MODULO 1 - Porque é necessário testar? - CTFL - FOUNDATION LEVEL

Description

CTFL
ARLEI RODRIGUES
Flashcards by ARLEI RODRIGUES, updated more than 1 year ago
ARLEI RODRIGUES
Created by ARLEI RODRIGUES almost 6 years ago
31
0

Resource summary

Question Answer
MODULO 1 - Porque é necessário testar? Contexto dos sistemas de software Sistemas de softwares estão em nosso dia a dia e podemos considerar que maioria das pessoas já teve alguma experiência com um software que não funcionou. Isso pode levar acarretar problemas financeiros, tempo e reputação da empresa, inclusive, chegar a influenciar na integridade das pessoas (software de um avião falhar)
MODULO 1 - Porque é necessário testar? Causas dos defeitos de software (ERRO, DEFEITO E FALHA) O ser humano está sujeito a cometer um ERRO (engano), que produz um DEFEITO (falha, bug), no software ou sistema ou em um documento. Quando o defeito é executado, causará uma FALHA
MODULO 1 - Porque é necessário testar? Função do teste no desenvolvimento, manutenção e operação de software Testes rigorosos em sistemas e documentação podem reduzir os riscos de ocorrência de problemas no ambiente operacional, contribuindo para a qualidade, quando eles são encontrados antes do sistema ser implantado.
MODULO 1 - Porque é necessário testar? Teste e qualidade O teste pode medir a qualidade do software, levando em conta defeitos encontrados, por características e requisitos funcionais ou não funcionais. O resultado da execução dos testes pode representar confiança na qualidade do software. O teste planejado adequadamente traz essa confiança.
MODULO 1 - Porque é necessário testar? Quanto teste é suficiente? Para decidir quanto teste é suficiente, deve-se levar em consideração o nível do risco, incluindo risco técnico, do negócio e do projeto, além das restrições do projeto como tempo e orçamento.
O que é teste? O processo de execução de teste é apenas uma das fases. Existem atividades antes e depois da fase de execução. Testes dinâmicos e estáticos podem ser usados para atingir objetivos similares e prover informações para melhorar o sistema a ser testado e o próprio processo de teste. Testes podem possuir os objetivos encontrar defeitos, ganhar confiança sobre o nível de qualidade, prover informações para tomada de decisão e prevenir defeitos.
Os sete Princípios do Teste Alguns princípios foram sugeridos ao longo anos, oferecendo um guia geral para o processo de teste como um todo.
Princípio 1 "Teste demonstra a presença de defeitos: O teste pode demonstrar a presença de defeitos, mas não pode provar que eles não existem. O Teste reduz a probabilidade que os defeitos permaneçam em um software, mas mesmo se nenhum defeito for encontrado, não prova que ele esteja perfeito.
Princípio 2 "Teste exaustivo é impossível: Testar tudo (todas as combinações de entradas e pré-condições) não é viável, exceto para casos triviais. Em vez do teste exaustivo, riscos e prioridades são levados em consideração para dar foco aos esforços de teste. "
Princípio 3 Teste antecipado: A atividade de teste deve começar o mais breve possível no ciclo de desenvolvimento do software ou sistema e deve ser focado em objetivos definidos.
Princípio 4 Agrupamento de defeitos: Um número pequeno de módulos contém a maioria dos defeitos descobertos durante o teste antes de sua entrega ou exibe a maioria das falhas operacionais.
Princípio 5 Paradoxo do Pesticida: Pode ocorrer de um mesmo conjunto de testes que são repetidos várias vezes não encontrarem novos defeitos após um determinado momento. Para superar este “paradoxo do pesticida”, os casos de testes necessitam ser frequentemente revisado e atualizado. Um conjunto de testes novo e diferente precisa ser escrito para exercitar diferentes partes do software ou sistema com objetivo de aumentar a possibilidade de encontrar mais erros.
Princípio 6 Teste depende do contexto: Testes são realizados de forma diferente conforme o contexto. Por exemplo, softwares de segurança crítica são testados diferentemente de um software de comércio eletrônico.
