A Terra como um sistema capaz de gerar vida

Description

Subsistemas terrestres.
Mafalda Inocêncio
Flashcards by Mafalda Inocêncio, updated more than 1 year ago
Mafalda Inocêncio
Created by Mafalda Inocêncio over 6 years ago
110
1

Resource summary

Question Answer
Sistema Um sistema é um conjunto ordenado de elementos, interligados, que interagem entre si no desempenho de uma determinada função.
A Terra como sistema A Terra é considerado um sistema fechado, que está dividido por quatro subsistemas abertos: - A hidrosfera; - A atmosfera; - A geosfera ou litosfera; - A biosfera.
A hidrosfera - Água e substâncias dissolvidas; - Água do solo. A hidrosfera é toda a água no estado líquido e sólido que existe na superfície terrestre.
A atmosfera A atmosfera é uma camada de gases que envolve a Terra. Entre eles estão: - O vapor de água, o azoto, o oxigénio, o dióxido de carbono - ar do solo.
A geosfera ou litosfera A geosfera ou listofera é a parte sólida da Terra e os materias que se encontram no seu interior. - Matéria mineral; - Partículas do solo.
A biosfera A biosfera é o conjunto de todos os seres vivos que se encontram no planeta Terra. - Plantas, animais, microrganismos e respetivos produtos; - Matéria orgânica e biomassa.
Conceitos associados à geosfera Conceitos associados à geosfera: - Solo; - Pedosfera; - Pedogênese; - Rocha-mãe.
Solo Solo: - Camada superficial; - Constituída por minerais, água, ar e material orgânico.
Pedosfera A pedosfera é: - A camada mais externa da Terra; - Composta pelo solo.
Pedogênese A pedogênese é o processo químico e físico de alteracão do solo.
Rocha-mãe A rocha-mãe é a rocha que se desagregou para dar origem a um novo solo.
Onde surgiu a vida? Ninguém sabe onde surgiu a vida. Será que começou na Terra? Será que começou no espaço? Existem várias hipóteses e teorias sobre a origem da vida.
A vida veio do espaço? A vida pode ter vindo do espaço mas ninguém tem a certeza. Pode ter surgido noutro planeta e vindo para a Terra, em microrganismos, através de corpos celestes ou por outros modos.
As teorias e hipóteses sobre a origem da vida na Terra Surgiram várias explicações ao longo do tempo sobre a origem de vida na Terra, tais como: - Teoria da Geração Espontânea; - Hipótese da Evolução Química; - Teoria da Panspermia; - Hipótese da "Sopa Primitiva"; -Hipótese dos Sistemas Hidrotermais.
Teoria da Geração Espontânea Na teoria da Geração Espontânea acreditava-se que a vida surgia de matéria orgânica (pó,água...). Esta explicação deve-se a Aristóteles e os cientistas acreditaram nesta teoria até ao século XIX.
Hipótese da Evolução Química A hipótese da Evolução Química surgiu em 1871. O cientista inglês, Charles Darwin, defendia que primeiro surgiram as moléculas ricas em carbono e só depois o organismo vivo.
Teoria da Panspermia Nos finais do século XIX e no princípio do século XX, vários cientistas acreditaram na teoria da Panspermia, que defendia que a vida tinha como origem o espaço. Esta explicação deve-se a Arrthenius, um cientista sueco, que considerava que os corpos celestes que colidem com a Terra transportavam microrganismos simples.
Hipótese da "Sopa Primitiva" Em 1920, o cientista inglês Haldane e o cientista russo Oparin, colocaram a hipótese da "Sopa Primitiva". Acreditavam que a atmosfera era rica em gases e que estes, com a presença dos raios UV e das fortes descargas elétricas, poderiam formar moléculas orgânicas que precipitavam para os oceanos primitivos, agrupando-se e formando os primeiros seres unicelulares.
Hipótese dos Sistemas Hidrotermais Em 1993, Michael Russell, geólogo norte-americano da NASA, defendia que a vida teve origem no fundo dos oceanos dando origem à hipótese dos Sistemas Hidrotermais.
Show full summary Hide full summary

Similar

Biosfera
joana_pinto_202
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Leonardo Alves
Recursos Naturais
Fernanda Azzoni
SUBSISTEMA TERRESTRE
Gutinha Gutinha
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Weza Ernesto
Recursos Naturais
olibicudo
Recursos naturais
alexvisoni
Origem dos materiais Antonio Zobaran 1A
antonioczobaran
Recursos
henriquelimazini
recurso natural
sophia braz
Recurso Natural
analuizarobazzi