O Sistema Terra

Description

O Sistema Terra.
Daniel Alexandre
Flashcards by Daniel Alexandre, updated more than 1 year ago
Daniel Alexandre
Created by Daniel Alexandre over 6 years ago
343
1

Resource summary

Question Answer
O Sistema Terra Um Sistema é um conjunto de elementos interdependentes de forma organizada. Todo o sistema possui um objetivo a atingir. O Sistema e um conjunto também de órgãos funcionais, componentes, entidades.
Porque a Terra é considerada um sistema ? A Terra é considerada um sistema fechado uma vez que não há permuta de matéria entre ela e o meio envolvente (pelo menos que seja significativa), havendo apenas trocas de energia.
Geosfera A Geosfera é a parte mais superficial da Terra, que se encontra no estado sólido, bem como os materiais que se encontram no interior.
Biosfera A Biosfera é um sistema fechado para troca de matéria com o universo circundante, constituindo assim uma unidade natural.
Hidrosfera Hidrosfera é a parte de mar de todo o planeta. A Hidrosfera junto com a Atmosfera são as que permitem a vida na Terra.
Atmosfera A Atmosfera é a camada de gases que envolve um corpo material com massa suficiente. E que esses gases são atraídos pela gravidade e são retidos por um longo período de tempo.
O Solo O Solo é um material que cobre a superfície Terrestre, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos por três fases: Sólido, gasoso,Líquido.
Pedosfera A Pedosfera é a camada mais externa da Terra é composta do solo e é sujeita a processos de formação do solo.
Pedogénese Pedogénese ou formação de solos é o processo determinado no qual o solo é formado
Rocha Mãe Rocha Mãe é a rocha principal que faz desenvolver o solo. A Rocha Mãe é o horizonte composto pelo material rochoso que não sofreu qualquer alteração física.
A Teoria da geração espontânea Geração espontânea também conhecida por abiogénese considerada possível a formação espontânea de determinados seres vivos a partir de matéria orgânica e de matéria inorgânica ou de uma combinação de ambas.
Teoria da Panspermia A Teoria da panspermia implica a hipótese de que a vida existe em todo o Universo, distribuída por meteoros, asteróides e planetoides.
Hipótese da evolução Química Esta é a teoria mais aceite pelos cientistas e defende que a vida tenha começado a partir de átomos que surgiram na atmosfera, e que com o passar do tempo mudanças climáticas e tempestades da atmosfera primitiva começaram a fazer ligações químicas, tornando-se moléculas e depois de milhares de anos originaram um ser vivo.
Hipótese da sopa primitiva É a mistura teórica de compostos orgânicos que podem ter dado origem à vida na Terra. Em 1924 propôs-se a teoria da origem da vida na Terra, através da transformação, durante a evolução química gradual de moléculas que contêm carbono na sopa primordial.
Hipótese dos sistemas hidrotermais Fontes hidrotermais podem ter originado a vida em nosso planeta. Partículas minerais de dentro dessas fissuras possuem propriedades similares ás enzimas.
Show full summary Hide full summary

Similar

O SISTEMA TERRA
Laura Dutra Formagini
O SISTEMA TERRA
Laura Dutra Formagini
O SISTEMA TERRA
Laura Dutra Formagini
KING LEAR
Felicity Baines
KEE3
harrym
Physics 2a + 2b
James Squibb
GCSE PE - 3
lydia_ward
CHEMISTRY C1 6
x_clairey_x
World at Risk: Disaster hotspots - the Philippines
Holly Lovering
2PR101 1.test - 10. část
Nikola Truong
GCSE Computer Science (AQA)
Wolfie Ruth