Português - Morfologia - Formação das Palavras - Derivação Parasintérica

Description

Português - Morfologia - Formação das Palavras - Derivação Parasintérica
Felipe  Reinaldo
Flashcards by Felipe Reinaldo, updated more than 1 year ago
Felipe  Reinaldo
Created by Felipe Reinaldo about 5 years ago
28
0

Resource summary

Question Answer
O que é Derivação parasintérica? Dentro do estudo de formação das palavras. Onde existem os institutos da: Derivação: PREFIXAL, SUFIXAL, PREFIXAL E SUFIXAL, PARASSINTÉTICA, REGRESSIVA, IMPRÓPRIA. DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA: ocorre com a adição simultânea de prefixo + sufixo. Atenção! Não podemos retirar só o sufixo ou só o prefixo. Ou empregamos ambos ou retiramos ambos. Exemplos: abençoar (a + bênção + ar) , emagrecer( e + magro+ ecer), desalmado (des + alma + ado) - Percebam que não existe "abenço", nem "bençoar", a mesma situação é verificada nos outros exemplos.
Em Relação a Derivação Regressiva: DERIVAÇÃO REGRESSIVA: ocorre quando palavra é formada por redução, e não por acréscimo. Exemplos: comprar -> compra, beijar -> beijo, pescar -> pesca, fugir -> fuga, dançar-> dança Fique de olho! Em regra, quando o substantivo expressar ação (compra, pesca, beijo, fuga, dança), ele será palavra derivada e o verbo será a palavra primitiva, como mostram os exemplos acima. Fique de olho! Quando o substantivo for concreto e representar objeto/coisa/substância, o verbo que derivará dele, vejamos: âncora -> ancorar (ancorar deriva de "âncora" por sufixação) arquivo -> arquivar (arquivar deriva de "arquivo" por sufixação) telefone -> telefonar (telefonar deriva de "telefone" por sufixação)
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA: a palavra em si não sofre alteração, o que muda é sua classificação morfológica e seu sentido, ou seja, para constatarmos este tipo de derivação precisamos analisar a palavra em cada contexto, vejamos: Ele não foi ao parque porque estava cansado. (conjunção) Ele não foi ao parque, mas não sei o porquê. (substantivo) Tenho treze sapatos de festa. (numeral) O treze é um número de sorte.(substantivo) Tenho medo de fantasma. (substantivo) Descobriram um funcionário fantasma naquele órgão. (adjetivo) Atenção! As bancas geralmente trabalham o tema derivação imprópria por meio de exemplos de substantivação (transformação de uma palavra de outra classe gramatical em substantivo).
Show full summary Hide full summary

Similar

General ICT Quiz
Jade Fantom
Constitutional Law
jesusreyes88
Unit 1 - Electricity
Callum McClintock
Religious Studies - Keywords.
Ready2learn
GCSE Statistics
Felix Ulrich-Oltean
PHR SPHR Labor Union Terminology
Sandra Reed
English Basic Grammar
tvazacconcia
Mrs Lyons - Blood Brothers
Harvey Symons
PHR and SPHR Practice Questions
Elizabeth Rogers8284
CCNA Security 210-260 IINS - Exam 2
Mike M