(4) 1.009-Dos Recursos - Da Apelação

Description

04-Direito Processual Civil Flashcards on (4) 1.009-Dos Recursos - Da Apelação, created by Marcos Bernardo on 26/09/2017.
Marcos Bernardo
Flashcards by Marcos Bernardo, updated more than 1 year ago
Marcos Bernardo
Created by Marcos Bernardo over 6 years ago
4
1

Resource summary

Question Answer
Capítulo II Da Apelação A apelação é cabível em face de... a) Sentenças; b) Decisões Interlocutórias da fase de conhecto não impugnáveis por A.I.
O juízo de admissibilidade da Apelação é de competência do... Tribunal
O Relator poderá julgar monocraticamente a Apelação quando esta for... a) inadmissível, prejudicada ou não impugnar especificamente os fundamentos da decisão recorrida; b) Contrária a: b.1) Súmula STF, STJ ou próprio Tribunal; b.2) Acórdão STF ou STJ em recurso repetitivo; b.3) Entendimento incidente Resolução demandas repetit. ou assunção de competência. IMPORT: Se DER PROVIMENTO ao recurso, deve antes facultar a apresentação das contrarrazões)
Em regra, a apelação tem efeito... Suspensivo
Excepcionalmente, a apelação NÃO terá efeito suspensivo quando: I - homologa divisão ou demarcação de terras; II - condena a pagar alimentos; III - extingue sem resolução do mérito ou julga improcedentes os embargos do executado; IV - julga procedente o pedido de instituição de arbitragem; V - confirma, concede ou revoga tutela provisória; VI - decreta a interdição.
O pedido de efeito suspensivo nas hipóteses de excepcional efeito meramente devolutivo da apelação será dirigido ao: I - tribunal, no período entre a interposição da apelação e sua distribuição, ficando o relator prevento para julgá-la; II - relator, se já distribuída a apelação.
Nas hipóteses de efeito meramente devolutivo da apelação, os efeitos da sentença poderão ser suspensos se demonstradas: a) probabilidade de provimento do recurso OU b) risco de dano grave ou de difícil reparação.
A "Teoria da Causa Madura" determina que... ... em casos de anulação da decisão, o Tribunal deve julgar o mérito sem devolver o processo à 1ª instância nos casos em que não haja necessidade de novas provas.
A Teoria da Causa Madura admite a reformatio in pejus? SIM. Ex: Em sentença terminativa, Tribunal reforma sentença mas julga improcedente o pedido. Prevalência do interesse público (celeridade e economia processual)
Em quais hipóteses é prevista a aplicação da Teoria da Causa Madura pelo Tribunal? a) Reforma sentença terminativa; b) Decretação Nulidade da sentença extra ou ultra petita (não congruente com os limites de pedido ou causa de pedir); c) Sentença citra petita (omissão no exame de um dos pedidos); d) Falha na fundamentação da sentença.
Nos casos de reforma da sentença que reconheceu a prescrição ou decadência, o julgto do mérito caberá ao... ...Tribunal, se possível.
O capítulo da sentença que confirma ou revoga a tutela provisória é impugnável por meio de... ...Apelação
Show full summary Hide full summary

Similar

Cell Structure
daniel.praecox
Biology AQA 3.1.3 Osmosis and Diffusion
evie.daines
IB Chem Flashcards
j. stu
Chemistry
Holly Bamford
Realidad De Nuestra Identidad Cultural
53831
An Inspector calls - Gerald Croft
Rattan Bhorjee
Key word flashcards
I M Wilson
Unit 1 flashcards
C R
Health and Social Care Flashcards
Kelsey Phillips
1PR101 2.test - Část 10.
Nikola Truong