Ásia - Diversidade Natural

Description

Flashcards on Ásia - Diversidade Natural, created by SamuelLucas on 02/09/2014.
SamuelLucas
Flashcards by SamuelLucas, updated more than 1 year ago
SamuelLucas
Created by SamuelLucas over 9 years ago
72
3

Resource summary

Question Answer
Ásia - Diversidade Natural
Localização Geográfica da Ásia: A Ásia é o maior continente do mundo com aproximadamente 44 milhões de quilômetros quadrados, que correspondem a quase um terço de todas as terras emersas do planeta. Limita-se ao Norte com o Oceano Glacial Ártico; ao Sul com o Oceano Índico; a Leste com o Oceano Pacífico; a Oeste faz divisa com a Europa. Localiza-se a Leste do Meridiano de Greenwich, quase totalmente no hemisfério Norte (com apenas uma parte das ilhas meridionais da Indonésia ocupando hemisfério Sul).Em relação às zonas climáticas a Ásia ocupa todas as áreas do hemisfério Norte: equatorial, tropical, temperado e polar.
Ásia Setentrional: Localiza-se na Zona Glacial Ártica. Com a maior área territorial das regiões asiáticas, o Norte da Ásia ou Ásia Setentrional é composta por um país apenas: a Rússia (parte asiática). - Clima: Os climas da Ásia Setentrional são o clima Frio e Polar. - Vegetação: A vegetação desta região é constituída por Tundras e Florestas de Taiga. - Relevo: É composto por Planícies e Planaltos, destacando-se a Planície da Sibéria e o Planalto Central Siberiano. - Hidrografia: A hidrografia da Ásia Setentrional é formada por rios extensos, como o Oz, o Ienissei e o Lena. Durante o inverno, esses rios se encontram congelados.
Sudeste Asiático: - Clima: Os climas predominantes são o clima Equatorial e Tropical, favorecendo a formação de florestas exuberantes. - Vegetação: A vegetação é composta pelas Florestas Tropicais e Florestas Equatoriais. - Relevo : O relevo do sudeste asiático é muito montanhoso, mas quase nunca ultrapassa os 3 mil metros de altitude, também é marcado pela presença de vulcões. Hidrografia: Nessa região, os rios têm uma grande importância para a economia, pois, o cultivo de arroz, que é a base para a economia de muitos países, geralmente é cultivado nos deltas dos rios. Os principais rios do sudeste asiático são o rio Irauádi, que é o mais longo de Myanmar e tem 2.170 km de extensão; o rio Chao Phraya, com 370 km de extensão, cortando a Tailândia, e muito importante para a economia local; e o rio Mekong, que possui 4.350 km de extensão e corta o Tibete, a China, Myanmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã.
Ásia Central: - Clima: Os climas presentes na Ásia Central são os climas Áridos e Semi-Áridos. - Vegetação: Composta pela Vegetação Desértica e Semi-Desértica, resistente a falta d'água. - Relevo: Planaltos de formação recente, que apresentam terremotos e vulcões. - Hidrografia: Composta pelo Mar Cáspio e Mar de Áral*; Rios extensos, com bom potencial hidroelétrico.
Mar de Aral: O Mar de Aral possuía uma área equivalente á dos estados do Rio de Janeiro e Alagoas juntos mas, hoje, o Mar de Aral já perdeu dois terços da sua área superficial. A sua morte foi prevista há 50 anos quando o governo soviético desviou dois rios que alimentavam para irrigar plantios de algodão. Com a erosão e a retirada exagerada de água, o Aral recebe anualmente 60 milhões de toneladas de sal carregada pelos rios, matando peixes e, por consequência, a indústria pesqueira que sustentava a economia local.
Oriente Médio: - Clima: Os climas predominantes são o clima Árido e Semiárido. - Vegetação: A vegetação desta região é Vegetação Desértica e Semidesértica. Relevo: O relevo do Oriente Médio é formado por Planícies ao Leste e, ao norte, planaltos elevados como a Cordilheira do Himalaia*. - Hidrografia: A região apresenta poucos rios. Os maiores e mais importantes são: o Tigre e o Eufrates, ambos nascem em terras da Turquia e desembocam no golfo Pérsico pelo Chat-el-Arab, canal formado pela confluência dos dois rios.
Cordilheira do Himalaia*: A Cordilheira do Himalaia é a mais alta cadeia montanhosa do mundo, localizada entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. A cordilheira abrange cinco países: Índia, China Butão, Nepal, Paquistão) e contém a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest. Possui uma altitude máxima de 8848 metros. Ela, a Cordilheira do Himalaia, foi formada através do "choque" entre as placas tectônicas Euro-Asiática e Indo-Australiana.
Ásia Meridional: - Clima: O clima predominante na Ásia Meridional é o clima Tropical. - Vegetação: Esta região é composta por Florestas Tropicais e Savanas. - Relevo: a cordilheira do Himalaia, uma cadeia de altas montanhas, de formação geológica recente, na fronteira da China com a Índia, o Nepal e o Butão, com mais de 2 mil km de extensão e picos muito elevados, incluindo o Monte Everest, o mais alto do planeta, com 8 848 metros de altitude. - Hidrografia: Seus rios mais importantes são: o rio Indu e Ganges, juntamente com o Bramaputra.
Extremo Oriente: - Clima: O clima presente nessa região é o Clima Subtropical e Temperado - Vegetação: A vegetação desta região são as Florestas Subtropicais e Temperadas. - Relevo e Hidrografia: Nessa região são encontradas Planícies Aluviais, onde há uma grande predominância de rios e também de produção de arroz (China), Planaltos e uma parte do Círculo de Fogo, que é o círculo aonde predominam os vulcões (Japão).
Show full summary Hide full summary

Similar

Spanish Verbs
Niat Habtemariam
Biology -B2
HeidiCrosbie
Edexcel Additional Science Chemistry Topics 1+2
El Smith
AQA GCSE Chemistry Unit 2
Gabi Germain
GCSE Maths: Statistics & Probability
Andrea Leyden
Repaso de Revalida Enfermeria 2015
Francisco Rivera
Types of Learning Environment
Brandon Tuyuc
Legislative Branch
Mr. Vakhovsky
CST Module 6a
Jane Foltz
MAPA MENTAL DISEÑO GRAFICO
Lizbeth Domínguez