Unidade 2

Description

Sistemas deposicionais Flashcards on Unidade 2, created by Rennan Medeiros on 05/11/2017.
Rennan Medeiros
Flashcards by Rennan Medeiros, updated more than 1 year ago
Rennan Medeiros
Created by Rennan Medeiros over 6 years ago
8
0

Resource summary

Question Answer
Processos relevantes na sedimentação carbonática Bioquímicos e biológicos. Precipitação de CaCO3 da água do mar (raro)
Fatores que controlam a sedimentação carbonática Temperatura, salinidade, influxo de material siliciclástico e profundidade de lâmina d'água.
Relevância da temperatura na sedimentação carbonática Temperaturas quentes ajudam no desenvolvimento da proliferação de organismos secretores de CaCO3, além do desenvolvimento de oolitos
Relevância da salinidade, profundidade da lâmina d'água e influxo de material siliciclástico A sedimentação ocorre na zona fótica, pois grande parte dos organismos produtores de carbonatos vivem nesse meio, em locais de águas rasas e salinidade normal, com baixo influxo de material siliciclástico.
Principal característica do sedimentação carbonática que o diferencia do sedimentação siliciclástica. A sedimentação carbonática tem como fato principal a sua origem por fatores predominantemente biológicos.
Quais as zonas que os sedimentos marinhos podem ser encontrados? 1- Regiões de inframaré, plataforma e margem de plataforma; 2- Linha de costa (formação de praias e planícies de marés) 3- Talude e bacia (fluxo de gravidade)
Quais os constituintes das rochas carbonáticas? 1- Grãos 2- Matriz 3- Cimento
Quais os tipos de grãos em rochas carbonáticas? Oolitos, agregados, peloides, oncolitos, bioclastos, intraclastos
O que é a matriz em rochas carbonáticas? É a fração mais fina da rocha, correspondendo a chamada lama carbonática. Pode ser de dois tipos: deposicional ou micrítica.
Prováveis origens da lama carbonática 1- abrasão mecânica; 2- origem inorgânica (precipitação); 3- Desintegração de algas calcárias.
Forma de ocorrência do cimento nas rochas carbonáticas 1- Em franja ao redor dos grãos 2- sintaxial ao redor dos bioclastos 3- preenchendo os espaços intergranulares, como um mosaico espático
Quais os dois tipos de morfologia deposional para sedimentação? 1- Plataforma com borda 2- Modelo de rampa
Quais os tipos de rampa? 1- Rampas homoclinais - rampas de mergulhos suaves (menos de 1º), sem quebra marcante no declive. 2- Rampas distalmente escarpadas - apresentam uma queda na declividade da rampa, desenvolvida em regiões de águas profundas.
Sistemas carbonáticos de águas rasas 1- Sistemas de praias carbonáticas 2- Sistema de barras de maré carbonática 3- Sistemas de planícies de maré carbonática
Planície de maré Sistema situado entre a porção subaérea e o mar, protegido de ação de ondas e influenciados por marés e grandes tempestades.
Divisão da planície de maré 1- Zona de supramaré (acima do nível de maré alta) 2- Zona de intermaré (entre os níveis de maré alta e maré baixa) 3- Zona de inframaré ou laguna (abaixo do nível de maré baixa)
Classificação da planície de maré 1- Planície de maré de clima úmido 2- Planície de maré de clima árido
Características da planície de maré de clima úmido Na zona de supramaré, apresenta terrenos de pântano. Na região de intermaré, apresenta grande complexidade, podendo apresentar barras em pontal, canais de maré, poças (ponds), etc. Ex: planície de maré da Ilha de Andros, Bahamas.
Características da planície de maré de clima árido Na parte de supramaré, forma-se sabkhas nais quais precipitam-se sais. Na região de intramaré, menos complexa que no clima úmido, apresentando extensa planície de intermaré e apenas pequenos canais de maré. Ex: planície de Shark Bay, Australia; Abu Dabhi, Golfo Pérsico.
