Os filósofos da Natureza

Description

Os primeiros Filósofos e os elementos que acreditavam ser a origem de tudo.
 Gloria Gomes
Flashcards by Gloria Gomes, updated more than 1 year ago
 Gloria Gomes
Created by Gloria Gomes almost 6 years ago
1696
2

Resource summary

Question Answer
Os filósofos da natureza Os Pré-Socráticos Os primeiros filósofos viveram na Grécia entre 624 a.C. e 370 a.C., antes de Sócrates, por isso, são conhecidos como pré-socráticos e existiram muitos deles.
E a primeira resposta veio de Mileto, onde Tales observou que os alimentos são úmidos e os corpos ressecam ao morrer. Aí estava! O mundo só podia ser feito de água, em diferentes estados e concentrações!
Era inegável, mas não para Anaximandro, que pensava numa substância leve, invisível, ilimitada, infinita e capaz de assumir todas as formas e texturas imagináveis: o ápeiron.
Genial, mas, para Anaxímenes, era desnecessário ir tão longe. Essas eram propriedades do ar, elemento ilimitado, capaz de manter a vida por meio da respiração. Sem dúvida, o mundo era feito de ar!
Enquanto isso, Pitágoras e seus seguidores viam números por toda parte. Juravam habitar um mundo repleto de proporções, medidas, quantidades e relações numéricas, feito de dobros, triplos, metades, somatórios, em combinações infinitas e harmoniosas.
Perto dali, Heráclito de Éfeso afirmava que mundo tinha dois princípios: o fogo, isto é, o calor que os corpos perdem quando morrem, e o movimento. Para ele, havia movimento mesmo onde parecia haver repouso, por isso, não acreditava que o mesmo homem pudesse banhar-se no mesmo rio duas vezes.
Faltava ainda incluir a terra e os sentimentos, velhos conhecidos da humanidade. Empédocles fez isso, dizendo que o mundo é feito de água, terra, fogo e ar, unidos pelo amor e separados pelo ódio.
Sentimentos contrários, forças contrárias... Tudo isso inspirou Anaxágoras, que viu o mundo como efeito da existência de contrários como quente / frio, muito / pouco, sempre / nunca, vivo / morto...
Demócrito encontrou as condições necessárias para uma nova teoria: um mundo feito de átomos, ou seja, minúsculas partículas materiais, sólidas, invisíveis e indivisíveis. Dançando eternamente no vazio, juntando-se e separando-se umas das outras, criando e desfazendo inúmeras formas.
Desde o nascimento da filosofia, há mais de 2 500 anos, muitas perguntas interessantes sobre o mundo, o homem e o conhecimento foram feitas pêlos filósofos.
Filosofar envolve, fundamentalmente, uma mudança de postura diante da vida, descartando as explicações que nos foram impostas como verdadeiras e estabelecendo novas regras ao jogo. Passamos a ver o mundo de maneira diferente, com um olhar mais atento e certeiro Responda: * O que é Arché? * O que é Ápeiron? * E Mileto ?
Show full summary Hide full summary

Similar

WAVES
toritorx
BIOLOGY B1 2
x_clairey_x
CHEMISTRY C1 7
x_clairey_x
MCAT Chemistry Review: Chemical Bonds
HappyOwl
English Placement Test
CoachDanielDixon
ICT Key Terms Quiz - Part 1
Mr Mckinlay
AQA GCSE Physics Unit 2
Gabi Germain
Diabetes Mellitus
Kirsty Jayne Buckley
NSI Test First day
Adedipe Odunayom
2PR101 1. test - 2. část
Nikola Truong
Passing Dark Colored Urine
Batool Aldaher