30 flashcards de conceito de informática

Description

Conceito de informática
Beatriz Rocha
Flashcards by Beatriz Rocha, updated more than 1 year ago
Beatriz Rocha
Created by Beatriz Rocha about 5 years ago
9
0

Resource summary

Question Answer
Hardware São os componentes físicos do computador, ou seja, a máquina propriamente dita. É composto também pelos periféricos (dispositivos de entrada e saída) como teclado, mouse, monitor, etc.
software Conjunto de programas que permite o funcionamento e utilização da máquina (hardware). O primeiro software necessário para o funcionamento de um computador é o Sistema Operacional (ver conceito a seguir). Os diferentes programas que você utiliza em um computador (como o Word, Excel, jogos etc) são softwares.
software livre Um software livre tem as seguintes características: O usuário pode executar o software, para qualquer uso. Existe a liberdade de estudar o funcionamento do programa e de adaptá-lo às suas necessidades. É permitido redistribuir cópias. O usuário tem a liberdade de melhorar o programa e de tornar as modificações públicas de modo que a comunidade inteira beneficie da melhoria.
sistema operacional Entre os principais sistemas operacionais pode-se destacar o Windows (Microsoft), em suas diferentes versões, o Macintosh (Apple) e o Linux (software livre criado por Linus Torvalds), que apresenta entre suas versões o Ubuntu, o Linux Educacional, entre outras. É o principal software do computador, pois possibilita que todos os demais programas operem.
gabinete O gabinete do computador é a “caixa”, onde ficam seus elementos (hardware), como a placa mãe, a fonte, as unidades de discos, a CPU, as memórias, o HD etc. Ele pode ser horizontal ou vertical e nesse último caso, é chamado de torre.
CPU (Unidade Central de Processamento) A CPU tem sua sigla decorrente da expressão em inglês: Central Processing Unit. Ela é responsável pelo processamento das informações, sendo muitas vezes confundida com o “gabinete” da máquina. Porém, ela é o próprio processador ou chip, onde são processados os dados.
processador O processador tem 3 funções básicas: Realizar cálculos de operações aritméticas e comparações lógicas. Manter o funcionamento de todos os equipamentos e programas, interpretando e gerenciando a execução de cada instrução dos programas. Administrar na memória central os dados transferidos de um elemento ao outro da máquina, visando o seu processamento. As marcas mais comuns entre os processadores são são Intel e AMD
placa mãe É a placa principal, formada por um conjunto de circuitos integrados (“chip set“) que reconhece e gerencia o funcionamento dos demais componentes do computador. Se o processador pode ser considerado o “cérebro” do computador, a placa-mãe (do inglês motherboard) representa a espinha dorsal, interligando os demais periféricos ao processador.
Disco Rígido (HD) O disco rígido, do inglês hard disk, também conhecido como HD, serve como unidade de armazenamento permanente, guardando dados e programas. Ele armazena os dados em discos magnéticos que mantêm a gravação
Memória RAM Em inglês, “Random Access Memory” (RAM), também conhecida como memória principal do computador, é responsável pelas informações que estão sendo processadas/utilizadas. É uma memória de acesso aleatório com conteúdo volátil, que é perdido pelo desligamento do computador ou com a falta de energia elétrica.
USB USB é abreviação de “Universal Serial Bus”. É a porta de entrada mais usada atualmente. Além de ser usado para a conexão de todo o tipo de dispositivos, ele fornece uma pequena quantidade de energia. Por isso permite que os conectores USB sejam usados por carregadores, luzes, ventiladores e outros equipamentos.
Fonte A fonte de energia do computador é responsável por converter a voltagem da energia elétrica, que chega pelas tomadas, em voltagens menores, capazes de ser suportadas pelos componentes do computador.
Monitor de Vídeo Normalmente um dispositivo que apresenta informações na tela de LCD, como um televisor atual. Outros monitores são sensíveis ao toque (chamados de touchscreen), onde podemos escolher opções tocando em botões virtuais, apresentados na tela.
Impressora Muito popular e conhecida por produzir informações impressas em papel. Atualmente existem equipamentos chamados impressoras multifuncionais, que comportam impressora, scanner e fotocopiadoras num só equipamento.
Pen Drive A mídia portátil mais utilizada pelos usuários de computadores atualmente. Ele não precisar recarregar energia para manter os dados armazenados. Isso o torna seguro e estável, ao contrário dos antigos disquetes. É utilizado através de uma porta USB.
Cartões de Memória Baseados na tecnologia flash, semelhante ao que ocorre com a memória RAM do computador, existe uma grande variedade de formato desses cartões. São muito utilizados principalmente em câmeras fotográficas e telefones celulares. Podem ser utilizados também em microcomputadores.
Aplicativos São softwares ou programas que têm a finalidade de desempenhar tarefas específicas, ligadas ao interesse do usuário. Exemplos de aplicativos: Word, Excel, Windows Media Player etc.
Android Android é um Sistema Operacional desenvolvido pelo Google para funcionar em dispositivos móveis, como Smartphones e Tablets. Sua distribuição é livre, e qualquer pessoa pode ter acesso ao seu código-fonte e desenvolver aplicativos (apps) para funcionar neste Sistema Operacional.
ios É o sistema operacional utilizado pelos aparelhos fabricados pela Apple, como o iPhone e o iPad.
BIOS BIOS é o Basic Input/Output System, ou Sistema Básico de Entrada e Saída. Trata-se de um mecanismo responsável por algumas atividades consideradas corriqueiras em um computador, mas que são de suma importância para o correto funcionamento de uma máquina. Se a BIOS para de funcionar, o PC também para. Ao iniciar o PC, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Só depois de todo esse processo de identificação é que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade.
Memória ROM Diferentemente da memória RAM, as memórias ROM (Read Only Memory – Memória Somente de Leitura) não são voláteis, mantendo os dados gravados após o desligamento do computador. As primeiras ROM não permitiam a regravação de seu conteúdo. Atualmente, existem variações que possibilitam a regravação dos dados por meio de equipamentos especiais. Essas memórias são utilizadas para o armazenamento do BIOS.
Teclado O teclado de um computador é um dispositivo que possui uma série de botões ou teclas, é utilizado para inserir dados no computador.
Mouse É um dispositivo indicador que serve para deslocar um cursor na tela, permitindo selecionar, mover e manipular objetos graças a botões.
Webcam Webcan é uma câmera que faz a interface com um computador e permite a comunicação de vídeo em tempo real através da internet.
Modem É um periférico que permite a conexão com a linha telefônica e internet.
DVD É um dispositivo eletrônico que armazena informações em formato compacto.
Microfone São dispositivos de entrada de áudio.
Scanner É um periférico responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador.
Placa de Som É um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador.
Placa de Video A placa de vídeo é o componente do hardware do computador responsável por administrar e controlar as funções de exibição de vídeo na tela.
Show full summary Hide full summary

Similar

NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
Informática conhecimentos básicos
thiago.tc3
História da informática
Renato Costa
Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes
Apresentação-O que é Lógica e como ela está interligada com a programação?
Ketlen Dos Anjos
Noções de Informática
Carlos Jr Uchôa
Informática Básica
Neylor Farias Ma
Informática de A a Z
fabianomotta
Informática - questões gerais
António Mordido
Introdução ao Microsoft Word
Roberto Becker
Informatica para Concursos - Hardware básico
Rômulo Santos