Inflamação aguda

Description

Conceitos gerais de Imunologia / Inflamação aguda
Marcos Teodoro
Flashcards by Marcos Teodoro, updated more than 1 year ago
Marcos Teodoro
Created by Marcos Teodoro almost 5 years ago
62
0

Resource summary

Question Answer
O que é inflamação? Resposta dos tecidos vascularizados à infecção ou lesão tecidual. Recruta células e moléculas de defesa da circulação para o local onde são necessárias.
Quais os mediadores dos processos inflamatórios? Leucócitos Fagócitos Anticorpos E Proteínas do Complemento
Quais os 4 principais estímulos para a inflamação aguda? 1) infecção 2) necrose 3) corpos estranhos 4) reação imune
Como uma infecção induz a inflamação? As infecções, podendo ser de várias etiologias, e/ou toxinas oriundas dos patógenos infecciosos, podem desencadear variedade de resposta inflamatória, desde uma aguda leve, à crônica duradoura (associada à mobimortaldiade). A resposta vai estar diretamente associada às características do agente infectante e do hospedeiro
Como a necrose induz inflamação? As células necróticas secretam fatores pró-inflamatórios. Importante lembrar as causas da necrose: isquemia, trauma e lesões físicas e químicas.
Como os corpos estranhos induzem inflamação? Geralmente, causam lesão tecidual traumática e/ou favorecem o transporte de microrganismos.
Como reações imunes (reações de hipersensibilidade) promovem a inflamação? São processos em que o sistema imune (normalmente protetor), causa dano nos próprios tecido do indivíduo. - reação autoimune -alergias
Quais são os mecanismos de Reconhecimento de microrganismos e células danificadas? 1) Receptores celulares 2) Sensores de Danos celular 3) Outros receptores celulares pró-inflamatórios 4) Proteínas circulatórias
Como os receptores celulares induzem a inflamação? Os receptores estão localizados em 3 locais na célula, (1) na membrana celular fazendo reconhecimento de microrganismos extracelulares, (2) no citosol reconhecendo os microrganismos intracelulares e (3) nos endossomos reconhecendo os microrganismos fagocitados. Eles promovem a indução da produção de proteínas pró-inflamatórias
Em quais tipos celulares há receptores que identificam microrganismos e dano? Células epiteliais, macrófagos, células dendríticas e leucócitos principalmente.
Como os sensores de dano celular induzem a inflamação? Eles são capazes de identificar a alteração em moléculas intracelulares, provenientes de hiper-expressão ou de próprio dano celular. Essa identificação ativa o complexo proteico denominado inflamossomo, que induz a produção de IL-1, fator pró-inflamatório, que recruta leucócitos e promove inflamação.
Quais as principais moléculas que são reconhecidas como fatores de dano celular? (1) ATP, que podem representar lesões mitocondriais; (2) ácido úrico, produto da quebra de DNA;(3) Potássio, que em pouca quantidade pode ser indicativo de lesão de membrana, que promove desequilíbrio iônico, e o (4) próprio DNA
Como os "outros receptores" induzem o processo inflamatório. Os "outros receptores" são os receptores capazes de reconhecer a calda Fc dos anticorpos presentes em microrganismos opsonizados.
O que é a opsonização? É "marcar" um microrganismo com anticorpo e/ou proteína do complemento para favorecer seu reconhecimento pelo sistema imune, posterior ingestão e degradação.
Como as proteínas circulatórias induzem inflamação? Estão associadas com o sistema complemento, que vai reagir com o microrganismo e induzir produção de fatores pró-inflamatórios
O que é inflamação aguda? É o processo de resposta rápida e de curta duração à infecção e lesão tecidual.
Quais as características gerais da inflamação aguda? exsudação de fluídos e proteínas plasmáticas (edema) e a migração de leucócitos, principalmente neutrófilos.
Quais os três componentes principais da inflamação aguda? (1) Vasodilatação, que promove aumento do fluxo sanguíneo; (2) Aumento da permeabilidade, que faz com que as proteínas do plasma e os leucócitos saiam da circulação; e (3) Emigração de Leucócitos da microcirculação para o local de lesão/infecção
O que é exsudação? É o processo de passagem de fluído, proteínas e células sanguíneas do sistema vascular para espaço intersticial ou cavidades corpóreas.
Qual a diferença entre exsudato e transudato? O exsudado é um fluído rico em proteínas, contendo resíduos celulares. O transudato, é um fluído pobre em proteínas, com poucos ou nenhum resíduo celular. Não possui gravidade específica.
Como ocorre a exsudação? A vasodilatação promove aumento dos espaços interendoteliais, favorecendo a passagem de fluídos, proteínas e resíduos celulares.
Como ocorre a transudação? Vai ocorrer quando houver redução da pressão osmótica coloidal (de fora pra dentro), ou aumento da pressão hidrostática (de dentro pra fora); favorecendo extravasamento de líquido.
Quais alterações ocorrem no fluxo e no calibre vascular? A Histamina, principalmente, promove a vasodilatação; Essa vasodilatação ocasiona tanto o eritema, quanto edema, e estase (obstrução dos capilares por hemácias). A estase acarretará em aderência leucocitária endotelial devido secreção endotelial de fator de adesão.
Quais mecanismos associados com aumento da permeabilidade vascular e posterior extravasamento? (1) Histamina, Bradicinina e Leucotrienos estimulando a contração das células endoteliais; (2) lesão endotelial, promovendo necrose e separação das células endoteliais; (3) Aumento do transporte de fluídos e proteínas por transporte direto das células endoteliais, transcitose, promovido por VEGF.
Quais alterações presentes nos vasos linfáticos e linfonodos? Assim como os vasos sanguíneos, haverá proliferação dos vasos linfáticos devido sobrecarga funcional; esses vasos, drenam o fluido do edema extravascular, além de proteínas, leucócitos, resíduos celulares e microrganismos. Pode ocorrer inflamação secundária dos vasos linfáticos e dos linfonodos
No recrutamento dos leucócitos, quais são as 3 etapas que ocorrem no lúmen vascular? (1) Marginalização: redistribuição dos leucócitos ao longo da periferia do endotélio em decorrência das alterações hemodinâmicas da estase; (2) Rolamento: adesões e separações transitórias do leucócito ao endotélio; e (3) Aderência leucocitária ao endotélio: adesão de moléculas complementares, reforçada por citocinas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
Patologias dos rins
Celi cs
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas