Periféricos do Computador

Description

FlashCards em Periféricos do Computador, criado por Heitor Ribeiro em 09-03-2019.
Heitor Ribeiro
Flashcards by Heitor Ribeiro, updated more than 1 year ago
Heitor Ribeiro
Created by Heitor Ribeiro about 5 years ago
304
1

Resource summary

Question Answer
Mouse O mouse é uma peça de plástico deslizante, é denominado como periférico de entrada para computadores, que auxilia no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. 
Teclado de Computador o teclado de computador é um dispositivo que possui uma série de botões ou teclas, é utilizado para inserir dados no computador. 
Tela Chama-se tela ou monitor, o dispositivo de exibição do computador
Webcam Periférico de entrada que captura imagens estáticas e em movimento. Utilizada para vídeo conferências.
Scanner Periférico de entrada, também conhecido como digitalizador de imagens. Captura imagens impressas (foto, livros, documentos) através da decodificação de reflexos gerados por impulsos luminosos.
Impressora Impressora ou dispositivo de impressão é um que, quando conectado a um ou a uma, tem a função de dispositivo de saída, textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação.
Modem Hardware que pode ser instalado no interior do gabinete ou externamente (logo, torna-se um periférico). Seu nome vem de Modulador e Demodulador de sinais, ou seja, transforma tipos de sinais para o tráfego de dados.
Porta DIM É uma porta em desuso, com 5 pinos, e a ela eram ligados os teclados dos computadores da geração da Intel 80486, por exemplo. 
Porta PS/2 Surgiram com os IBM PS/2 e nos respectivos teclados. Também são designadas por mini-DIM de 6 pinos. Os teclados e ratos dos computadores actuais são, na maior parte dos casos, ligados através destes conectores
Porta Série A saída série de um computador geralmente está localizada na placa MULTI-IDE e é utilizada para diversos fins como, por exemplo, ligar um fax modem externo, ligar um rato série, uma plotter, uma impressora e outros periféricos. 
Porta Paralela A porta paralela obedece à norma Centronics. Nas portas paralelas o sinal eléctrico é enviado em simultâneo e, como tal, tem um desempenho superior em relação às portas série.
Porta USB (Universal Serial Bus) Desenvolvida por 7 empresas (Compaq, DEC, IBM, Intel, Microsoft, NEC e Northern Telecom), vai permitir conectar periféricos por fora da caixa do computador, sem a necessidade de instalar placas e reconfigurar o sistema. Computadores equipados com USB vão permitir que os periféricos sejam automaticamente configurados assim que estejam conectados fisicamente, sem a necessidade de reboot ou programas de setup.
Porta FireWire A porta FireWire assenta no barramento com o mesmo nome, que representa um padrão de comunicações recente e que tem várias características em comum como o USB, mas traz a vantagem de ser muito mais rápido, permitindo transferências a 400 Mbps e, pela norma IEEE 1394b, irá permitir a transferência de dados a velocidades a partir de 800 Mbps.
Barramento arquitectura de computação, barramento é um conjunto de linhas de comunicação(condutor eléctrico ou fibra óptica) que permitem interligação entre dispositivos de um sistema de computação, como por exemplo CPU, memoria principal, etc.
Memória RAM A memória principal em um computador é chamada de Memória de Acesso Aleatório, ou RAM (Random Access Memory). Ela é a parte do computador que armazena o software do sistema operacional, os aplicativos de software e outras informações para que a unidade central de processamento (CPU, Central Processing Unit) tenha acesso rápido e directo, quando necessário, para executar as tarefas.
Memória DRAM A memória de acesso aleatório dinâmico (DRAM) é o tipo mais comum de memória principal em um computador. A memória de acesso aleatório dinâmico está restaurando constantemente quaisquer informações mantidas na memória.
