Micologia P2

Description

Flashcards on Micologia P2, created by Thiago Alves on 06/04/2019.
Thiago Alves
Flashcards by Thiago Alves, updated more than 1 year ago
Thiago Alves
Created by Thiago Alves about 5 years ago
26
0

Resource summary

Question Answer
Identificação Clássica de Leveduras Métodos Morfológicos e Bioquímicos Morfológicos: Microcultivo da levedura, analisando estruturas e a diferenciação. Bioquímicos: Feito por Auxanograma (Desenvolvimento aeróbio c/ fonte de Carb e Nitro), Zimograma: (Desenvolvimento anaeróbio c/ fonte de Carbo e Nitro [Fermentação e observação de CO2]); E investigação de Enzimas (Urease e Fenoloxidase
Identificação Comercial Métodos automatizados, para grandes rotinas, alto custo, utilizado para confirmação de identificação clássica
Classes de Antifúngicos Poliênicos: Ligam-se às membranas celulares e rompem. Azólicos: bloqueiam a formação do ergosterol na membrana por inibição da 1,4-alfadesmetilase. Alilaminas:bloqueiam a formação do ergosterol na membrana por inibição do esqualeno
O que é Criptococose? Quais seus Aspectos Clínicos? Micose oportunista causada por levedura encapsulada. É adquirida via inalação de esporos de fontes ambientais, existe sob as formas clinicas pulmonar e disseminadas.
Mecanismos de virulência da Criptococose? 1 - Urease: Permite a produção de amônia, que produz mudança do pH, levando a inibição de fatores do complemento e enzimas lisossomais. 2 - Fenoloxidase: Permite a produção de melanina, que sequestra ROS com ação antifúngica e diminui a linfoproliferação
Fatores Predisponentes da Criptococoses Fatores: AIDS, Doença Metabólicas, Imunossupressão e Transplantes
O que é Micetoma? Infecção subcutânea crônica causada por fungos e bactérias, Madurella spp (Principal Agente Infeccioso). Transmissão por iunoculação direta do agente por meio de trauma; e os aspectos clínicos são o aumento do volume do memebro, fístulas e presença de grãos parasitários.
O que é Paracoccidioidomicose? Quais os aspectos Clínicos? É uma micose sistêmica causada pelo Paracoccidioides brasiliensis. Possui diversos aspectos clínicos, predominantemente granulomatosa (similar a TB). A transmissão se dá por inalação de conídios da fase filamentosa.
Mecanismos de Virulência da Paracoccidioidomicose? 1 - Dormência: retardo na multiplicação do fungo, causado por de microaerofilia dos linfonodos(longo período de latência para manifestação). 2 - Hormônios: o fungo tem uma proteína que se liga ao estrogênio feminino, que quando ligada, inibe a transformação de conídios e hifas para a forma de levedura
O que é Pitiríase Versicolor? Cite mecanismos de Virulência e Aspectos Clínicos. É uma micose superficial de evolução crônica; Estimula a produção de ácido azelaico, inibindo a tirosinase, interferindo na melanogênese. Dessa forma, formam-se manchas hipocrômicas ou hipercrômicas na pele.
Importancia de Testes de Sensibilidade para Fungos. São testes que fazem parte de estudos epidemio. para reconhecer a sensibilidade aos antifúngicos de cepas patógenas dentro de instituições; São importante no tratamento de candidíases orofaringeanas refratárias ao tratamento padrão e em infecções por fungos filamentosos emergentes (Transplante de MO, Diálise, Pacientes entubados e imunocomprom) devido a diversidade morfol. desses fungos.
Fatores que interferem nos testes de sensibilidade a antifúngicos; Metodologia utilizada, densidade do inóculo, temperatura e tempo de incubação, tipo do meio de cultura, tipo de droga utilizada e características do microorganismo
Métodos para preservação de Cultura fúngica Repiques periódicos em meios clássicos, em óleo mineral ou água destilada. Podem ser armazenados em temperaturas ultrabaixas, em nitrogênio líquido, ou liofilizadas.
Cite dois meio de culturas e como cada um é utilizado para isolamento e identificação; 1 - ASD: Meio não seletivo, pH ácido e pobre em nutrientes, inibindo o crescimento de bac. 2 - DTM: Meio seletivo, contém antibióticos e vermelho de fenol, quando há crescimento há a viragem do pH e, portanto mudança de cor.
Cite um meio de cultura diferencial e explique como é utilizado; Meio CHROMagar é diferencial, possui como substratatos substâncias cromogênicas que mudam de cor conforme a espécie de candida que crescer;
Explique assimilação e fermentação Assimilação é a habilidade que uma levedura tem de crescer aerobiamente na presença de determinado carbo/nitro, fornecidos unicamente. Fermentação é a habilidade que uma levedura tem de crescer anaerobiamente na presença de determinado carbo/nitro, fornecidos unicamente.
O que é Aspergilose? Quais os aspectos Clínicos? É uma micose oportunista, cujo fungo é considerado onipresente, cosmopolita. É adquirido por inalação de conídios, ocorre sobre forma invasiva ( alergia e sinusite) e disseminada (cerebral, renal, intestinal, endocardite).
Cite dois mecanismos de virulência e fatores predisponentes da Aspergilose; Mec.de.Virul.: Produção da Gliotoxina, que tem ação necrosante, facilitando a invasão do fungo. Produção de Hifas, conídios germinam no pulmão formando hifas, causando destruição tecidual e podendo levar a hemorragia. Fat.Prdsp.: Transplantados, pacientes com cancer, diabéticos e queimados.
O que é Histoplasmose? Micose sistêmica, fungo dimórfico, forma filamentosa é saprofítica e forma leveduriforme é parasitária. Distribuição universal. Habita cavernas e solos com pH ácido e enriquecido por matéria orgânica. A doença é transmitida via inalatória pelos conídios da fase filamentosa. Existe sob forma assintomática e sintomática (pulmonar, localizada e disseminada)
O que é dermatofitose? Cite mecanismo de Virulência com aspectos clínicos; Micose Cutânea, mecanismos de virulência mecânicos (enzimas degradam componentes proteicos da pele, auxiliando no processo de penetração). Os produtos da degradação dos componentes geram resposta inflamatória gerando lesões típicas da doença.
O que é Cromoblastomicose? Qual agente causador? Quais os Aspectos Clínicos É uma micose subcutânea causada por fungo Phialophora spp. Aquisição por traumatismo, lesões se iniciam como verrugas, podendo formar papilomatoses e nódulos cutâneos. Pode causar fibrose em tecidos mais profundos, bloqueando vasos linfáticos e levando a elefantíase.
Quais os mecanismos de virulência da Cromoblastomicose? 1 - Captura e Neutraliza ROS, liberados por células imune. 2 - Proteção da Célula Fúngica contra Luz UV, antifúngicos e lise fagocitária. 3 - Supressão da produção de citocinas pró inflamatórias.
Show full summary Hide full summary

Similar

Physics Regents Topics
jlyn
OCR Physics P2 revision cards
Alex Howard
ICT Revision 2014
11RaceyG
Religious Studies- Marriage and the family
Emma Samieh-Tucker
The Digestive system
Elena Cade
Spanish foods
JoeBerry99
Photosynthesis & Respiration
Shubh Malde
Accounting I - UNIT 1 Fundamentals
Kathleen Keller
Relationships in A Streetcar Named Desire
Emily Garvin-Howard
Rossetti Links
Mrs Peacock