Filosofia do Direito

Description

OAB Direito (Filosofia do Direito) Flashcards on Filosofia do Direito, created by deboravasconcelos on 13/06/2014.
deboravasconcelos
Flashcards by deboravasconcelos, updated more than 1 year ago
deboravasconcelos
Created by deboravasconcelos almost 10 years ago
34
1

Resource summary

Question Answer
Quais foram as três fases da Escola da Exegese? Foram: 1ª- Fase de Instauração - promulgação Código Civil Francês de 1.804, terminando em 1.840; 2ª- Fase do Apogeu, até o ano de 1.880; 3ª- Fase do Declínio, que se fechou em 1.889.
Como eram governadas as Nações Europeias antes da Revolução Francesa de 1.789? Eram governadas por cânones do Antigo Regime - o poder era centralizado entre o Primeiro e o Segundo Estados (Clero e Nobreza), sem participação efetiva do povo (Terceiro Estado), sem perspectiva de ascensão, pois nos outros estamentos os vínculos de sangue é que determinavam a colocação do indivíduo nesta ou naquela posição social.
Qual foi o intuito da Revolução Francesa? O intuito foi de destronar o Antigo Regime, com a retomada da soberania popular e o governo exercido pelo povo e para o povo.
Um dos objetivos da Revolução Francesa era a retomada da soberania e do governo popular. De que modo tais anseios seriam viabilizados? A partir do momento em que o Parlamento editasse as leis necessárias para que os direitos naturais dos cidadãos fossem preservados, evitando - se o arbítrio do Soberano, que passaria a respeitar a lei posta pelo Legislativo na condução de suas atividades.
No que consistia o ideário de Liberdade da Revolução Francesa? Consistia na possibilidade do cidadão determinar sua condição social.
Em que se traduzia o ideal de Fraternidade da Revolução Francesa? Traduzia-se no fim do favorecimento dos mais poderosos em ocupar cargos públicos.
Em que consistia o ideal de Igualdade da Revolução Francesa? Consistia na ideia de que todos os homens são igual por serem providos de razão, advindo da Lei (igualdade formal).
Qual a importância do Código Civil Francês de 1.804? Tal diploma legal possuía intenção de regulamentar a vida dos indivíduos, desde seu nascimento, aquisição de capacidade, exercício dos atos da vida civil e sucessão em virtude de morte.
Como se dava do Poder Judiciário no Antigo Regime? Os juízes, a pretexto de decidirem conforme seu livre arbítrio, acabavam sempre por decidir de acordo com o "status quo" dominante antes da Revolução Francesa.
O juiz, no Antigo Regime, possuía algum papel intelectual, como nos dias atuais? Não, uma vez que todo o Direito encontrava-se codificado, não havendo, portanto, tarefa intelectual interpretativa relevante do juiz, que ficava adstrito a dizer a vontade do legislador (subsunção do fato a norma por meio de raciocínio silogístico). Pouco importava a opinião do juiz a respeito da justiça da decisão, não podendo deixar de aplicar a norma por este pensamento. Efetuava esforço intelectual meramente dedutivo, em que a premissa maior era a Lei, a premissa menor era o Fato e o silogismo era a aplicação do Fato à Norma.
Qual a determinação contida no artigo 4º do Código de Napoleão? É a determinação de que o juiz não poderia se recusar a julgar a lide a pretexto de silêncio, obscuridade ou insuficiência da lei.
Porque o Modelo da Escola da Exegese mostrou-se insuficiente para solucionar todas as demandas levadas ao Poder Judiciário? Foi insuficiente tendo em vista que, em muitas hipóteses, de lacuna legal a respeito do tema e, em outros casos, a mera aplicação silogística da lei trataria imperfeições na busca da vontade do legislador.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Penal
ERICA FREIRE
Espécies de Agente Público
Gik
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
Direito Civil
GoConqr suporte .
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .