Exame Físico do Recém Nascido

Description

Anamnese completa do exame físico no RN.
Karleandro Pereira
Flashcards by Karleandro Pereira, updated more than 1 year ago
Karleandro Pereira
Created by Karleandro Pereira over 5 years ago
354
1

Resource summary

Question Answer
Processo de Cuidar da Saúde da Criança e do Adolescente - 8ºs Monitor Karleandro Pereira Exame Físico do Recém-Nascido Sumário DADOS ANTROPOMÉTRICOS; SINAIS VITAIS; PELE CABEÇA; OLHOS; ORELHAS; NARIZ, FÁCEIS; BOCA, PESCOÇO, TÓRAX, MAMAS, ABDOME; VIRILHA; DORSO, NÁDEGAS, ÂNUS, GENITÁLIA (FEMININA E MASCULINA); MMSS, MÃOS, MMII, PÉS; REFLEXOS. ATENÇÃO: o uso do Flashcard NÃO substitui a aula prática.
DADOS ANTROPOMÉTRICOS PESO ALTURA PC PT
PESO Normal: 2.500g Classificação do Peso Independente da IG < 2.500g Baixo Peso ao Nascer (BPN) <1.500g Muito Baixo Peso ao Nascer (MBPN) <1.000g Extremo Baixo Peso ao Nascer
ALTURA RN a termo é de 45 a 53cm Lembrar que: COMPRIMENTO é <2anos (deitado); ALTURA >2 anos (em pé). Medir com o ANTROPÔMETRO com a criança em decúbito dorsal.
Perímetro Cefálico (PC) PC do RN a termo = 32 a 35,5 cm Aplicar a fita métrica em volta do crânio; Atentar para que ela passe pelas regiões frontal e occipital mais proeminentes.
Perímetro Torácico (PT) PT do RN a termo = 30,5 a 33 cm Aplicar a fita métrica em volta do tórax; Atentar para que ela passe sob as axilas ao nível dos mamilos; A medida deve ser tomada na expiração.
SINAIS VITAIS (SSVV) FREQUÊNCIA CARDÍACA FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA PA TEMPERATURA
FREQUÊNCIA CARDÍACA FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA FC: aferir a FC em 1 minuto – Normal: 120 – 160 bpm (aceitável 90 – 180 bpm) FR: 30-60 irpm
Pressão Arterial (PA) PA = selecione o manguito de tamanho adequado. Normal RN: 65/41mmHg; PAM: 50mmHg; 1 mês a 2 anos: 95/98mmHg; PAM: 72mmHg; Compare a PA nos MMSS e MMII pelo menos uma vez na lactância para detectar anormalidades. PAM = PAS + 2x a PAD dividido por 3
Temperatura Axilar em lactentes. Limpar o termômetro. Permanecer o termômetro por 3 minutos ou até estabilizar a temperatura. NORMAL: 36,5º - 37,6ºC em RN. Febre: > ou = 37,7ºC
PELE VÉRNIX CASEOSA, ACROCIANOSE, MECÔNIO, HEMANGIOMA, MANCHA COR DE SALMÃO, MANCHA VINHO DO PORTO, ERITEMA TÓXICO, MANCHA MONGÓLICA, NEVO, MÍLIUM SEBÁCEO, PLETÓRICO, ACNE NEONATAL.
VÉRNIX CASEOSA Protege o bebê; Regula o pH da pele; Auxilia na manutenção do calor; EXPLICAR PARA A MÃE que após o banho ainda ficará vérnix, pois elas podem julgar que banharam de forma errada o (a) filho (a).
ACROCIANOSE A acrocianose é uma coloração azulada simétrica nos lábios, mãos e pés. É fisiológica, melhora com o aquecimento e não tem significado patológico.
MECÔNIO O mecônio é a primeira excreção do bebê pouco tempo depois do seu nascimento. Geralmente pode ocorrer num período de 48 horas. são fezes pegajosas e de cor verde escuro. Pode assustar os pais quando visto pela primeira vez.
