Tabela Verdade

Description

Matemática Flashcards on Tabela Verdade, created by Amicus Curiae on 06/09/2017.
Amicus Curiae
Flashcards by Amicus Curiae, updated more than 1 year ago
Amicus Curiae
Created by Amicus Curiae over 6 years ago
26
2

Resource summary

Question Answer
Conjunção. Conectivo “e”. ^ Para ser considerada verdade, como deve ser? Irei ao cinema e ao clube. Vamos montar a tabela verdade para a proposição composta destacando todas as valorações possíveis. Ambas as proposições tem que ser verdadeiras, para que seja verdadeira. Por exemplo, João é legal e Maria é gostosa. Nesse caso, se Maria não for gostosa, a afirmativa será falsa, e João não será legal. A diferença desse conectivo para o se e somente se é que neste, todas têm que ser falsas
Monte a tabela verdade P^Q P: Irei ao cinema Q: Irei ao clube Observamos que a proposição resultante da conjunção só será verdadeira quando as proposições simples individuais forem verdadeiras.
O que se entende por Tautologia? Quando todas as proposições são verdadeiras
O que se entende por Contingência? Quando há proposições verdadeiras e falsa
O que se entende por Contradição? Contradição é uma proposição cujo valor lógico é sempre falso.
Disjunção Inclusiva. Conectivo “ou”. v Para ser verdade, como deve ser? Vimos que a operação da disjunção inclusiva liga duas ou mais proposições simples pelo conectivo “ou”. Observemos o exemplo Dar-te-ei uma camisa ou um calção. Se ambas as proposições forem falsas, então será falso.
Construa a tabela verdade da disjunção P: Irei ao cinema Q: Irei ao clube Observamos que a proposição resultante da conjunção só será verdadeira quando as proposições simples individuais forem verdadeiras. Se ambas as proposições forem falsas, então será falso.
Disjunção Exclusiva. Conectivo “ou”. _v Para ser verdade, como deve ser? Vimos que a estrutura da disjunção exclusiva é “ ou p ,ou q” Ex: Ou irei jogar basquete ou irei à casa de João Montando a tabela verdade teremos Disjunção Exclusiva: p v q (ou p ou q)
Qual a tabela P: Irei Jogar Basquete Q: Irei à casa de João Observe a diferença entre a disjunção inclusiva e exclusiva! Como o próprio nome diz “exclusiva” a proposição resultante da disjunção exclusiva só será “V” se uma das partes for “F” e a outra “V” (independentemente da ordem) não podendo acontecer “V” nos dois casos, caso aconteça a proposição resultante desta operação será falsa.
Condicional. Conectivo “se então”.→ Para ser verdade, como deve ser? Vimos que a estrutura condicional refere-se a “Se p então q”. Ex:Se nasci em Salvador , então sou Baiano. P: Nasci em salvador Q: Sou Baiano Nesta estrutura vale destacar os termos suficiente e necessário Observe que: Se nasci em Salvador suficientemente sou Baiano , Agora, se sou Baiano necessariamente nasci em Salvador Regra: O que esta a esquerda da seta é sempre condição suficiente e o que está à direita é sempre condição necessária. ( p → q).
Diga qual é a tabela verdade? → Se as proposições forem verdadeira e falsa, nessa ordem, será falso. Para memorizar, utilize a frase, vamos fazer filho. Por exemplo, Se João é legal, então Maria é gostosa. Para que essa proposição seja considera fala, é verdade que João é legal, e é mentira que Maria é gostosa.
Bicondicional. Conectivo “se e somente se”. ←→ Para ser verdade, como deve ser? É a estrutura formada por duas condicionais... “ p se e somente se q”. Observe que; Ex: 4 é maior que 2 se e somente se 2 for menor que 4 . P: 4 é maior que 2 Q: 2 é menor que 4 Temos que a Bicondicional é equivalente á: P → Q (Se 4 é maior que 2, então 2 é menor que 4) Q → P( Se 2 é menor que 4, então 4 é maior que 2) A Bicondicional expressa uma condição suficiente e necessária. 4 ser maior que 2 é condição suficiente e necessária para 2 ser menor do que 4. Tabela Verdade
Diga qual a tabela verdade P←→Q Para que a afirmativa seja considerada verdadeira, ambas as afirmações devem ser falsas ou verdadeiras.
A negação do conectivo E, é ou. Devendo as duas afirmações serem negativas, por exemplo. Ruy Barbosa é abolicionista e Senador Dantas é baiano. Qual a negação? A negativa dessa afirmativa é Ruy Barbosa não é abolicionista ou Senador Dantas não é baiano.
Show full summary Hide full summary

Similar

Tabuada
Alessandra S.
Matemática Básica
Alessandra S.
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Matemática 9º ano
Carlos Itapecuru
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes
Matemática - Triângulos
Felipe Perreira