Conceitos Aula 1 (estatística)

Description

Flashcards on Conceitos Aula 1 (estatística), created by ROGÉRIO MACHADO GRAVINA on 22/08/2018.
ROGÉRIO MACHADO GRAVINA
Flashcards by ROGÉRIO MACHADO GRAVINA, updated more than 1 year ago
ROGÉRIO MACHADO GRAVINA
Created by ROGÉRIO MACHADO GRAVINA over 5 years ago
24
0

Resource summary

Question Answer
População Em estatística, é uma coleção de unidades observacionais, que podem ser pessoas, animais, objetos ou resultados experimentais, com uma ou mais características em comum que se pretendem analisar.
Amostra Em estatística e metodologia da pesquisa quantitativa, uma amostra de dados é um conjunto de dados coletados e/ou selecionados de uma população estatística por um procedimento definido. Os elementos de uma amostra são conhecidos como pontos amostrais, unidades amostrais ou observações.
Parâmetros Em Estatística, um parâmetro é uma característica da população. Por exemplo, seja a variável aleatória "idade dos interessados em golfe". "Número de elementos", no caso número total de pessoas interessadas em golfe, é um parâmetro desta população.
Estatística É a ciência que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimentos para modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
Censo O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.
Variável Em estatística, uma variável é a característica dos elementos da amostra que nos interessa averiguar estatisticamente.
Variável Qualitativa São aquelas que se baseiam em qualidades e não podem ser mensuradas numericamente. Uma variável é qualitativa quando seus possíveis valores são categorias. Classificadas pela sua escala de medida: Escala Ordinal: São aquelas que podem ser colocadas em ordem, mas não é possível quantificar a diferença entre os resultados, por exemplo, a classe social (A, B, C, D, ou E). Escala Nominal: São aquelas que não podem ser hierarquizadas ou ordenadas, não tem nenhuma ordem de variações, comparadas apenas por igualdade ou diferença, como a cor dos olhos, o local de nascimento, sexo, carreira, região onde mora. Escala Intervalar: é possível quantificar as diferenças entre as medidas, mas não há um ponto zero absoluto, como quando é dado a mínima e máxima temperatura.
Variável Quantitativa São aquelas que são numericamente mensuráveis, ou seja, que seus possíveis valores podem ser numéricos ou de contagem. Estas ainda dividem-se em: Variável Quantitativa Discreta: o conjunto de resultados possíveis pode ser finito ou enumerável. Exemplo: número de filhos, alunos numa escola e etc. Variável Quantitativa Contínua: os valores formam um intervalo ou união de números reais. Exemplo: peso, massa, altura, pressão sistólica, nível de açúcar no sangue.
Estimativa A estimativa é um valor (ou valores) que atribuímos a um parâmetro de uma população baseado em um valor da estatística correspondente da amostra.
Aleatoriedade A palavra aleatoriedade exprime quebra de ordem, propósito, causa, ou imprevisibilidade em uma terminologia não científica. Um processo aleatório é o processo repetitivo cujo resultado não descreve um padrão determinístico, mas segue uma distribuição de probabilidade.
Probabilidade As probabilidades têm a função mostrar a chance de ocorrência de um evento. A probabilidade de ocorrer um determinado evento A, que é simbolizada por P(A), de um espaço amostral S ≠ , é dada pelo quociente entre o número de elementos A e o número de elemento S.
Show full summary Hide full summary

Similar

Speed, Distance, Time
Bradley Sansom
OCR AS Biology
joshbrown3397
| GCSE Busniness Studies | AQA | Key Terms | "Starting A Business" |
Spuddylicious
Research Methods
Joanna Griffith
Mind Maps with GoConqr
Manikandan Achan
GCSE REVISION TIMETABLE
Joana Santos9567
PuKW - STEP 1 (mögliche Prüfungsfragen/Prüfungsvorbereitung)
Steven Lee
Erosion, Transportation and Deposition quiz - AQA GCSE Geography
chlopandactyl
RE Keywords - Paper 1 - Religion and life
Kerris Linney
Specific topic 7.5 Timber (Stock forms)
T Andrews
Heartburn
mahmoud eladl