Critérios para zona de supramaré em planície de maré Presença de estruturas como gretas de contração, birdseyes, estruturas fenestrais, dentre outras. Também pode-se encontrar cristais de gipsita em lama carbonática, além de evidências de dolomitização.
Critérios para zona de intermaré em planície de maré Em muitos casos é difícil distinguir essa das demais zonas por conta da homogeneização de estruturas por organismos bioturbadores. Podem ser encontradas laminações produzidas por tempestades, laminações estromatolíticas, etc.
Critérios para zona de inframaré em planície de maré Ausência de estruturas sedimentares primárias devido à presença de bioturbações. Deposição de lamas calcárias e peloides, presença de bioclastos de baixa diversidade
Sistemas de praias carbonáticas Sistemas litorâneos dominados por ondas, podendo estar sujeita à ação de marés e correntes ao longo da costa.
Divisão de zonas em um sistema de praias carbonáticas Backshore Foreshore (Antepraia) Shoreface (Face da Praia) Offshore
Zona de foreshore (Antepraia) Região entre o nível de maré alta e maré baixa (similar à intermaré do sistema de planície de maré). Presença de estratificação cruzada de praia (típica), camadas planas ou suavemente inclinadas. Litologia principal: grainstone.
Zona de shoreface (Face da praia) Zona entre nível de maré baixa até o nível de base de ondas normais. Litologia: grainstone a packstone. Presença de estratificações cruzadas de variados tipos. A porção média dessa zona é região de maior energia.
Zona de offshore Zona abaixo do nível de ondas normais até o nível de base de ondas de tempestades. Litologia: packstone a wackstone. Presença de processos de baixa e alta energia, desde deposição de sedimentos finos em suspensão até remobilização desses sedimentos por ondas e por correntes geradoras de tempestades
Critérios para diagnosticar sistemas de praias carbonáticas Os cimentos das rochas são geralmente formados por aragonita e calcita magnesiana. Na zona vadosa, esse cimento pode exibir micro-estalactites e meniscos. O cimento pode ser recristalizado para calcita pobre em magnésio.
Sub-sistemas que integram o Sistema de Barras de Maré Carbonática Ilha de barreira, coberta por dunas eólicas; deltas de maré enchente e vazante; lobos de extravasamento; canais de maré. Além disso, recifes de corais se instalam na retaguarda das barras de maré
Estruturas diagnósticas da atuação de processos de maré Hering bone
Sistemas deposicionais carbonáticos de águas intermediárias e profundas Modelo de rampa e Plataforma com Borda
Principais processos sedimentares em talude e bacias carbonáticas (plataforma com borda) Sedimentação pelágica e hemipelágica (dia a dia); Sedimentação por fluxos de gravidade (episódico) - geração de fluxos de detritos, correntes de turbidez, fluxo de sedimentos fluidizados, fluxo de detritos,etc.
Diferença básica entre sedimentação terrígena e carbonática em taludes/bacias Ausência de desenvolvimento de canyons na sedimentação carbonática. Os fluxos de gravidade entram na bacia por múltiplas fontes.
Feição característica das rampas carbonáticas Frequentemente dominadas por tempestades. Estruturas: Estrat. cruzadas hummocky e swaley
Litologia presente em rampas Mudstones bioturbados, associados a wackestones, packstones e grainstones compostos por bioclastos.
Caracterização da rampa externa/bacia (geral) Sedimentação rítmica de vazas plantônicas intercaladas com sedimentos finos, trazidas das regiões mais rasas por corrente de turbidez.
Show full summary Hide full summary

Similar

Informatica Aplicada a Educação
jocimar souza
PROCESSO ADMINISTRATIVO - UNIDADE 2
Yuri Mota
ORIGEM GOVERNANÇA
Daiane Barbosa
Modelo de dados
Philip Rodrigues
RESÍDUOS
Elaine Oliveira
Comunicação Visual_1
Carol Nogueira
Informatica Aplicada a Educação
Robson Costa
Segunda Guerra Mundial 1939-1945
miminoma
Concepts in Biology Final Exam
mlszala