A Produção do Conhecimento no Campo da Educação Profissional no Regime de acumulação Flexível

Description

Autores: A. Z. KUENZER E GRABOWSK
Tudo De Programação
Flashcards by Tudo De Programação, updated more than 1 year ago
Tudo De Programação
Created by Tudo De Programação about 6 years ago
13
0

Resource summary

Question Answer
o que é Toyotismo? É um modelo de produção industrial que visa principio da acumulação flexível, evitando os desperdiço ao longo do processo.
O que é campo epistemológico? É o estudo crítico dos princípios, da hipóteses e dos resultados das diversas ciências, destinado a determinar sua origem lógica.
Como compreender a educação profissional? como um campo da ciência da educação, que e constituída por categorias de método e de conteúdo.
Qual o Ponto de vista do método na epistemologia? é compreender o processo de produção do conhecimento a partir da ação humana sobre a realidade ou objeto.
Qual é o ponto de vista do conteúdo na epistemologia? é a partir das suas relações com a realidade que as determinaram, e ao mesmo tempo são determinada por ela.
Quais são as três posturas que definem as formas de interpretação da realidade? O Positivismo A fenomenologia A dialética Marxista
O Positivismo? O conhecimento está no objeto investigado, devendo a verdade ser buscada na natureza.
Fenomenologia? O objeto é estudado pela sua intencionalidade, que o reduz à sua essência.
Dialética Marxista? Conhecer é alcançar a dinâmica história do real, do objeto em todos os seus aspectos, em seu continuo movimento e em sua permanente relação com o sujeito.(conhecer a historicidade do objeto)
Qual a Postura epistemológica será estudada nesse artigo? Dialética Marxista.
Como compreende a categoria Dialética Marxista? Só pode ser compreendida na materialidade das relações de produção nas quais inserem: as relações entre trabalho e capital.
A Dialética Marxista pode assumir diferentes sentidos? Sim dependendo do ponto de vista adotado: do capital ou do trabalho.
As Categorias de métodos são definida pela? forma de relacionamento entre o pesquisador (sujeito) e o objeto da investigação.
Quais são as categorias de métodos usados na Dialética Marxista? Práxis Totalidade Contradição Mediação
Práxis? Ação Concreta
Como são definida as categorias de Conteúdo usados na Dialética Marxista? São definido com os fios condutores da análise, são recortes particulares definido a partir do objeto e das finalidades da investigação.
Para que serve As Categorias de Conteúdo na Dialética Marxista? Servem de critério de seleção e organização da teoria e dos fatos a serem investigado.
Qual os princípios de sistematização da categoria de conteúdo da Dialética Marxista segundo (KUENZER, 1998)? é conferir: Sentido Cientificidade rigor relevância
O que caracteriza o modo de produção dominante? Quando a formulação de projetos pedagógicos que atendam às demandas de formação da subjetividades para atender às necessidades da divisão social e técnica.
O que define o principio educativo na Dialética Marxista? Define os processos de formação dos intelectuais que irão desempenhar as diferentes funções no sistema social e produtivo.
Como será possível a assimilação do princípio educativo do trabalho na Dialética Marxista? a sua assimilação só será possível a partir dos estudos das bases matérias que lhe dão origem.
Quais organização do trabalho usa o regime de acumulação rígida? Taylorismo e fordismo
Em que momento educacional a dualidade estrutural tem maior poder explicativo? no ensino médio e na educação profissional.
Como era as trajetórias educativa na acumulação rígida ou dualidade estruturada assumida? Eram trajetórias bem definidas, e diferenciadas, e atendia às necessidade de disciplinamento tanto dos trabalhadores quanto dos dirigentes.
Quando que a Dualidade é negada? a parti do toyotismo que é uma organização flexível, com funcionários multi tarefados, substituindo a base rígida por uma base flexível.
A Dualidade negada e caracterizada por? Acompanhar as mudanças tecnológicas decorrentes da dinamicidade da produção científico-tecnológico contemporâneo.
Par se ter uma formação flexível e necessário? Substituir a formação especializada por uma formação geral adquirida pela escolarização ampliada, que abrange no minimo a educação básica.
Por que na Dualidade Negada tem que ter Formação Profissionais Flexível? Paro o trabalhador poder ao longo da sua trajetória poder transitar por inúmera ocupações e oportunidades.
propedêutica? corpo de ensinamentos introdutórios ou básicos de uma disciplina.
Qual a proposta da educação flexível? é substitui a estabilidade pela dinamicidade, à educação cabe desenvolver competências que permitam aprender ao longo da vida.
Como se deu a expansão da educação geral para a classe trabalhadora? se deu de modo geral, pela oferta de cursos precarizados de caráter certificatório, não favorecendo a inclusão menos subordinada no mundo do trabalho.
Qual o ponto de vista das novas formas de disciplinamento do capital? Terceirização crescimento do desemprego estrutural redução dos salários desmobilização sindical
Essa nova forma de disciplinamento busca por parte da classe trabalhadora? Submissão aos processos flexíveis, caracterizado pela intensificação e pela precarização, configurado pelo o consumo cada vez mais predatório e desumano da força de trabalho
Qual é o ponto positivo da dualidade nega no regime flexível? a ampliação da oferta da educação básica.
Qual a concepção do taylorismo/fordismo? concepção tácita: resolver situações pouco complexa aprendidas através da experiência.
Oque implica em ser multitarefa para o trabalhador? implica em exercer trabalhos simplificados, repetitivos, fragmentado.
Qual a finalidade da educação básica para o trabalhador? dar acesso aos conhecimentos fundamentais e às competências cognitivas. Que irão permiti a integração do profissional a vida social e produtiva em uma organização com forte perfil cientifico-tecnológico.
Oque é ser flexível para uma expressiva parcela de trabalhadores? É adaptar-se ao movimento de um mercado que inclui e exclui.
O que é ser multitarefa para os trabalhadores que atuam nos pontos mais qualificados da cadeias produtivas? é a capacidade de adaptar-se a múltiplas situações complexas e diferenciadas, que demandam o desenvolvimento de competência cognitivas mais sofisticada que permitam a solução de problemas com rapidez, originalidade, e confiabilidade.
qual as características um trabalhador multitarefa tem que ter? Rapidez Confiabilidade Originalidade
O que acontece com a falta de conhecimento cientifico no regime de acumulação flexível para os trabalhadores? pode gerar a exclusão ou a inclusão dos trabalhadores desqualificados para setores mais precarizado nos arranjos flexível da força de trabalho.
Qual a relação entre conhecimento tácito e conhecimento cientifico no trabalho flexível? e relação de concordância, posto que são categorias que se interagem nos processos de trabalhos flexível, no quais a prevalência do tácito e do cientifico respondem a especifidade do trabalho.
O que acentua a transformação do trabalho vivo para o morto segundo Antunes? a transferência das capacidades intelectuais para as maquinas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Ratios Quiz
rory.examtime
OCR Biology AS level (f211) flashcards/revision notes
Dariush Zarrabi
To Kill a Mockingbird Key Themes and Quotes
Matthew T
French Tense Endings
James Hoyle
How does Shakespeare present villainy in Macbeth?
maxine.canvin
Psychology flashcards memory
eharveyhudl
B1.1.1 Diet and Exercise Flash Cards
Tom.Snow
An Inspector Calls - Quotes
jaynejuby
Chemistry 1
Peter Hoskins
GoConqr Getting Started Guide
Norman McBrien
Anatomie - sistemul digestiv 1
Eugeniu Nicolenco