GEOGRAFIA

Description

Impacto ambiental - poluentes - chuva ácida - clima urbano - ilhas de calor - efeito estufa - el niño - La niña - camada de ozonio.
neusamiotto
Flashcards by neusamiotto, updated more than 1 year ago
neusamiotto
Created by neusamiotto over 9 years ago
327
9

Resource summary

Question Answer
O QUE QUER DIZER "IMPACTO AMBIENTAL"? A expressão impacto ambiental refere-se a toda ação ou atividade, tanto natural quanto humana, que provoca alterações bruscas no meio ambiente.
O QUE É IMPORTANTE PARA A VIDA NA TERRA?
O que significa a palavra POLUIÇÃO? Sempre um impacto ambiental negativo. É uma degradaçao do meio ambiente.
O que são POLUENTES? São agentes que provocam a poluiçao, tais como: ruído excessivo, gás nocivo na atmosfera, detritos no rio e cartazes que degradam aspectos visuais de uma paisagem.
O que é CHUVA ÁCIDA? A chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico (H2SO4).
Quais são os PROBLEMAS AMBIENTAIS NO MEIO RURAL? - Desmatamento e queimada - contaminaçãoo de água e alimentos pelos agrotóxicos - poluiçãoo de rios causada por indústrias rurais.
Além da poluição atmosférica, quais são OS OUTROS PROBLEMAS AMBIENTAIS? -Acúmulo de lixo e de esgotos: devido a grande concentraçao de pessoas num espaço reduzido. -Poluiçao sonora: excesso de barulho de veículos. -Poluição visual: cartazes que escondem a paisagem natural.
O que ocorre devido a CARÊNCIA DE ÁREAS VERDES NOS CENTROS URBANOS? Agrava-se a poluição atmosférica, pois as plantas amenizam o clima local e renovam o ar pela fotossíntese.
O que é o CLIMA URBANO? O clima das grandes metrópoles, causado pela aglomeração urbana. A compactaçao do solo nessas áreas, causam enchentes.
O que são as ILHAS DE CALOR? As cidades ficam mais quentes porque barram a circulação do vento e a canalização das águas.
O que gera o EFEITO ESTUFA? E o que PROVOCA O AUMENTO DESSE EFEITO? ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS Efeito estufa: gerado pelo dióxido de carbono e outros gases nocivos. Provoca o aquecimento global. Aspectos positivos: distribuição abundante das chuvas e atenuação dos invernos rigorosos. Aspectos negativos: derretimento das calotas polares, alagando as regiões costeiras do globo; enchentes e até períodos de seca (falta de alimentos, extinções de espécies e doenças).
Qual o papel dos OCEANOS NAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS? Defina El Niño e El niña. As correntes oceânicas, moderam o clima da terra, transportando as águas quentes para longe do equador e as águas frias para longe dos pólos.
O El Niño é uma anomalia climática causada pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico na região próxima ao Peru. Ele acontece, em média, duas vezes a cada dez anos e dura 18 meses. O La Niña também é uma anomalia climática caracterizada por provocar o efeito contrário do El Niño e acontece porque as águas dos oceanos que estão mais ao fundo (e mais frias) vão para a superfície e esfriam aquilo que o El Niño tinha esquentado. Costuma durar cerca de nove meses.
O que é a CAMADA DE OZÔNIO? O que a DESTRUIÇÃO DESSA CAMADA NOS AFETA? É um gás que absorve aproximadamente 99% dos raios ultravioleta do sol. Se a camada fosse destruída, causaria câncer e queimaduras aos seres humanos, queimaria as folhas das árvores, entre outros danos aos seres vivos.
Quais as principais CAUSAS DA POLUIÇÃO? Fumaça e fuligem de queimadas são as principais fontes atmosféricas nas cidades brasileiras.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo