Questões para a prova

Description

Questões para a prova de direito tributário.
Silvio R. Urbano da Silva
Flashcards by Silvio R. Urbano da Silva, updated more than 1 year ago
Silvio R. Urbano da Silva
Created by Silvio R. Urbano da Silva almost 6 years ago
6
0

Resource summary

Question Answer
Cite e explique os requisitos da petição inicial no termos do artigo 319, CPC. I - o juiz competente: Qual é o juiz que é responsável; II – Qualificação das partes: os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu; III - o fato e os fundamentos jurídicos do pedido: Qual motivo que você está entrando com a ação; IV - o pedido com as suas especificações: O que está querendo com a ação; V - o valor da causa; VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação.
Para o deferimento de medida liminar nos termos da lei de mandado de segurança, quais os requisitos devem o Juiz observar para eventual deferimento? Para o deferimento da liminar do mandado de segurança, deve-se observar se o direito pleiteado refere-se a direito líquido e certo não amparado pelo habeas data ou habeas corpus. Vale ressaltar a urgência da medida, visto tratar-se de violação ou abuso de poder por parte de autoridade pública.
Nos termos do artigo 300, CPC quais os requisitos para o deferimento da tutela antecipada? A probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. Probabilidade é a situação decorrente da preponderância dos motivos convergentes à aceitação de determinada proposição, sobre os motivos divergentes Risco é a possibilidade de dano, enquanto que perigo é a probabilidade de um dano ou prejuízo. Assim, perigo é uma causa do risco. Dano nada mais é do que um mal, prejuízo, ofensa material ou moral ao detentor de um bem juridicamente protegido.
Qual o objetivo da ação anulatória no âmbito do direito tributário? Desconstituir lançamento fiscal e débito em certidão de dívida ativa. Pode ser proposta mesmo após o início da execução fiscal.
Qual o objetivo das ações declaratórias no âmbito do direito tributário? Visa obter do judiciário a declaração de existência ou não de um direito. Iniciativa do contribuinte a fim de obter a segurança jurídica referente algum recolhimento ou obrigação tributária.
Sobre o mandato de segurança responda: Qual o prazo para a sua interposição? Prazo para impetrar mandado de segurança é de 120 dias a partir de lesão a direito.
Sobre o mandato de segurança responda: Em qual situação pode ser impetrado mandado de segurança? O mandado de segurança deve ser impetrado (ou seja, requerido) contra autoridade pública ou representante de pessoa jurídica no exercício de função pública.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Tributário - Revisão
Maria José
Direito Tributário - Revisão
GoConqr suporte .
Princípios do Direito Tributário
Jessica Midori
Noções Gerais de Direito Tributário
Fernando Monteiro
Direito Tributário
Lúcio Flávio Lucca
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA II
Mateus de Souza
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA I
Mateus de Souza
TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO
Jualvesm
DIREITO TRIBUTÁRIO LIMITAÇÕES AO PODER DE TRIBUTAR
gilvanga
5 - RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
Jairo Nogueira da Costa
NA CONSTITUIÇÃO - Princípios Gerais
daniel_cal