Estastística

Description

conceitos de estastísticas
ALEXANDRE GERALDO DAS OLIVEIRAS LOPES
Flashcards by ALEXANDRE GERALDO DAS OLIVEIRAS LOPES, updated more than 1 year ago
ALEXANDRE GERALDO DAS OLIVEIRAS LOPES
Created by ALEXANDRE GERALDO DAS OLIVEIRAS LOPES over 5 years ago
15
0

Resource summary

Question Answer
População Conjunto de pessoas que compõem uma categoria particular.
Amostra Pequena porção de alguma coisa dada para ver, provar ou analisar, a fim de que a qualidade do todo possa ser avaliada ou julgada.
Estatística Qualquer coleta de dados quantitativos.
Parâmetros Variável para a qual se atribui um valor e por seu intermédio se definem outros valores ou funções num dado sistema ou caso.
Amostragem ato, processo ou técnica de escolha e seleção de membros de uma população ou de um universo estatístico que possam constituir uma amostra.
Técnica de Amostragem É a parte da Teoria Estatística que define os procedimentos para os planejamentos amostrais e as técnicas de estimação utilizadas. As técnicas de amostragem, tal como o planejamento amostral, são amplamente utilizados nas pesquisas científicas e de opinião para se conhecer alguma característica da população.
Técnica de amostragem: Sistemática Consiste em escolher um indivíduo inicialmente de forma aleatória entre a população e, posteriormente, selecionar para amostra cada enésimo indivíduo disponível no marco amostral.
Técnica de amostragem: Aleatória Simples A amostragem aleatória simples (M.A.S.) é a técnica de amostragem onde todos os elementos que compõem o universo e estão descritos no marco amostral têm idêntica probabilidade de serem selecionados para a amostra. Seria como fazer um sorteio justo entre os indivíduos do universo: atribuir a cada pessoa um bilhete com um número de série, introduzir os números em uma caixa e sortear um número aleatório. Todos os indivíduos têm este bilhete dentro da urna formam uma amostra. Obviamente, na prática, estes métodos podem ser automatizados usando computadores
Técnica de amostragem: Estratificada Uma Amostra Estratificada é uma amostra probabilística que se caracteriza por um procedimento com duas etapas, nomeadamente: 1º. Divisão da população em subgrupos (com comportamento homogéneo relativamente à variável estudada) chamados estratos; 2º. Escolha da amostra aleatória simples de forma independente em cada subgrupo ou estrato.
Técnica de amostragem: probabilística Devemos considerar uma amostragem probabilística sempre que as condições abaixo sejam cumpridas: (1) Todos os elementos da minha população apresentam uma probabilidade maior que zero para ser selecionados na amostra. (2) Conhecer precisamente a probabilidade para cada elemento, também chamado de probabilidade de inclusão. O cumprimento destes dois critérios é o que torna possível obter resultados não tendenciosos quando se estuda a amostra. Às vezes, estes resultados não tendenciosos requerem usar técnicas de ponderação (weighting), mas esta ponderação é possível precisamente porque sabemos qual probabilidade tenho de cada indivíduo selecionado na minha amostra. As amostras geradas nestas condições também são conhecidas como amostras probabilísticas
Técnica de amostragem: não probabilística quando a seleção de unidades amostrais não é aleatória, e falamos de amostragem não probabilística, não devemos falar sobre estimativas de erro. Em outras palavras, uma amostra não-probabilística nos informa como é um universo, mas não permite saber com que precisão: não é possível estabelecer uma margem de erro e níveis de confiança. Algumas técnicas de amostragem deste tipo são: amostragem por conveniência, amostragem sequencial, amostragem por cotas, amostragem discrecional e amostragem bola de neve.
Técnica de amostragem: Aleatoriedade Exprime quebra de ordem, propósito, causa, ou imprevisibilidade em uma terminologia não científica. Um processo aleatório é o processo repetitivo cujo resultado não descreve um padrão determinístico, mas segue uma distribuição de probabilidade
Show full summary Hide full summary

Similar

PSICOLOGIA DA GESTALT
eleuterapara
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
Silvio R. Urbano da Silva
Quiz sobre Freud
Yasmin Padovan
TERAPIA FAMILIAR
dacir martins
POLÍTICAS PÚBLICAS
Alan Nunes
PSICOMETRIA
Alan Nunes
Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
TEORIA SEXUAL FREUD
eleuterapara