HEMANGIOMA INFANTIL (HI) Tumor benigno mais comum nessa faixa etária. As lesões podem ser únicas ou múltiplas. Acomete mais meninas que meninos (proporção de 5:1), RN prematuros e de baixo peso. Possuem uma coloração avermelhada e brilhante, semelhante à cor do morango ou da framboesa. Todos os hemangiomas, de forma completa ou praticamente completa, desaparecem espontaneamente ao longo da vida.
MANCHA COR DE SALMÃO São pequenas lesões vasculares, de coloração rosa-pálido localizadas habitualmente na testa, pálpebras, lábio superior e nuca. São transitórias e desaparecem com o crescimento.
MANCHA VINHO DO PORTO Geralmente unilateral, é uma lesão permanente que aparece mais frequentemente na cara e tronco e que escurece à medida que a idade avança. Deve ser avaliada pelo pediatra.
ERITEMA TÓXICO Lesões vesicopapular; Surge entre o 2º e 3º dia de vida; Etiologia desconhecida; Resolução lenta. Desaparece após duas semanas.
MANCHA MONGÓLICA É aquela mancha arroxeada que muitos recém nascidos possuem na região das nádegas e costas. Não possui significado clínico.
NEVO Vulgarmente designados por sinais, estão presentes em cerca de 1% dos recém-nascidos normais, sendo, por vezes, difícil ter a certeza de que estavam presentes logo no nascimento. Podem ser planos ou salientes e ter tonalidade castanha, negra ou azul.
MÍLIUM SEBÁCEO Nódulos brancos minúsculos que costumam aparecer no rosto do bebê. Resolução espontânea – não tem processo inflamatório PELE
PLETÓRICO Aumento de sangue excessivo no organismo, causando uma inchação vascular.
ACNE NEONATAL Comum entre a terceira e a quarta semanas de vida da criança e pode durar até seis meses. Não é aconselhável espremê-los. Costumam desaparecer espontaneamente.
CABEÇA CEFALOHEMATOMA, FONTANELA ANTERIOR, FONTANELA POSTERIOR, FONTANELA ABAULADA, FONTANELA DEPRIMIDA, BOSSA, CAVALGAMENTO DE SUTURAS.
CEFALOHEMATOMA (Inchaço) cefalohematoma em recém-nascido. Habitualmente, desaparece nos primeiros dias de vida e não precisa de nenhum tratamento.
FONTANELA ANTERIOR E POSTERIOR Fontanela Anterior ou Bregmática, possui de 4 a 5 cm de largura e 2,5 cm de comprimento (formato de losango) - leva até 2 anos para fechar. Fontanela Posterior ou Lambdoidea, possui de 0,5 a 1 cm de largura (formato de triângulo) - fecha com 2 a 6 meses.
FONTANELA ABAULADA Fontanela alta e protuberante. Causas de fontanela abaulada incluem: Encefalite (inflamação cerebral, com frequência causada por infecções) Hidrocefalia (um acúmulo de líquido dentro do crânio) Pressão intracraniana aumentada Meningite (infecção das membranas que cobrem o cérebro). Necessita de avaliação médica.
FONTANELA DEPRIMIDA As fontanelas "afundadas" provocam um curvamento na região. A causa mais comum de fontanelas afundadas é a desidratação, ocasião em que a criança apresenta fraqueza, boca e olhos ressecados. Se não há fatores de risco que justifiquem as fontanelas afundadas, não há motivos por que se preocupar.
BOSSA Edema do couro cabeludo. Geralmente transpõe as linhas das suturas. Pode estar presente ao nascimento.
CAVALGAMENTO DE SUTURA São "degraus" conhecidos como cavalgamento de suturas. Eles ocorrem porque a placa óssea sobe um pouco sobre a placa vizinha. É normal e em alguns dias depois do parto volta para o lugar.
OLHOS Maioria mantém os olhos fechados; Simétricos e alinhados com as orelhas; Espaço entre os olhos – 2,5cm; Prega epicantea; Fenda palpebral oblíqua
HIPERTELORISMO Hipertelorismo é uma malformação do crânio do bebê, que ocorre durante a gestação, e se caracteriza pelo afastamento dos olhos.
