Contextualização da Aula 3: Quais são os aplicativos e Sistemas de Informação (SIs) para negócios?

Description

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO - Flashcards on Contextualização da Aula 3: Quais são os aplicativos e Sistemas de Informação (SIs) para negócios?, created by Aparecida Lopes on 26/09/2017.
Aparecida Lopes
Flashcards by Aparecida Lopes, updated more than 1 year ago More Less
Aparecida Lopes
Created by Aparecida Lopes almost 7 years ago
Aparecida Lopes
Copied by Aparecida Lopes over 6 years ago
952
1

Resource summary

Question Answer
Contextualização da Aula 3 Na aula 3 compreenderemos sobre quais são os aplicativos e Sistemas de Informação (SIs) para negócios.
O que é um processo de negócios? É um conjunto de atividades e objetivo definidos. Ou seja, um processo descreve as ações necessárias para realizar uma tarefa. Os SIs têm de ser implementados de maneira que a estrutura dos processos de negócio esteja claramente refletida. Afinal, isso torna o processo reconhecível pelo utilizador e diminui as chances de ocorrerem erros, tanto durante a fase de desenvolvimento dos sistemas quanto durante a execução do projeto.
SI é desenvolvido com o objetivo de solucionar um problema ou um conjunto deles que a organização reconhece enfrentar, e nunca com o intuito de criar novos problemas. Quando o assunto é resolver problemas, o processo de desenvolvimento de sistemas prevê formas de solucionar determinadas inconsistências. Laudon (2014) sugerem quatro passos necessários: 1. definir e compreender o problema; 2. desenvolver soluções alternativas; 3. escolher a melhor solução; 4. implementar a solução.
Abordagens para o desenvolvimento de SIs: Ciclo de vida: é uma abordagem em fases, consi- derando a montagem de um sistema, dividindo o desenvolvimento em estágios formais, ou seja: análise de sistemas, projeto de sistema, programação, teste, conversão e produção, e manutenção. Prototipação: é uma abordagem comum para os SIs em desenvolvi- mento, que é usado para combater os problemas da abordagem em cascata. O protótipo é uma versão funcional de um SI ou de parte dele, porém é considerado apenas um modelo preliminar. Desenvolvimento pelo usuário final: são finalizados muito mais rápido do que os feitos com as ferramentas convencionais de programação. Possibilitar que os usuários explicitem suas próprias necessidades empresariais melhora a coleta de requisitos e eleva o nível de envolvimento e satisfação do usuário com o sistema. Pacotes de software aplicativo e o outsourcing (terceirização): Muitos pacotes incluem recursos de customização para atender a requisitos exclusivos não abordados por eles. Essas características permitem que um pacote de software seja modificado para atender aos requisitos exclusivos de uma organização sem destruir sua integridade.
Existem diversas alternativas para a formatação e o projeto de sistemas. As duas mais importantes são: - Metodologias estruturadas - Modelagem orientada a objetos - Metodologias estruturadas: são utilizadas para documentar, analisar e projetar SIs. São orientadas por processos, concentrando-se em formatá-los ou suas ações, que capturam, armazenam, manipulam e distribuem dados, como o fluxo de dados ao longo do sistema, isto é, distinguem dados de processos - Modelagem orientada a objetos: baseia-se em conceitos de classe e herança. As classes de objetos podem herdar toda a estrutura e os comportamentos de uma classe mais geral, e adicionar variáveis e comportamentos exclusivos a cada objeto.
Desenvolvimento com base em componentes: As empresas estão usando esse tipo de desenvolvimento para criar suas aplicações de comércio eletrônico (e-commerce). Para tanto, elas combinam componentes disponíveis comercialmente (carrinho de compra, autenticação de usuário, mecanismos de busca e catálogos, por exemplo) com softwares específicos para seus requisitos empresariais.
Processo de Desenvolvimento de Sistemas # Análise do sistema: identificar problema(s), especificar soluções e estabelecer requisitos de informação. # Design de sistemas: criar especificações de design. # Programação: traduzir especificações de projeto em código de programa. # Testes: executar testes de unidade e de sistemas. # Conversão: executar um plano de conversão, preparar a documentação, treinar os usuários e colaboradores técnicos. # Produção e manutenção: operar, avaliar e modificar o sistema.
