Separação de Misturas

Description

Questões sobre separação de misturas
fabio santos
Flashcards by fabio santos, updated more than 1 year ago
fabio santos
Created by fabio santos over 6 years ago
98
1

Resource summary

Question Answer
(Mackenzie-SP). Necessitou-se retirar o conteúdo do tanque de combustível de um carro. Para isso, fez-se sucção com um pedaço de mangueira introduzido no tanque, deixando-se escorrer o líquido para o recipiente colocado no chão. Esse processo é chamado de: a) decantação b) filtração c) sifonação d) centrifugação e) destilação Letra c). Como o enunciado descreve que foi realizada a sucção de um líquido por meio de uma mangueira, trata-se de uma sifonação.
(UFRRJ) Considerando a afirmativa: “Cloreto de potássio é solúvel em água, sendo a solução resultante imiscível em tetracloreto de carbono”; podemos separar as fases líquidas: a) apenas por filtração. b) apenas por filtração e centrifugação. c) apenas por centrifugação. d) apenas por destilação e filtração. e) apenas por decantação. Letra e). Como o enunciado propõe a separação de dois líquidos imiscíveis, água e tetracloreto de carbono, apenas a decantação pode ser utilizada.
Considere os métodos de separação de misturas a seguir: I. Liquefação fracionada II. Decantação III. Destilação simples IV. Fusão fracionada V. Destilação fracionada Qual desses processos constitui uma etapa fundamental do tratamento de água em uma estação de tratamento? a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V. Letra b). A água tratada é uma mistura heterogênea formada por sólidos não dissolvidos em líquido. Os outros métodos fornecidos não podem ser utilizados porque: Liquefação fracionada: separa os componentes de uma mistura homogênea formada por gases. Destilação simples: separa os componentes de uma mistura formada por um sólido dissolvido em líquido. Fusão fracionada: separa os componentes de uma mistura homogênea formada apenas por sólidos. Destilação fracionada: separa os componentes de uma mistura formada por um líquido dissolvido em outro líquido.
Dadas as misturas: I. água e diesel II. água e nitrato de prata III. água e farinha Para separarmos completamente a água, devemos usar o funil de separação em que mistura(s): a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. Letra a). O funil de separação é um instrumento utilizado para separar uma mistura formada por dois ou mais líquidos imiscíveis (que não se dissolvem). As outras misturas não podem ser separadas pelo funil de separação porque: II- Mistura homogênea, pois todo nitrato é solúvel em água; III- Mistura heterogênea formada por um sólido não dissolvido em um líquido, pois a farinha não se dissolve na água.
Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente: a) decantação e liquefação. b) sedimentação e destilação. c) filtração e sublimação. d) destilação e condensação. e) flotação e decantação. Alternativa “a”. A gasolina e a água são líquidos praticamente insolúveis e podem ser separados por decantação, por exemplo, em um funil de bromo. O oxigênio e o nitrogênio são separados por liquefação e posterior destilação fracionada.
Show full summary Hide full summary

Similar

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
GEOMETRIA MOLECULAR
Yani