ORELHAS Observar simetria, forma e colocação. Se tem sujidade ou secreção purulenta. Devem ser alinhadas ao nível do canto externo dos olhos.
INSERÇÃO BAIXA DAS ORELHAS Trissomias 13 (Síndrome de Patau) e 18 (Síndrome de Edwards).
BOCA (PERÓLAS DE EPSTEIN) Trata-se de uma espécie de quistos ou nódulos de cor branca amarelada, também chamados de quistos gengivais do neonato. NÃO TEM HAVER COM A DENTIÇÃO. Esta condição não requer nenhum tipo de tratamento dado que é totalmente benigna e inofensiva.
TÓRAX Formato cilíndrico, diâmetros ântero-posteriores e laterais – iguais, perímetro 30 – 33cm – 2cm menor que o PC, as costelas são flexíveis. Observe respiração abdominal, respiração fácil e não forçada (dispnéico, taquipnéico, bradipnéico). Ausculta (roncos, sibilios, estertores). Observe: bradicardia, taquicardia, normocárdico. Ausculta (sopros). Mamas: alinhamento horizontal.
MAMAS Observe: Alinhamento horizontal; Hipertrofia mamária; Secreção Mamilar.
ABDOME Observe simetria. Contorno (anormal - globoso, flácido, distendido). Megalia (sufixo que quer dizer aumento ou desenvolvimento anormal de um órgão ou parte dele).
UMBIGO Observe as características: gelatinoso, seco ou mumificado. Coto Umbilical: limpar 3x ao dia; usar álcool a 70% em movimentos circulares retirando toda sujidade com o cotonete. Geralmente o coto cai em 7 a 15 dias.
VIRILHA E DORSO Virilha: lisa e sem ausência de massas ou nódulos. Dorso: coluna reta, sem desvios e arredondada.
ÂNUS Observe se está pérvio ou imperfurado; fístulas e mecônio.
GENITÁLIA FEMININA Nos primeiros dias a vulva encontra-se edemaciada. Clitóris aumentado. Observe presença de meato uretral; orifício vaginal; secreção.
GENITÁLIA MASCULINA Apalpe a bolsa escrotal para identificar a presença dos testículos (testículos “descem” até os 3 meses de vida, quando o caso deverá ser reavaliado. Se aos 6 meses os testículos não forem apalpados na bolsa escrotal, a criança deve ser encaminhada para melhor avaliação e tratamento. Observe Hidrocele (cisto em torno de um testículo, geralmente notado pela primeira vez como inchaço do escroto); epispadia (abertura da uretra na parte superior do pênis); hipospadia (abertura da uretra na parte de baixo do pênis e não na ponta).
MEMBROS SUPERIORES (MMSS) Observe simetria, boa perfusão. Enchimento capilar é rápido 3s. MÃOS: observe se são retas, sem pregas semiescas, com pregas semiescas, polidactilia (+ de 1 dedo), sindactilia (dedos fundidos).
MEMBROS INFERIORES (MMII) Observe simetria, boa perfusão. Manobras de Barlow (provocativa do deslocamento) e Ortolani (sua redução) nas primeiras consultas (15 dias, 30 dias e 2 meses). PÉS: retos, poucas dobras plantares, polidactilia, sindactilia, membranas natatórias.
REFLEXOS REFLEXO: OLHOS DE BONECA MÉTODO: VIRE LENTAMENTE O RN PARA FRENTE E PARA TRÁS. RESPOSTA NORMAL: O RN VAI FECHAR E ABRIR OS OLHOS. IDADE DO DESAPARECIMENTO: FINAL DO 1º MÊS.
REFLEXO BABINSKI MÉTODO: FAZER UM ESTÍMULO NA REGIÃO DO CALCÂNEO ATÉ OS ARTELHOS. RESPOSTA NORMAL: HIPER ESTENDE OS ARTELHOS, FAZER UMA DORSO FLEXÃO DOS ARTELHOS. IDADE DO DESAPARECIMENTO: ATÉ 1 ANO.