Memória SRAM A memória de acesso aleatório estático (SRAM) é o segundo tipo de memória principal em um computador. Ela é comumente usada como uma fonte de memória em dispositivos integrados. Os dados mantidos na SRAM não têm de ser atualizados continuamente. As informações nessa memória principal permanecem como uma "imagem estática" até serem substituídas ou excluídas quando a energia for desligada.
FPM (Fast-Page Mode) Uma das primeiras tecnologias de memória RAM. Com o FPM, a primeira leitura da memória tem um tempo de acesso maior que as leituras seguintes. Isso porque são feitos, na verdade, quatro operações de leitura seguidas, ao invés de apenas uma, em um esquema do tipo x-y-y-y, por exemplo: 3-2-2-2 ou 6-3-3-3.
Memória EDO (Extended Data Output) A sucessora da tecnologia FPM é a EDO, que possui como destaque a capacidade de permitir que um endereço da memória seja acessado ao mesmo tempo em que uma solicitação anterior ainda está em andamento. 
SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory) As memórias FPM e EDO são assíncronas, o que significa que não trabalham de forma sincronizada com o processador. O problema é que, com processadores cada vez mais rápidos, isso começou a se tornar um problema, pois muitas vezes o processador tinha que esperar demais para ter acesso aos dados da memória. As memórias SDRAM, por sua vez, trabalham de forma sincronizada com o processador, evitando os problemas de atraso.
Headset Headset é um conjunto de com controle de volume e acoplado para uso em multimídia e também para, ficando preso à cabeça do usuário.
Processadores Os processadores (ou CPU, de Central Processing Unit - Unidade Central de Processamento) são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer. Por este motivo, são também referenciados como "cérebros" destas máquinas.
Placa mãe A placa mãe (do inglês: mainboard ou motherboard) é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros.
Disco Rígido O HD ou Disco Rígido serve para armazenar arquivos, programas, jogos e todo tipo de conteúdo que se deseja manter no computador. O sistema é, na verdade, mais um tipo de memória que existe dentro de um PC. No entanto, diferentemente da memória RAM, consegue manter arquivado o conteúdo mesmo após o computador ser desligado.
Gabinete O gabinete serve pra acoplar todas os periféricos internos de um computador de forma organizada.
Leitor de CD-ROM Os leitores de CD sao muito utilizados para processar conteudos em CD-ROM, quem são mostrados no computador, normalmente são internos ao gabinete e facilitam a gravação de todo o tipo dd conteúdo (imagens, vídeos, áudios, etc.).
Pen Drive Pen Drive ou Memória USB Flash Drive é um dispositivo de memória constituído por memória flash (EEPROM), capaz de fazer a gravação de dados com uma ligação USB tipo A, permitindo a sua conexão a uma portaUSB de um computador ou outro equipamento com uma entrada USB, como um rádio ou televisão.
Estabilizadores Os estabilizadores são equipamentos eletrônicos responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura. Eles protegem os equipamentos contra sobretensão, subtensão e transientes. A grande maioria dos estabilizadores também possui um filtro de linha interno.
Fita Magnética São encontradas dois tipos: de rolo (Open Reel Tape) e as cassete (Data Cassete). As fitas de rolo são normalmente utilizadas em computadores de grande porte.Também são utilizadas para cópias de segurança de arquivos. Como desvantagem apresentam uma certa lentidão operacional e somente permitem leitura seqüencial.
Caneta Óptica Possui o formato de uma caneta comum, mas em sua extremidade possui um sinal luminoso, capaz de interpreta diferenças entre o preto e o branco, como usado em código de barras.
Show full summary Hide full summary

Similar

Lixo Eletrônico
Lucas Rocha2333
The Geography Of Earthquakes
eimearkelly3
Harry Potter Trivia Quiz
Andrea Leyden
EBW: Onderwerp 1, Gr7 (KABV)
mvloch
Biological molecules
sadiaali363
Maths Revision
Asmaa Ali
Biology B1.1 - Genes
raffia.khalid99
“In gaining knowledge, each area of knowledge uses a network of ways of knowing.” Discuss this statement with reference to two areas of knowledge
Julianapabab
Junior Cert Physics formulas
Sarah Egan
Mitosis
Selam H
CCNA Security 210-260 IINS - Exam 1
Mike M