Flashcards
Conceitos em Estatística

Cards in this deck (30)
- 1População: conjunto elementos com características e/ou contextos em comum que compõem um todo.

- 2Amostra: parte de um elemento a ser caracterizado ou estudado. É um subconjunto desse todo.

- 3Variáveis: podem ser populacionais ou amostrais. São características sujeitas a mudanças e possuem um papel principal para ajudar a definir o objetivo da pesquisa. São características inerentes ao estudo que se diferenciam entre os elementos.

- 4Variável qualitativa: não envolve quantidades, não traduz uma resposta numérica. Ex: qualidade de vida, escolaridade, acesso à internet.

- 5Variável quantitativa: representação da situação em formato numérico. Ex: peso, idade.

- 6Pesquisa: levantamento de dados sobre uma amostra ou população, com resultados variáveis para levantamento de dados a priori.

- 7Pesquisa secundária: como uma revisão bibliográfica. É uma pesquisa baseada em uma outra pesquisa já realizada anteriormente.

- 8Técnica de amostragem: probabilidade, sem padrão, não é controlável. É aleatória.

- 9Técnica de amostragem deliberada: resposta sendo de um grupo pesquisado por inteiro. Não existe aleatoriedade neste tipo de pesquisa.

- 10Técnica de amostragem não probabilística: resposta sendo de um grupo pesquisado em uma parte específica.

- 11Técnica de amostragem probabilística: considera o todo, mostrando a realidade.

- 12Aleatoriedade: variável de dados que podem ou não se repetir em um padrão. É algo que não é controlável.

- 13Estatística: conjunto de métodos matemáticos para interpretação e organização dos dados coletados de uma pesquisa. Auxilia na tomada de decisão. Através de uma técnica representativa ou não representativa.

- 14Média: tendência central.

- 15Mediana: posicionamento.

- 16Moda: o elemento que mais aparece. Medida de tendência central.

- 17Desvio padrão: variância. É a distância em relação à média.

- 18Desvio de variação: quando pequeno, mais homogeneidade no desvio padrão. Quanto mais alto, mais heterogeneidade no desvio padrão.

- 19Parâmetros: toda e qualquer medida calculada que define uma população.

- 20Estimativas: toda e qualquer medida ou resultado matemático que define uma amostra.

- 21Tabela: É uma forma de apresentar e organizar dados de forma resumida e sucinta.

- 22Série Estatística: conjunto de dados ou sequência de números estatísticos referentes à uma variável específica em uma mesma ordem de classificação. Representa uma série de informações organizados de forma tabelar pré-estabelecidas.

- 23Tipos de série: • Temporal: resume em uma tabela os dados temporais. • Específica: resume dados qualitativos, categóricos. • Geográfica: local ou uma área. • Mista: duas variáveis resumidas em uma tabela.

- 24Distribuição de Frequência: tabelas distribuídas com classes ou frequências simples. É um arranjo de valores e suas respectivas frequências.

- 25Gráfico: é uma representação de forma clara, verídica e sucinta o resultado e a evolução do fenômeno estudado.

- 26Gráfico de Setores: como é tradicionalmente chamado o gráfico de pizza, é um diagrama circular em que os valores de cada categoria estatística representada são proporcionais às respectivas medidas dos ângulos.

- 27Gráfico de Colunas: são úteis para mostrar alterações de dados durante um período ou para ilustrar a comparação entre itens. Nos gráficos de colunas, as categorias são geralmente organizadas ao longo do eixo horizontal e os valores ao longo do eixo vertical.

- 28Gráficos de Barras: é um gráfico com barras retangulares e comprimento proporcional aos valores que ele representa.

- 29Gráficos de Linhas: um tipo de gráfico que exibe informações com uma série de pontos de dados chamados de marcadores ligados por segmentos de linha reta. Serve para exibir tendências ao longo do tempo.

- 30Formato pictograma: símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos. Pictografia é a forma de escrita pela qual ideias e objetivos são transmitidos através de desenhos.

Information
- Description
- Flashcards on Conceitos em Estatística, created by Rafael Augusto on 04/04/2019.
- Created by
- Rafael Augusto
- Views
- 4
- Rating