REFLEXO ENGATINHAR MÉTODO: COLOQUE O RN EM DECÚBITO VENTRAL. RESPOSTA NORMAL: O RN FAZ MOVIMENTOS COM OS BRAÇOS E PERNAS PARA ARRASTAR-SE. IDADE DO DESAPARECIMENTO: ATÉ OS 6 MESES.
REFLEXO GALANT MÉTODO: ESTIMULE UM LADO DA MEDULA ESPINHAL DA CABEÇA ATÉ AS NÁDEGAS. RESPOSTA NORMAL: O RN VAI SE ENCURVAR PARA O LADO ESTIMULADO. IDADE DO DESAPARECIMENTO: PRESENTE DE 6 A 8 SEMANAS DE VIDA.
PREENSÃO PALMAR MÉTODO: COLOCAR O DEDO NA MÃO DO BEBÊ. RESPOSTA NORMAL: O RN IRÁ SEGURAR O DEDO E/OU OBJETO. IDADE DO DESAPARECIMENTO: ATÉ 3 OU 4 MESES.
REFLEXO DE MORO MÉTODO: DEIXAR O RN EM DECÚBITO DORSAL E DÁ-SE UMA PANCADA SÚBITA NO LEITO (SUSTO). RESPOSTA NORMAL: EXTENSÃO SEGUIDA DE FLEXÃO DOS MMSS E MMII. IDADE DO DESAPARECIMENTO: ATÉ 3 OU 4 MESES.
REFLEXO DE BUSCA MÉTODO: TOCAR A BOCA DO BEBÊ COM O DEDO OU UM OBJETO SEMELHANTE AO MAMILO (CHUPETA, MAMADEIRA) ATÉ QUE ESTE SUGUE-O, DESLIZANDO PARA OS CANTOS DA BOCA. RESPOSTA NORMAL: ABERTURA DA BOCA E ROTAÇÃO DA CABEÇA BUSCANDO O OBJETO. IDADE DO DESAPARECIMENTO: ATÉ 3 OU 4 MESES.
REFLEXO DE SUCÇÃO MÉTODO: COLOQUE O DEDO ENLUVADO NA BOCA DO RN OU PEÇA A MÃE QUE O COLOQUE PARA BUSCAR O MAMILO. RESPOSTA NORMAL: O RN VAI SUGAR A PROCURA DE ALIMENTO. IDADE DO DESAPARECIMENTO: DIMINUI AOS 6 MESES.
REFLEXO PLANTAR MÉTODO: COLOCAR O DEDO NA PLANTA DO PÉ DO RN E EXERCER PRESSÃO NESTA REGIÃO. RESPOSTA NORMAL: OS DEDOS DO PÉ SE FLETE FORTEMENTE. IDADE DO DESAPARECIMENTO: 9 MESES.
REFLEXO CORNEANO MÉTODO: FOCAR UM OBJETO SOBRE A CÓRNEA DO RN. RESPOSTA NORMAL: PISCA AO SÚBITO APARECIMENTO DA LUZ. IDADE DO DESAPARECIMENTO: ATÉ O FINAL DA VIDA.
REFLEXO DA MARCHA MÉTODO: SEGURAR O BEBÊ EM PÉ. RESPOSTA NORMAL: ESTIMULA A PASSADA. IDADE DO DESAPARECIMENTO: POR VOLTA DO 2º MÊS DE VIDA.
Show full summary Hide full summary

Similar

Doenças Exantemáticas
NATALIA FRANCO DANELICHEN
Sinais Vitais Pediatria
Hillari Ignácio
Semiologia II
jordanacarvalho9
Parasitoses intestinais na infância
NATALIA FRANCO DANELICHEN
Políticas Públicas de Atenção à Saúde à Saúde da Criança e do Adolescente
Bárbara Maria S.Costa
Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde
Bárbara Maria S.Costa
Posições no Leito e Ulceras por Pressão
Thaís Freitas da Silva
MANUAL TÉCNICO: SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLECENTE NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE/ SECRETÁRIA DE SAÚDE, COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA/ ESTRATÉGIA DA FAMÍLIA- 2016
Bárbara Maria S.Costa
Diarréia na Criança
Giulia Sepeda
Diarréia na Criança
carolina soares