Química Ambiental

Description

Química Ambiental
Natana Silva
Flashcards by Natana Silva, updated more than 1 year ago
Natana Silva
Created by Natana Silva over 9 years ago
97
4

Resource summary

Question Answer
Em qualquer atividade industrial é inevitável a produção de resíduos, sejam sólidos ou líquidos. Qualquer resíduo gerado há uma composição química e física diferente que o caracteriza, e é esta composição que baseiam os métodos de tratamento, bem como a determinação de suas características.
Efluentes são produtos líquidos e gasosos resultantes de diversas ações do homem. Em sua maioria, estão subdivididos em efluentes industriais e domésticos, porém existem outras divisões desses resíduos.
OS resíduos agroindustriais, não diferentemente de outros tipos de resíduos, são um grande problema na produção industrial.
O resíduo líquido também conhecido como efluente, recebe um nome bastante conhecido na agroindústria: a vinhaça. Este resíduo tem um cheiro forte, irritante. É comum em regiões produtoras de álcool deste . A destinação final mais comum deste tipo de resíduo é a sua pulverização nas áreas de plantio.
Estação de Tratamento de Efluentes ETE O tratamento preliminar destina-se basicamente à remoção de sólidos grosseiros e de areia. Esse tratamento deverá ser eficiente para garantir o bom funcionamento das etapas seguintes.
O tratamento primário é empregado na remoção de sólidos sedimentáveis em suspensão, sólidos flutuantes e componentes específicos, como por exemplo: poluentes inorgânicos, azo-corantes, metais pesados, suspensões finas, e componentes biologicamente ativos.
Tratamento secundário O tratamento secundário consiste na remoção da matéria orgânica biodegradável ou não, por meio de um processo unitário biológico ou bioquímico ou por processo unitário químico ou físico-químico.
Tratamento terciário O tratamento terciário consiste na remoção de sólidos em suspensão, redução da carga orgânica remanescente e remoção de organismos patogênicos (desinfecção).
Bons Estudos!
Show full summary Hide full summary

Similar

Química ambiental
marialaurafaeda
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira