CENTRO OESTE

Description

TRABALHO DE GEOGRAFIA
taynara araujo
Flashcards by taynara araujo, updated more than 1 year ago
taynara araujo
Created by taynara araujo over 6 years ago
10
0

Resource summary

Question Answer
Principais rios do Centro-Oeste do Brasil: - Rio Xingu - Rio do Sangue - Rio Guaporé - Rio Teles Pires - Rio Araguaia - Rio Juruena - Rio Arinos - Rio Cuiabá - Rio Itaquira - Rio das Garças
Os indígenas foram os primeiros habitantes da Região Centro-Oeste. Depois chegaram os bandeirantes. Eles descobriram muitas minas de ouro e fundaram as primeiras vilas: Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, atual Cuiabá capital do Estado de Mato Grosso e a cidade mais antiga do oeste brasileiro, Vila Boa, atual estado de Goiás e Meya Ponte, hoje, município de Pirenópolis. Surgiram arraiais que se tornaram municípios importantes. A descoberta de diamante deu origem a vila chamada corrutela.
Principais características da economia do Centro-Oeste - Grande desenvolvimento da pecuária (principalmente bovina). A região tem o maior rebanho bovino com, aproximadamente, 70 milhões de cabeças de gado.
O clima da região centro-oeste do Brasil é o clima tropical semiúmido. Lembre-se que a região centro-oeste é a segunda maior do país, depois da região norte.
No Centro-Oeste existem formações vegetais bastante diferentes umas das outras. Ao norte e oeste aparece a Floresta Amazônica, praticamente impenetrável, composta por uma vegetação densa e exuberante. A maior parte da região, entretanto, é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo. O cerrado não é uniforme: onde há mais árvores que arbustos, ele é conhecido como cerradão, e no cerrado propriamente dito há menos arbustos e árvores, entre os quais se espalha uma formação contínua de gramíneas.
Show full summary Hide full summary

Similar

CENTRO OESTE
Pedro Leite
centro oeste
rayane marina
Centro Oeste
Gabriel Cassiano GC
Centro Oeste
João blogs
5 Regiões do Brasil
Gustavo Silveira6747
Geografia
mirelinha.coppol
Physics 2a + 2b
James Squibb
To Kill A Mockingbird Complete Notes
jessica.moscrip
Geography - Unit 1A
NicoleCMB
Was the Weimar Republic doomed from the start?
Louisa Wania
Teaching Methods Every Educator Should Know
Micheal Heffernan