Princípio 7 A ilusão da ausência de erros: Encontrar e consertar defeitos não ajuda se o sistema construído não atende às expectativas e necessidades dos usuários.
Análise e modelagem do Teste "A análise e a modelagem de teste são compostas pelas seguintes atividades principais: Revisar a base de testes (como requisitos, nível de integridade do software1 (nível de risco), arquitetura, modelagem, interfaces). • Avaliar a testabilidade dos requisitos e do sistema. • Identificar e priorizar as condições ou requisitos de testes e dados de testes baseados na análise dos itens de teste, na especificação, no comportamento e na estrutura. • Projetar e priorizar os casos de testes de alto nível. • Identificar as necessidades de dados para teste suportando as condições e casos de teste • Planejar a preparação do ambiente de teste e identificar a infraestrutura e ferramentas necessárias. • Criar uma rastreabilidade bidirecional entre os requisitos e os casos de teste. "
Implementação e execução de teste A implementação e execução do teste é a atividade onde os procedimentos ou os scripts de teste são especificados pela combinação dos casos de teste em uma ordem particular, e são compostas pela implementação e priorização dos casos de testes, execução eficiente, verificação do ambiente, utilização de ferramentas comparação de resultados, reporte de incidentes (defeitos/falhas) repetição de ações, etc.
Avaliação do critério de saída e relatório Avaliação do critério de saída é a atividade onde a execução do teste é avaliada mediante os objetivos definidos. Deve ser feito para cada nível de teste, chegando os registros, mediante aos critérios de encerramento especificados no planejamento de teste, avaliação dos critérios de saída e elaboração de relatórios.
Atividades de encerramento de teste Na atividade de encerramento de teste são coletados os dados de todas as atividades para consolidar a experiência, testware, fatos e números, através de checagens do que foi planejado e entregue, relatório de incidentes, documentação de aceite, analisar as lições aprendidas para se determinar as mudanças necessárias para futuros releases e projetos.
A Psicologia do Teste Pessoas tendem a alinhar seus planos com os objetivos da gerencia e outros envolvidos (stakeholders), para por exemplo, encontrar defeito ou confirmar que o software funciona. Por isso é necessário ter objetivos claros do teste. Com base nos objetivos de todos os envolvidos, o teste deve ser definido.
Código de Ética NÃO CAI NA PROVA "O envolvimento em teste de software permite que pessoas conheçam informações confidenciais e privilegiadas. • PÚBLICO – Testadores certificados devem atuar consistentemente com o interesse público. • CLIENTE E EMPREGADOR – Testadores certificados devem agir da melhor forma para os interesses de seus clientes e empregadores. • PRODUTO – Testadores certificados devem garantir que os entregáveis que eles fornecem tem alto padrão. • JULGAMENTO – Testadores certificados devem manter integridade e independência . • GERENCIAMENTO – Gerentes e líderes de teste certificados devem se submeter e promover uma abordagem ética. • PROFISSÃO – Testadores certificados devem promover a integridade e reputação da profissão. • COLEGAS – Testadores certificados devem ser agradáveis e incentivadores com seus colegas. • INDIVÍDUO – Testadores certificados devem praticar um aprendizado vitalício em consideração à prática de sua profissão. "
Show full summary Hide full summary

Similar

Year 11 Psychology - Intro to Psychology and Research Methods
stephanie-vee
1984 - Good quotes to memorise
jenniferlg
Psychology A1
Ellie Hughes
Philosophy
Rebecca Harbury
GCSE Science - B1 - You and Your Genes - Genes, Chromosomes and DNA
GeorgeHaines
History - Treaty of Versailles
suhhyun98
Physics 1
Peter Hoskins
Matematica para concursos
Luiz Ricardo Oliveira
SalesForce ADM 201 Study Quiz
Kristin Bunn
PSBD TEST 1
Mwebaze Green