Psicologia Corporal

Description

Primeira unidade da disciplina de Psicologia da Personalidade IV
Audrey Costa Padilla
Flashcards by Audrey Costa Padilla, updated more than 1 year ago
Audrey Costa Padilla
Created by Audrey Costa Padilla over 5 years ago
8
1

Resource summary

Question Answer
Psicologia corporal é... uma abordagem da psicologia que busca compreender todo o ser vivo como uma unidade de energia que contém em si dois paralelos: o Psiquismo (mente) e o Soma (corpo), regidos por uma mesma energia: o Orgônio.
A Psicologia Corporal tem por objetivo... reencontrar a capacidade do ser humano de regular a sua própria energia e, por consequência, seus pensamentos e emoções, oferecendo a ele a oportunidade de alcançar uma vida mais saudável.
O caráter é composto por... atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consistente de respostas para várias situações. Inclui atitudes e valores conscientes, estilo de comportamento e atitudes físicas.
A Couraça Caracterológica Esse conceito de couraça caracterológica de Reich inclui a soma total de todas as forças defensivas repressoras organizadas de forma mais ou menos coerente dentro do próprio Ego.
Traços de caráter neuróticos X Sintomas neuróticos A diferença entre esses traços neuróticos e os sintomas neuróticos repousa no fato de que sintomas neuróticos são experienciados como estranhos ao indivíduo, enquanto que traços de caráter neuróticos são experimentados como partes integrantes da personalidade.
A Couraça Muscular É o equivalente corporal dos bloqueios emocionais. São tensões físicas crônicas que se formam ao longo da vida, cuja função é proteger o indivíduo e seu Ego de experiências dolorosas e ameaçadoras.
Princípio do funcionamento de Reich Reich descobriu que os distúrbios psico-emocionais estão sempre associados a disfunções anatômico-fisiologicas diversas.
A couraça inclui disfunções... musculares, viscerais, sensoperceptivas, respiratórias, hormonais, etc, que se instalaram como defesa contra o medo gerado por eventos traumáticos e situações de ameaça.
Os 7 segmentos 1) ocular; 2) oral; 3) cervical; 4) torácico; 5) diafragmático; 6) abdominal; 7) pélvico.
O que é um segmento? Um segmento corresponde a um conjunto de estruturas orgânicas que guardam entre si relações de vizinhança e cujo funcionamento integrado está relacionado com sentimentos e expressões emocionais.
Encouraçamento O encouraçamento causa perturbações funcionais que terminam afetando em conjunto as estruturas do segmento.
Caráter Genital Reich adotou o termo para se referir especificamente à pessoa que adquiriu potência orgástica
Potência orgástica Capacidade de abandonar-se, livte de quaisquer inibições, ao fluxo de energia biológica. A capacidade de descarregar completamente a excitação sexual reprimida por meio de involuntárias e agradáveis convulsões do corpo.
Energia Orgônica A energia orgônica cósmica funciona no organismo vivo como energia biológica específica. Assim sendo, governa o organismo total e se expressa nas emoções e nos movimentos puramente biofísico dos órgãos.
Principais Escolas Psicocorporais 1. Reichianos 2. Pós-reichianos 3. Neo-reichianos
Reichianos São aqueles que trabalham com a mesma teoria e tecnicas desenvolvidas por Reich, ainda na sua forma original, sem atualizações ou até mesmo estudos complementares.
Pós-reichianos São aqueles que seguem a mesma teoria e técnicas desenvolvidas por Reich. No entanto, estes conhecimentos foram e continuam sendo aprimorados, sem se desviar do pensamento original de Reich. Federico Navarro, Ola Raknes e José Henrique Volpi se destacam.
Neo-reichianos São aqueles que, a partir dos estudos de Reich, foram desenvolvendo novos estudos e novas práticas que se tornaram cada vez mais independentes e que constituiram uma teoria e técnica própria e diferente. Alexander Lowen, John Pierrajos e Gerda Boysen se destacam.
Orgonomia É uma ciência natural que estuda a energia Orgone e suas funções dentro e fora do organismo.
Orgonoterapia Tem por objetivo reencontrar a capacidade de autorregulação do organismo e, por consequência, seus pensamentos e emoções.
Show full summary Hide full summary

Similar

Social Psychology, Milgram (1963)
Robyn Chamberlain
A Level: English language and literature technique = Dramatic terms
Jessica 'JessieB
Geography Coastal Zones Flashcards
Zakiya Tabassum
IB SL Biology: Cells
mcgowan-w-10
GCSE AQA Citizenship Studies: Theme 1
I Turner
IGCSE Physics formulas
Imani :D
GCSE REVISION TIMETABLE
haameem1999
An Inspector Calls: Eric Birling
Rattan Bhorjee
Certification Prep_1
Tonya Franklin
History - Treaty of Versailles
suhhyun98
The Children Act 2004
Carina Storm