Dinâmica de Grupo N1

Description

Usada para estudar a matéria referente a N1 de Dinâmicas de Grupo ministrada pela professora Cristina na Universidade São Francisco
Rafael Alberto
Flashcards by Rafael Alberto, updated more than 1 year ago
Rafael Alberto
Created by Rafael Alberto about 5 years ago
12
0

Resource summary

Question Answer
Qual a definição de grupo? Conjunto de pessoas com necessidades semelhantes, ou com objetivos mútuos.
O que é um grupo? Uma entidade moral, dotada de finalidade, existência e dinamismo próprio, dependente das relações que se estabelecem entre os diferentes indivíduos que o constitui.
O que é a Dinâmica de Grupo? É um campo de pesquisa voltado a estudar a natureza do grupo, as leis que regem seu desenvolvimento e as relações indivíduo-grupo, grupo-grupo e grupo-instituição.
O que a Dinâmica de Grupo se propõe a estudar? A conduta do grupo como um todo e a variação das condutas individuais de seus membros. As relações entre grupos, os processos grupais e suas variáveis objetivando o melhor funcionamento dos grupos.
Quais são as variáveis do processo grupal propostas por Schutz? Necessidades interpessoais específicas de: Inclusão, Controle e Afeição.
O que propõe Schutz com a variável de processo grupal "inclusão"? Que todo novo membro apresenta a necessidade de se sentir integrado, aceito pelos membros do grupo.
O que propõe Schutz com a variável de processo grupal "Controle"? Se sentir responsável pelo que constitui o grupo: estruturas, atividades, objetivos, processos, etc. Ou seja, fazer parte dos resultados do grupo
O que propõe Schutz com a variável de processo grupal "Afeição"? A necessidade de obter provas de ser totalmente valorizado pelo grupo, criar vínculos com os membros
Quais os processos sociais básicos? Cooperação, Competição, Conflito, Acomodação e Assimilação
A que se refere o processo social básico "Cooperação"? Uma interação saudável entre membros, com ajuda mútua dentro do grupo a fim de alcançar um objetivo (em comum ou não)
A que se refere o processo social básico "Competição"? Uma relação ainda saudável, demonstra busca por crescimento e melhora pessoal, sem diminuir outros. pode se tornar nociva.
A que se refere o processo social básico "Acomodação"? Uma relação entre membros ruim. O indivíduo simplesmente aceita a condição atual do grupo, e não busca por mudanças ou melhorias pessoais ou grupais. Estagnação.
A que se refere o processo social básico "Conflito"? Relação ruim entre membros, geralmente infere em prejudicar outros para se destacar ou ficar no topo.
A que se refere o processo social básico "Assimilação"? Relação boa, processo de aprender com o outro, internalizar o conhecimento adquirido através do contato com outro indivíduo ou com o grupo.
O que é Status? Posição que o indivíduo ocupa na sociedade, podendo ser atribuído pela sociedade ou adquirido pelo indivíduo
Quais são exemplos de Status adquirido? Status buscado pelo sujeito: Mãe/Pai, Aluno, estilos de vestimenta/conduta (nerd, roqueiro, emo, patricinha ...), Profissões (Policial, Professor, Gari, Psicólogo, Atendente ...)
Quais são exemplos de Status atribuído? Posição imposta ao sujeito, como Idade, Nacionalidade, Etnia, altura. Infelizmente algumas ainda são impostas, como Sexo, Gênero, Deficiência, dentre outros
O que é o Papel Social? O comportamento esperado (ou atribuído especificamente a) de um sujeito com determinado Status
Show full summary Hide full summary

Similar

PSICOLOGIA DA GESTALT
eleuterapara
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
Silvio R. Urbano da Silva
Quiz sobre Freud
Yasmin Padovan
TERAPIA FAMILIAR
dacir martins
POLÍTICAS PÚBLICAS
Alan Nunes
PSICOMETRIA
Alan Nunes
Psicologia da Educação
rsgomes88
TEORIA SEXUAL FREUD
eleuterapara
FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
Lorena S. Sousa