Concepções da EDF

Description

EDF
Humberto França
Flashcards by Humberto França, updated more than 1 year ago
Humberto França
Created by Humberto França about 5 years ago
5
0

Resource summary

Question Answer
Segundo Oliveira (1985), as Concepções educacionais básicas são quais? a Comportamentalista e Humanista. O autor entende que estas concepções são observadas também na Educação Física pois acredita ser um único processo.
A orientação Comportamentalista concebe, ainda, a possibilidade da existência de um _________, enquanto a orientação Humanista preocupa-se apenas em observar _________ , Nota-se, finalmente, que o problema essencial estará no que sempre foi a maior preocupação do ser humano: ele mesmo. homem ideal; o homem como ele é
Como caracteriza a Educação Física de orientação Comportamentalista? são utilizadas técnicas de comando, e a diretividade imposta, coisificando o aluno, gerando o conformista, o adaptado. Os modelos são impostos, "pacotes", e o "como" e o "quando" se movimentam, são problemas do professor. Este é quem pensa e cria. ocorrendo uma absoluta inversão dos papéis.
Como caracteriza a Educação Física de orientação Humanista? encontramos as técnicas baseadas no ensino por descoberta, no ensino por tarefas e outras práticas corporais não-diretivas. Dessa forma, desaparece a ênfase nos exercícios estereotipados, de pura imitação mecânica, dando lugar aos exercícios naturais globais. Também minimiza-se a importância do resultado esportivo de alto nível, encontrando-se espaço para aplicação do jogo, elemento fundarnen-lal da cultura corporal humana.
Medina (1983) apresenta quais concepções da EDF? Educação Física Convencional, Educação Física Modernizadora e a Educação Física Revolucionária.
Caracterize a Educação Física Convencional ? está apoiada no senso comum. Visão corriqueira, mecânica, simplista e vulgar que se faz do homem e do mundo. De maneira que ela recebe forte influência da pedagogia tradicional. Possui esta pedagogia uma visão dualista ou pluralista do homem. Quando trabalha o corpo, faz de maneira fragmentada e não consegue percebê-lo além dos seus limites biológicos. A Educação Física neste prisma se constitui num adestramento, sua preocupação fundamental é com o biológico e com os aspectos anátomo-físiológicos. Os adeptos desta concepção definem a Educação Física simplesmente como um conjunto de conhecimentos e atividades específicas que visam o aprimoramento físico das pessoas.
Educação Física Convencional: O perfil do profissional que abraça esta concepção é pautado na consciência ________, num sentido semelhante àquele citado pelo pedagogo Paulo Freire, isto é, não são capazes de percepções além das que lhe são biologicamente vitais. Estes profissionais são ______ e não ________ de sua própria história. intransitiva; objetos e não sujeitos
Caracaterize a Educação Física Modernizadora? apresenta uma concepção mais avançada do que a convencional, ampliando, assim, significado da Educação Física. Uma das diferenças fundamental entre ambas é que a primeira considera a Educação Física como a "educação do físico" e, pelo ângulo da Modernizadora, a Ginástica, o Esporte, os Jogos e a própria Dança podem ser meios específicos da Educação em seu sentido mais amplo. Possui uni visão dualista ou pluralista do homem.
Educação Física Modernizadora: O perfil do profissional que abraça esta concepção é pautado na consciência ________, conforme nos mostra Paulo Freire, pois não consegue compreender a fundo as causas dos seus problemas nem do mundo que o cerca. transitiva ingênua;
caraterize a Educação Física Revolucionária ? é a concepção mais ampla de todas. Procura interpretar a realidade dinamicamente c dentro de sua totalidade. Não considera nenhum fenômeno de uma forma isolada. O ser humano e entendido por meio de todas as suas dimensões e no conjunto de suas relações com os outros e com o mundo. Está constantemente aberta para as contribuições das ciências, na medida que o próprio conhecimento humano evolui como um lodo.
Educação Física Revolucionária: O próprio corpo, por sua vez, é considerado através de todas as suas manifestações e significações, não sendo apenas parte do homem, mas o próprio homem. Pode teorizar sobre os aspectos _____ e _____, mas age fundamentalmente sobre o ______ . biológicos; sociais; todo.
Educação Física Revolucionária: Por esta concepção é possível entender a Educação Física como uma ___________ e, ao mesmo tempo, uma ___________. Assim, compreendendo que o próprio esporte de alto nível pode ser considerado como atividade de _____________. "educação do movimento"; "educação pelo movimento"; valor educativo.
Educação Física Revolucionária: O perfil do profissional desta concepção é pautado na consciência _________, sendo capaz de transcender a superficialidade dos fenômenos, nutrindo-se do diálogo e agindo pela práxis, em favor da transformação no seu sentido mais humano. transitiva crítica;
Show full summary Hide full summary

Similar

5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
Educação Financeira para o Ensino Fundamental 1
Luciana Lopes Moreira Rocha