Vidrarias e equipamentos de laboratórios de química.

Description

Vidrarias de laboratório
Larissa Martins
Flashcards by Larissa Martins, updated more than 1 year ago More Less
Mayara Araujo
Created by Mayara Araujo over 8 years ago
Larissa Martins
Copied by Larissa Martins about 6 years ago
29
1

Resource summary

Question Answer
*Tubo de ensaio* Serve para testar reações com pequenas quantidades de reagentes
*Béquer* usado para os mais diversos fins, como: realizar misturas, reações químicas, dissoluções, ganhar líquidos e soluções
*Erlenmeyer* Usado para preparar e guardar soluções
*Balão de fundo chato* Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou até fazer reações com desprendimento de gases.
*Balão de fundo redondo* Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a um rotaevaporador. Utilizado também em reações com desprendimentos gasosos.
*Balão volumétrico* Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com precisão em laboratório. É utilizado para preparo de soluções e para medir com precisão um volume único e fixo descrito no balão.
*Bureta* É um equipamento calibrado para medir o volume de líquidos precisamente. Ela é graduada em décimos de milímetro e é muito utilizada em titulações.
*Funil de vidro* Usado em filtrações simples
*Pipeta graduada* Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida e não apresenta precisão na medida. Mede volumes variáveis e não pode ser aquecida.
*Pipeta volumétrica* Usada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, pois possui grande precisão de medida. Mede um único volume, o que caracteriza sua precisão.
*Proveta graduada* A proveta é um instrumento preciso e, portanto, altamente recomendado para medição de líquidos. Pode ser encontrada em volumes de 25 até 1000ml. Não pode ser aquecida.
*Vareta de vidro (ou bastão de vidro)* Serve para agitar ou transferir líquidos de um recipiente a outro. Ela é feita de vidro para não causar uma reação química na substância em questão.
*Vidro de relógio* Peça de Vidro de forma côncava é usado em análises e evaporações em pequena escala, além de auxiliar na pesagem de substâncias não voláteis e não higroscópicas.
*Bico de Bunsen* É a fonte de aquecimento utilizada no laboratório. Não devem ser utilizadas substâncias inflamáveis.
*Tela de aquecimento* usado para que o material a ser aquecido não receba diretamente a chama do bico de Busen, e também tem função de distribuir o calor para que o equipamento de vidro que tá sendo aquecido não quebre.
*pipetador tipo pera* Acoplado a uma pipeta ajuda a “puxar” e a “expelir” pequenos volumes de líquidos.
*Cadinho* Serve para calcinação (aquecimento a seco e muito intenso) de substâncias.
*Almofariz com pistilo* Usado na trituração e pulverização de sólidos em pequena escala.
*Funil de Buchner* Acoplado ao kitassato e munido de papel de filtro é usado nas filtrações a vácuo.
*Cápsula de porcelana* Peça de porcelana usada para evaporar líquidos das soluções e na secagem de substâncias.
*Triângulo de porcelana* Suporte para cadinhos de porcelana colocados em contato direto com a chama do bico de Bunsen.
*Pisseta* Frasco de plástico usado para lavagens de materiais ou recipientes através de jatos de água, álcool ou outros solventes.
*Pinça de madeira* Utilizada para segurar tubos de ensaio em aquecimento, evitando queimaduras nos dedos.
*Pinça metálica* Serve para manipular objetos aquecidos.
*Kitassato* Utilizado em conjunto com o funil de Büchner em filtrações a vácuo. Compõe a aparelhagem das filtrações a vácuo. É utilizado para uma filtragem mais veloz, e também para secagem de sólidos precipitados.
*Estufa* Com controle de temperatura através de termostato é utilizada para a secagem de material; costuma alcançar até 300°C.
*Mufla* A mufla é um aparelho que produz altas temperaturas. É utilizada na calcinação de substâncias por aquecimento até 1800ºC.
*Centrifuga* são empregadas na separação de amostras. O material a ser analisado é colocado em tubos de ensaio – geralmente – e alocado neste equipamento de laboratório. Com a rotação, a parte sólida se separa da parte líquida.
*Autoclave* A autoclave é um aparelho muito utilizado em laboratórios de pesquisas e hospitais para a esterilização de materiais.
*AGITADOR DE MAGNÉSIO* Utilizado no preparo de soluções e em reações químicas quando se faz necessário uma agitação constante ou aquecimento.
Show full summary Hide full summary

Similar

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
GEOMETRIA MOLECULAR
Yani