Negócios Eletrônicos (e-business) o e-business vai além do e-commerce e do e-procurement, utilizando SIs e Internet para executar todas as tarefas e funções relacionadas aos negócios, tais como contabilidade, finanças, marketing, fabricação e atividades de recursos humanos. O e-business também inclui o trabalho com clientes, fornecedores, parceiros estratégicos e as partes interessadas. Comparado à estratégia de negócio tradicional, a estratégia de e-business é flexível e adaptável. Comércio Eletrônico (e-commerce) prevê oportunidades sem paralelo para as empresas expandirem seus negócios, no contexto global, a um custo relativamente baixo, quando comparado com a empresa tradicional, e ainda proporciona o aumento da participação do mercado.
Características das tecnologias utilizadas no e-business: Ubiquidade; Alcance global; Padrão universal; Riqueza da informação; Interatividade; Densidade da informação; Personalização/customização e Tecnologia social. o resultado dessas características é o chamado marketspace: um mercado que se estende além das fronteiras tradicionais e não se limita a um ponto temporal e geográfico.
Sistema de apoio à decisão (Decision Support System – DSS) É uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, bases de dados e dispositivos utilizados para apoiar tomada de decisão específica do problema. Os DSSs são utilizados quando o problema é complexo e as informações necessárias para tomar a melhor decisão são difíceis de obter e usar. Assim, também envolve o julgamento e a perspectiva gerencial. Os elementos essenciais de um DSS incluem: # uma coleção de modelos utilizados para apoiar um tomador de decisão ou usuário (modelo base); #uma coleção de fatos e informações para auxiliar na tomada de decisão (banco de dados) e # os sistemas e procedimentos (interface do usuário) que os tomadores de decisão usam para ajudar os outros usuários a interagirem com o DSS.
Gestão do Conhecimento (GC) Incorpora a dimensão das Tecnologias de Informação para apoiar a criação sistemática, integração e disseminação do conhecimento. GC objetiva transmitir conhecimento para as pessoas de um modo informal e, agrega aprendizagem não intencional, adicionado em práticas organizacionais, políticas e rotinas. Laudon (2012) apresentam cinco etapas de agregação de valor na cadeia de valor da GC: Dados e aquisição de informação; Aquisição do conhecimento; Armazenamento do conhecimento; Disseminação do conhecimento; Aplicação do conhecimento.
Tipos de sistemas de gestão do conhecimento # SGC em toda a empresa é de uso geral para coletar, armazenar, distribuir e aplicar o conteúdo e o conhecimento digital. # Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento (KWS) são sistemas especializados construídos para engenheiros, cientistas e outros trabalhadores do conhecimento encarregados de descobrir e criar novos conhecimentos para uma empresa. # Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo Empresarial (Enterprise Content Management Systems – SGCEs) ajudam as empresas a gerenciar ambos os tipos de informação. # Técnicas Inteligentes consistem em sistemas especialistas, raciocínio com base em casos, algoritmos genéticos, redes neurais, lógica fuzzy e agentes inteligentes, ou seja, é a tecnologia da Inteligência Artificial.
A Atividade 3 é uma questão subjetiva, vale um ponto (1,0) na sua nota. Início: 29/09 Término: 17/10 Fique atentos aos prazos! Estarei à disposição no “Fale com o professor/tutor” para esclarecer e auxiliar nas dúvidas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Geography AQA Revison topics Migration, Population Change, Youthful Populations and more
dburns8731
AQA GCSE Physics Unit 3 Mindmap
Gabi Germain
Characters in "An Inspector Calls"
Esme Gillen
Key policies and organisations Cold War
E A
Business Management & Strategy PHR Study Guide
Cari Hawthorne
Literary Devices
vanillalove
Crude Oils and others quiz
Dale George
Body Systems Revision
D Arora
OP doplnovaci otazky
Helen Phamova
Salem does not remember
Salma Moustafa
Week 1: 28.01 - 01.02
Marilia Ferreira