de vista específico.Para isso, é apresentada uma tese, que é discutida e sustentada ao longo do texto, até chegar à conclusão. As etapas necessárias para produzir um texto dissertativo-argumentativo são:
- Problema: No momento inicial busca-se o problema, ou seja, os fatos sobre o tema pretendido e, ademais a tese (ideia central do texto).
- Opinião: A opinião pessoal sobre o tema reforçará a argumentação, por isso é importante buscar uma verdade pessoal ou juízo de valor sobre o assunto abordado.
- Argumentos: O mais importante de um texto dissertativo-argumentativo é a organização, clareza e exposição dos argumentos. Para tanto, é importante selecionar exemplos, fatos e provas a fim de assegurar a validade de sua opinião, sem deixar de justificar.
- Conclusão: Nesse momento busca-se a solução para o problema exposto. Assim, é interessante apresentar a síntese da discussão, a retomada da tese (ideia principal) e além disso, a proposta de solução do tema com as observações finais.
Información
- Descripción
- Vestibular Português Diapositivas sobre Redação - Função e Tipologia, creado por Vitória Aguiar el 11/09/2018.
- Creado por
- Vitória Aguiar · sep 2018
- Actualizado
- 11 sep 2018
- Visitas
- 0
- Valoración