A sociedade tupinambá em pindorama

Description

Principais pontos para a prova da aC2. Esse baralho também o ajudará para a aC3.
Renan Lucena
Flashcards by Renan Lucena, updated more than 1 year ago
Renan Lucena
Created by Renan Lucena over 6 years ago
289
0

Resource summary

Question Answer
Começando a entrevista, eu gostaria de saber quem foi Cunhambebe. Cunhambebe foi um dos maiores e mais famosos guerreiros Tamoios. Os tamoios eram uma tribo tupi da qual falaremos mais tarde. Ele era maior e mais forte do que todos os outros guerreiros, e deve ter sido por isso que ficou famoso e comeu milhares de inimigos. Segundo ele, já havia devorado mais de 10 mil destes.
O que é o Tupi? É uma língua da qual era falada pelo maior número de tribos indígenas do litoral. Os outros, os tapuias, falavam outra língua, o Jê.
Como são dados os nomes das aldeias, dos grandes chefes tupis e tapuias? Esses nomes são dados pelo mesmo nome do local em que eles viviam, ou até por uma palavra que os nativos usavam com frequência. É preciso ter muito cuidado com esses nomes. Resultaram de falhas na comunicação, e não exprimem a identidade tradicional do grupo nativo.
Como viviam os tupis em suas aldeias, em que sistema político? Muitas vezes em malocas. Feitas de palha, talos de madeira e folhas de palmeira, não tinham janelas. Só duas aberturas laterais, para refrescar, e uma no centro, onde entravam e saíam pessoas. Pense em uma guarita. Era protegida por uma paliçada, uma fortificação de estacas cravadas no solo, feitas de troncos de palmeira rachada.
O que é antropofagia? O que é antropofagia cultural? Era um ritual religioso onde se comia carne humana. Isso para eles era sagrado, assim como a guerra. Pois era através dela que se conseguia prisioneiros para comer.
Me explique como vivia cada grupo tupi. Vou explicar os principais. São: Tupiniquins Tupinambás Potiguares Tabajaras
Sim, explique. Começando pelos tupiniquins. Nas cercanias de São Vicente, esse grupo vivia chefiado por Tibiriçá. Lutavam contra outros povos, e entre eles mesmos, com as demais aldeias tupiniquins. Quando os portugueses chegaram, contaram com a ajuda de João Ramalho, um português que vivia ali há anos, depois que sobrevivera a um naufrágio. Aliaram - se aos portugueses.
... No início, os indígenas do grupo Tupinambá, espalhados pela Bahia, apoiara os portugueses e aliaram-se aos franceses para comercializar o Pau-Brasil. Os Tupinambás acabaram mudando de lado. Aliaram-se aos portugueses, contando com a ajuda de Diogo Álvares. Diogo tinha se tornado um verdadeiro guerreiro indígena.
... O grande chefe dos potiguares se chamava Zorobabé. Ele se envolveu na disputa entre portugueses e franceses pelo Pau-Brasil.
... Enquanto os potiguares mudavam de lado, os Tabajaras, liderados por Piragibe aliaram-se aos portugueses. Quando os franceses foram expulsos da região, Zorobabé mudou de lado, e passou a apoiar os portugueses. Os potiguares eram tão bons de briga que o governador da Bahia convocou Zorobabé, em 1603, para combater os Aimorés, um grupo de Tapuias que não dava descanso aos colonos. O chefe não recebeu título de nobreza, mas ganhou uma pensão do rei português pelos serviços prestados à colonização.
Os tupis foram aliados ou vítimas da colonização? Pelo que estou vendo, não era como eu pensava. Pera lá. Não é mesmo. Alguns aliaram-se, outros não.
E as epidemias? Houve uma troca de doenças. Os portugueses trouxeram a Varíola, e os indígenas, a Sífilis. Uma simples gripe matava milhares de indígenas também. Os portugueses também se aproveitaram disso (embora não houvesse nenhum conhecimento científico sobre isso na época). Muitas vezes, jogavam a roupa de um doente em uma aldeia ou quilombo para destruí-lo.
Show full summary Hide full summary

Similar

A Christmas Carol - Charles Dickens
chloeprincess10
Bayonet Charge flashcards
katiehumphrey
Maths C4 Trig formulae (OCR MEI)
Zacchaeus Snape
GCSE Chemistry C1.1 - Fundamental Ideas in Chemistry
chancice.branscombe
Lord of the Flies - CFE Higher English
Daniel Cormack
Biological Psychology - Stress
Gurdev Manchanda
Truman Doctrine, Marshall Plan, Cominform and Comecon
Alina A
Chemistry 1
Peter Hoskins
2PR101 1. test - 5. část
Nikola Truong
1PR101 2.test - Část 16.
Nikola Truong
NSI Course
Yuvraj Sunar