Fundamentos de Redes

Description

Flashcards on Fundamentos de Redes, created by Vanessa Santana on 03/05/2019.
Vanessa Santana
Flashcards by Vanessa Santana, updated more than 1 year ago
Vanessa Santana
Created by Vanessa Santana almost 5 years ago
203
0

Resource summary

Question Answer
O que é uma rede de computadores? Conjunto de módulos processadores interligados por uma mesma tecnologia para a troca de informações e compartilhamento de recursos.
Conceitue meios de comunicação de rede. Quais são os meios de comunicação utilizados em uma rede de computadores? Os meios de comunicação são as formas com que os sistemas estão interligados. São os cabeamentos ou meios físicos e protocolos.
O que é a LAN? LAN (Local Area Network) é uma rede de computadores local.
Qual a unidade de medida da taxa de transmissão de um enlace? Bits por segundo (bist/s)
O que são os hospedeiros ou sistemas finais? São os equipamentos interligados por uma rede de computadores.
Cite exemplos de sistemas finais ou hospedeiros da internet. Smartphones, notebooks, tablets, modems, PCs, TVs Smart, webcams.
O que são comutadores ou Switches? Comutadores ou Switches são equipamentos que realizam a conexão entre os sistemas finais de uma rede.
O que é a taxa de transmissão de um enlace? A taxa de transmissão de um enlace é a velocidade em que dados ou são transmitidos por uma rede.
Cite exemplos de comutadores ou switches. Roteadores e comutadores da camada de enlace.
O que é um roteador? O roteador é um aparelho usado em redes de computadores para o encaminhamento das informações acondicionadas em pacotes de dados, proporcionando conectividade entre o dispositivo emissor e o receptor de dados.
Qual a diferença entre os roteadores e os comutadores da camada de enlace? Os roteadores são geralmente utilizados no núcleo da rede, enquanto os comutadores da rede de enlace são utilizados principalmente na rede de acesso.
O que é a rota ou caminho de uma rede? A rota ou caminho de uma rede é a denominação para a sequência de equipamentos comutadores de pacotes ou enlaces de comunicação que o pacote percorre desde o sistema final emissor ao sistema final receptor de dados.
O que são enlaces de comunicação de uma rede? Os enlaces de comunicação são os meios físicos utilizados para a emissão de dados entre os hospedeiros de uma rede.
O que são ISPs? Os ISPs (Internet Service Providers) são os provedores de Serviços de Internet. São empresas de telefonia ou de TV a cabo.
O que são protocolos de redes? São uma série de regras e definições para controlar a comunicação entre os dispositivos de rede.
Quais são os protocolos mais importantes de redes? O TCP (Transmission Control Protocol – Protocolo de Controle de transmissão) e o IP (Internet Protocol- Protocolo de Internet). Estes dois protocolos são chamados de TCP/IP.
De acordo com o modelo OSI, o IP e o TCP são protocolos de quais camadas? O IP é protocolo da camada de rede e o TCP é um protocolo da camada de transporte.
Cite exemplos de meios de comunicação guiados. Alguns exemplos de meios de transmissão guiados são: cabo coaxial, cabo par trançado e cabos de fibra óptica.
Quais são os meios físicos mais utilizados na LAN? Cabo de cobre e Wireless.
Cite pelo menos três vantagens da criação de uma rede de computadores. - A possibilidade de compartilhamento de recursos. - A redução de custos por duplicação de dados. - A melhoria da competitividade (menos dados - mais produtividade)
Qual o papel do IETF? O IETF é um órgão responsável por emitir os padrões HTTP, TCP, IP,
O que são RFCs? Os RFCs (Request for Comments) são documentos padronizados pela IETF.
Qual o órgão responsável por desenvolver os padrões da Internet? O IETF (Internet Engineering Task Force).
Qual o órgão responsável pelos padrões de rede? O IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos).
Cite exemplos de Padrões IEEE. Zigbee, Bluetooth e WI-FI (IEEE 802.11).
O que é Zigbee? É uma tecnologia de redes utilizada para aplicações pessoais.
O que é Bluetooth? Bluetooth é uma tecnologia de transmissão de dados em curtas distâncias via radiofrequência.
Quais aplicações são disponibilizadas através da Internet? Algumas aplicações disponibilizadas através da Internet são: E-mail (correio eletrônico), redes sociais, mensagens instantâneas, navegação pela internet, serviços de streaming.
Cite exemplos de sistemas finais de Internet. Computadores de mesa, servidores (web, de e-mail), computadores móveis (notebooks, tablets, smartphones) e aparelhos alternativos (televisores “smart”, refrigeradores, consoles de jogos, máquinas de lavar).
O que sistemas finais da internet? Os computadores e outros dispositivos conectados à Internet.
Resuma o processo de evolução dos computadores da primeira à quarta geração. A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas. As válvulas aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade. A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor. A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos circuitos integrados, feitos de silício. Também conhecidos como microchips, eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos. A quarta geração é reconhecida pelo surgimentos dos processadores.
O que é topologia de rede? É a forma em que os dispositivos ficam dispostos na rede.
Quais são os tipos mais comuns de topologias de redes? - Estrela - Anel - Barramento - Malha - Híbrida
O que são pacotes de dados (ou pacotes)? Pacotes são dados fragmentados (mensagem de e-mail, imagem, vídeo, áudio) para facilitar o envio destes do dispositivo emissor ao receptor. * Durante o percurso, os pacotes passam por comutadores de pacotes (roteadores ou comutadores da camada de enlace)
Quais são os tipos de tecnologia mais utilizados em uma LAN (redes universitárias, corporativas e domésticas)? Ethernet e WI-FI.
Quais são as principais características de uma topologia de barramento? - Todos os dispositivos são ligados pelo mesmo cabo. - O cabo de utilização geralmente é o coaxial. - O cabo necessita de um terminador em cada uma das pontas. - Rede tende a ficar lenta. - Os problemas são difíceis de isolar.
Quais são as principais características da topologia em anel? - Os dispositivos são conectados através de um circuito fechado, em que a primeiramáquina é conectada à última, formando um anel. - Se uma máquina falhar, a rede toda pode falhar. - Fácil de instalar - Pode atingir longas distâncias, pois cada máquina amplifica o sinal.
Quais são as características da topologia em estrela? - Computadores são ligados a um dispositivo central. - O dispositivo central deve ser potente. - Caso a central tenha defeito, a rede esta sujeita a paralisação. - Custo de instalação maior, pois recebe mais cabos. - Mais tolerante a falhas. - Fácil de instalar novas máquinas. - Possui um monitoramento centralizado. -
Qual a função do protocolo CSMA/CD? - Protocolo que controla a forma com que dispositivos de rede compartilhem informações através da tecnologia Ethernet. - Detecção de colisão
Qual a função do protocolo CMSA - Prevenção de colisão Protocolo que controla o compartilhamento de informações em rede através da tecnologia WI-FI.
O que é CSMA? CSMA é denominado o controle de acesso ao meio, que possui a função de
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistemas Distribuídos
João Paulo Silva Araújo
Comunicação de Dados e Redes
cesarfabr
REDES DE COMPUTADORES
quirinodox
Redes de Computadores
Deisi Wegermann
Simulado sobre conceitos de redes de computadores
paulohenriquebs
Gerência de Redes
Adilson Matos
Redes - Modelo OSI - Camadas
Rodrigo Ferreira
Decisão por Soluções para a Comunicação
Felipe Carvalho
Avaliação Módulo 1 ao 4
Matheus Rafael
PSI - Política de Segurança da Informação
Raoni Carvalho
Senai-Bruna
brunnahrodrigues