Terra como um sistema capaz de gerar vida

Description

Flashcards on Terra como um sistema capaz de gerar vida, created by Arnav Rana on 12/10/2017.
Arnav  Rana
Flashcards by Arnav Rana, updated more than 1 year ago
Arnav  Rana
Created by Arnav Rana over 6 years ago
23
1

Resource summary

Question Answer
O que é um sistema? Um sistema é por definição um conjunto de subsistemas inter-relacionados que interagem no desempenho de uma determinada função.
Porque razão a Terra é um sistema? Os cientistas consideram que o planeta Terra é um sistema no qual circulam matéria e energia e é constituído por quatro subsistemas que interagem entre si: hidrosfera, atmosfera, geosfera (litosfera) e biosfera.
Hidrosfera A hidrosfera é o subsistema que engloba toda a água existente na Terra.
Atmosfera A atmosfera é o subsistema terrestre que corresponde à camada de gases que envolvem a Terra.
Biosfera A biosfera é o subsistema que abrange todos os seres vivos que habitam no nosso planeta.
Geosfera A geosfera é o subsistema terrestre que compreende todo o material sólido da superfície e interior da Terra.
Subsistemas da geosfera A geosfera é constituída por 4 subsistemas: -Solo -Pedosfera -Pedogénese -Rocha Mãe
Solo ou pedosfera O solo ou pedosfera é uma camada de material que cobre a superfície terrestre, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
Pedogénese Pedogénese é a designação usada para o processo de formação do solo.
Rocha-Mãe Rocha-Mãe é a rocha que se desagregou, dando origem ao solo, se a rocha-mãe for granito, o solo terá minerais constutuintes do granito na sua composição; como por exemplo a mica.
Hipóteses sobre a vida na Terra Existem 3 hipóteses sobre a origem da vida Hipótese da Evolução Química; Hipótese da "Sopa primitiva", Hipótese dos Sistemas Hidrotermais.
Hipótese da Geração Química Em 1871, Charles Darwin, cientista inglês, defendeu que a vida deveria ter surgido por evolução química. Para Darwin, primeiro terão surgido moléculas ricas em carbono antes do aparecimento de qualquer organismo vivo.
Hipótese da "Sopa primitiva" Acreditavam que a atmosfera primitiva era rica em gases, por exemplo o metano, o hidrogénio, o nitrogénio amoníaco, vapor de água, dióxido de carbono. Esses gases juntamente com a radiação ultravioleta e a presença de fortes cargas eléctricas poderiam formar moléculas orgânicas, constituídos por C, H, O, N, P e S que espalhando se pelos oceanos formando a "Sopa Primitiva"
Hipótese das fontes hidrotermais Em 1993, Michael Russel, geólogo americano da NASA, acreditava que a vida na Terra terá surgido a partir de fontes hidrotermais, chamadas de “berço da vida na Terra” pelo próprio.
Teorias sobre a origem da vida Existem duas terias sobre a origem da vida Teoria da Panspermia Teoria da Geração Espontânea
Teoria da Panspermia De acordo com a teoria da Panspermia a vida veio através do espaço. Arrhenius cientista sueco, considerava que meteoritos com matéria orgânica que tenham colidido com a Terra terem transportado bactérias.
Teoria da Geração Espontânea Segundo Aristóteles esta teoria que a vida surgiria através de matéria inanimada, que pela acção de um princípio ativo, ganhava vida.
Show full summary Hide full summary

Similar

Geometry Theorems
PatrickNoonan
Year 11 Psychology - Intro to Psychology and Research Methods
stephanie-vee
LOGARITHMS
pelumi opabisi
Quick tips to improve your Exam Preparation
James Timpson
Structure of the League of Nations
saskiamitchell.19
Key Biology Definitions/Terms
jane zulu
Unit 2 flashcards
C R
Testing for ions
Joshua Rees
Linking Rossetti and A Doll's House
Mrs Peacock
Specific Topic 7.3 Timber selection
T Andrews
AAHI_Card set 5 (Vital sign terminology)
Tafe Teachers SB