PROGRAMAÇÃO, CONTROLE E ACOMPANHAMENTO DE OBRAS

Description

Noções de Orçamento e Planejamento de Obras
Julia Fonseca
Flashcards by Julia Fonseca, updated more than 1 year ago
Julia Fonseca
Created by Julia Fonseca almost 6 years ago
28
0

Resource summary

Question Answer
Como pode ser definido o processo de desenvolvimento do produto imobiliário? (4) O processo de desenvolvimento do produto imobiliário pode ser definido como o conjunto de atividades necessárias para o projeto de um produto, da identificação de uma oportunidade de mercado até a entrega do produto ao cliente final.
O que visa o projeto de um empreendimento imobiliário? (1/2/6) O projeto de um empreendimento imobiliário visa compatibilizar as necessidades e requisitos do cliente final (comprador) com as condições existentes (de mercado, orçamentárias, legais, impacto ambiental, uso do solo e outras)
Porque o maior esforço do projeto deve ser dedicado nas fases de planejamento e estudos preliminares? O projeto define uma significativa parte dos custos, dos consumos de energia e água e da geração de resíduos que ocorrem ao longo do ciclo de vida da edificação, com influência mais forte nas fases iniciais do projeto. Assim, percebe-se que maior esforço deve ser dedicado nas fases de planejamento e estudos preliminares, pois eventuais falhas dificilmente podem ser corrigidas posteriormente. (lembrar do gráfico)
Em que consiste o planejamento da construção e o que ele inclui? O planejamento da construção consiste na organização para a execução, e inclui o orçamento (compreensão das questões econômicas) e a programação da obra (distribuição das atividades no tempo).
Em quais níveis de detalhamento é importante realizar o planejamento do empreendimento? Em função da variabilidade do setor, é importante realizar o planejamento do empreendimento em níveis de detalhamento diferentes, considerando horizontes de longo, médio e curto prazos.
Fale sobre o planejamento de longo prazo O planejamento de longo prazo é mais geral, com baixo grau de detalhamento, considerando as grandes definições (emprego de mão de obra própria ou terceirizada, nível de mecanização, organização do canteiro de obra, prazo de entrega, forma de contratação e relacionamento com o cliente). O plano inicial tem pequeno nível de detalhamento, em geral indicando macro-itens, tais como “fundações”, “estrutura”, “alvenaria” e assim por diante. Esse nível é utilizado para a compreensão da obra e tomada de decisões de nível organizacional (gerência da empresa).
Fale sobre o planejamento de médio prazo No nível de planejamento de médio prazo trabalha-se com atividades ou serviços a serem executados nos 4 a 6 meses seguintes. Nesse nível de planejamento a atenção está voltada para a remoção de empecilhos à produção, através da identificação com antecedência da necessidade de compra de materiais ou contratação de empreiteiros.
Fale sobre o planejamento de curto prazo O planejamento de curto prazo visa à execução propriamente dita. Esse planejamento desenvolve uma programação para um horizonte de 4 a 6 semanas, detalhando as atividades a serem executadas. Nesse caso, já há a garantia do fornecimento de materiais e mão de obra, bem como o conhecimento do ritmo normal da obra. Adota-se a idéia de produção protegida contra os efeitos da incertezas, ou seja, as atividades programadas têm grande chance de ocorrerem. É comum medir a qualidade desse plano através da medição do Percentual de Planos Concluídos (PPC), com a identificação das causas das falhas. Desta forma o planejamento das próximas atividades poderá ser aprimorado.
O que é o orçamento? Um orçamento é uma previsão (ou estimativa) do custo ou do preço de uma obra.
O que é custo e o que é preço? O custo total da obra é o valor correspondente à soma de todos os gastos necessários para sua execução. O preço é igual ao custo acrescido da margem de lucro, ou seja, C + L = P.
Quando deve ser executado o orçamento? O orçamento deve ser executado antes do início da obra, possibilitando o estudo ou planejamento prévios, e também é útil para o controle da obra.
O que é Orçamento paramétrico? * É um orçamento aproximado, adequado às verificações iniciais, como estudos de viabilidade ou consultas rápidas de clientes. *Se os projetos não estão disponíveis, o custo da obra pode ser determinado por área ou volume construído. * Os valores unitários são obtidos de obras anteriores ou de organismos que calculam indicadores (CUB , SINAPI, indicadores da Fundação Getúlio Vargas * O orçamento paramétrico serve como estimativa do custo total. Este valor é estimativo, e é indicado para a análise inicial de viabilidade, ou seja, permite ao proprietário ou interessado a verificação da ordem de grandeza, adequação ao seu orçamento, enfim, se deve ou não prosseguir na análise, já que provavelmente as etapas seguintes necessitarão de dispêndios financeiros (confecção de anteprojeto, taxas, novos orçamentos, etc.).
O que é Orçamento para registro da incorporação em condomínio (NBR 12721)? * A NBR 12721/2006 (Avaliação de custos unitários e preparo de orçamentos de construção para incorporação de edifício em condomínio), define os critérios para orçamentos de obras em condomínio. * Emprega o CUB para determinar o custo da obra, através de ponderações, de acordo com as características do prédio. *A finalidade do método proposto na norma é o detalhamento do prédio para o registro em cartório, garantindo a condôminos e construtores um parâmetro de controle para a obra a ser executada, e facilitando a discussão de eventuais alterações que possam ocorrer durante a obra.
O que é o orçamento discriminado? * O orçamento discriminado é composto por uma relação extensiva dos serviços ou atividades a serem executados na obra. * Os preços unitários de cada um destes serviços são obtidos por composições de custos, * As quantidades de serviços a serem executados são medidas nos projetos. * Em geral são subdividos em serviços, ou grupos de serviços, facilitando a determinação dos custos parciais. * Não se pode falar em orçamento exato, ou correto: existem muitas variáveis, detalhes e problemas que provocam erros, e nenhum orçamento está livre de incertezas, * Por fim, a divisão de serviços nos orçamentos discriminados deve seguir um padrão claro e objetivo, facilitando a execução e conferência dos resultados.
Show full summary Hide full summary

Similar

Aplicações do Teorema de Pitágoras
Margarida Gonçalves
Da Caixa de Assistência dos Advogados e Das Eleições e dos Mandatos (arts. 62 a 67)
Paulo Henrique L4174
M. Atendimento
Marcio RedFox
Untitled
Ana Barbosa
A-Level Biology: Cell Division
cian.buckley+1
BIOLOGY B1 1
x_clairey_x
Of Mice and Men Quotes
_Jess_
Mapas mentales con ExamTime
julii.perci
8 Motivational Quotes for Students
Andrea Leyden
1PR101 2.test - Část 1.
Nikola Truong