Processo Civil - Jurisdição

Description

Flashcards on Processo Civil - Jurisdição, created by Renan Martins on 29/04/2018.
Renan Martins
Flashcards by Renan Martins, updated more than 1 year ago
Renan Martins
Created by Renan Martins almost 6 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
É possível a celebração de acordo num processo de índole objetiva como a ADPF, desde que demonstrado que há no feito conflito intersubjetivo subjacente, que comporta solução por meio de autocomposição (C/E). CERTO.
São princípios que norteiam a conciliação e a medição: a independência, a imparcialidade, a autonomia da vontade, a confidencialidade, a oralidade, a informalidade e a decisão informada (C/E). CERTO. Art. 166, CPC.
É vedado à Fazenda Pública utilizar-se da arbitragem para o fim de dirimir seus conflitos (C/E). ERRADO. A Administração Pública direta e indireta poderá utilizar-se da arbitragem para dirimir conflitos relativos a DIREITOS PATRIMONIAIS DISPONÍVEIS.
O Poder Judiciário pode decretar a nulidade de cláusula arbitral sem que essa questão tenha sido apreciada anteriormente pelo próprio árbitro? Regra: NÃO. Exceção: Quando identificado um compromisso arbitral "patológico", ou seja, claramente ilegal. (info 591- STJ).
Em regra, o juiz poderá conhecer de ofício de convenção de arbitragem e, nesse contexto, remeter os autos ao respectivo Tribunal Arbitral (C/E). ERRADO. Art. 337, §6º, CPC.
A execução de um contrato que contenha uma convenção de arbitragem poderá ser feita diretamente no Judiciário ou será necessário realizar um procedimento arbitral? Info 560 - STJ. Sendo título executivo extrajudicial deve-se ajuizar diretamente uma execução. JUÍZO ARBITRAL NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA EXECUTAR.
Em regra, a jurisdição voluntária é opcional (C/E). ERRADO. Em regra a jurisdição voluntária é necessária. Há casos excepcionais de jurisdição voluntária opcional.
Na jurisdição voluntária, o juiz não é obrigado a observar o critério da legalidade estrita, podendo adotar em cada caso a solução que considerar mais conveniente ou oportuna (C/E). CERTO. Art. 723, CPC.
A jurisdição voluntária é resolvida por meio de sentença apelável. CERTO.
O exercício da jurisdição, mesmo na jurisdição voluntária, faz coisa julgada (C/E). ERRADO. REsp. 1.412.260: o STJ fixou entendimento segundo o qual a jurisdição voluntária não faz coisa julgada.
Show full summary Hide full summary

Similar

Introdução à Arbitragem
Pâmela Araujo Bernardo
Leis de Jogo 2016/17
Jornal Record
Teste escrito sobre leis do jogo
Jornal Record
Processo Civil - Jurisdição e Competência
Didi Tuk
Mediação x Conciliação
João Neto
Coaching Aula 2
Renato Dantas
Coaching - Aula 3
Renato Dantas
JURISDIÇÃO
João Neto
Formas alt. de solução de conflitos - Equiv. Jurisd.
João Neto
LEI 9.099/95 JUIZADOS ESPECIAIS
Jéssica França
JURISDIÇÃO
Raquel Bragança