Grandes Navegações

Description

Flashcards on Grandes Navegações, created by Andréa Cecchin on 30/06/2019.
Andréa  Cecchin
Flashcards by Andréa Cecchin, updated more than 1 year ago
Andréa  Cecchin
Created by Andréa Cecchin almost 5 years ago
141
0

Resource summary

Question Answer
As Grandes navegações Leia todos os flash cards antes de testar seus conhecimentos. Depois procure responder as questões sem olhar as respostas.
O que foram as Grandes Navegações? Um conjunto de expedições marítimas, praticadas por países europeus (com destaque para Portugal e Espanha), que tinham como objetivo chegar ao oriente – território conhecido naquele momento como “Índias” e famoso por suas especiarias.
Quando elas aconteceram? Essas expedições marítimas aconteceram basicamente ao longo dos séculos XV, XVI e XVII
Portugal foi pioneiro nesse processo e iniciou suas expedições durante o século XV.
Espanha começaram a navegar no século XV, mas desenvolveram o trabalho principalmente durante o século XVI.
Expansões Marítimas Tardias países como Holanda e Inglaterra, por exemplo, começaram suas expedições durante o século XVII. É importante lembrar que este fator negativo, não impediu a Holanda, como União Ibérica, de colonizar o Brasil.
Qual era o contexto histórico das Grandes Navegações? Decadência do feudalismo; Renascimento Cultural; Reforma Protestante.
Decadência do feudalismo No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.
Renascimento Cultural Os renascentistas rejeitavam os valores feudais a ponto de considerar o período medieval como a "Idade das Trevas", e por isso a época obscura seria abolida por um "renascimento cultural".
Reforma Protestante Nesse momento, a Igreja Católica está perdendo muitos adeptos por conta da Reforma Protestante, com o Luteranismo, Anglicanismo e Calvinismo em evidência.
Quais foram os fatores de causa das Grandes Navegações? - ascensão da burguesia - escassez de ouro e prata na Europa; - influência das ideias renascentistas.
Ascensão da burguesia Apesar de não ter o mesmo status que a nobreza, queriam consumir os mesmos produtos. A grande busca pelas especiarias provocou uma alta nos preços. As cidades italianas cobravam um preço muito alto porque tinham o monopólio pela rota comercial do Mediterrâneo. A saída, então, foi buscar uma rota marítima alternativa que permitisse o acesso direto às especiarias.
Escassez de ouro e prata na Europa Uma das características do Mercantilismo era o metalismo, que consiste na ideia de que a riqueza de uma nação é determinada pela quantidade de ouro e prata que essa nação consegue acumular
Influência das ideias renascentistas Mudança na mentalidade do homem europeu, principalmente pelo antropocentrismo e do racionalismo.
ANTROPOCENTRISMO A ideia do homem como centro das preocupações intelectuais e artísticas.
RACIONALISMO Baseado na convicção de que tudo se podia explicar pela razão e pela observação da natureza, tentava compreender o universo a partir da ciência.
Qual o interesse da Igreja Católica na Expansão Marítima? A Igreja Católica estava se sentindo ameaçada com as ondas da Reforma Protestante e precisava conquistar novos fiéis.
Por que Portugal foi pioneiro nas Grandes Navegações? - localização privilegiada e fácil acesso para navegar; - estava em paz, sem conflito interno ou externo; - burguesia forte e participativa no comércio marítimo; - era uma monarquia centralizada; - muito desenvolvido nas ciências náuticas.
Quais eram as especiarias das Índias mais valorizadas nas Grandes Navegações? Cravo, açafrão. pimenta, gengibre, cardamomo, noz moscada, canela e ervas aromáticas (como alecrim, louro, manjericão, entre outras).
Quais foram as consequências das Grandes Navegações? - mudança do eixo econômico europeu capitalista – da região do Mediterrâneo para o Atlântico; - o desenvolvimento do Mercantilismo; - O colonialismo (escravidão/tráfico negreiro); - a expansão do cristianismo.
Marco na expansão marítima portuguesa Conquista de Ceuta (cidade do norte da África)
Por que os europeus temiam navegar em regiões muito distantes? - Imaginavam que havia monstros que habitavam essas regiões.
ANDRÓGINO Indivíduo (animal ou planta) que tem órgãos reprodutores dos dois sexos. Ser fantástico cuno corpo é metade homem, metade mulher.
MONÓCULO ser mitológico que tem um olho só.
CINOCÉFALO Monstro com corpo de homem e cabeça de cachorro.
BLÊMIO Espécie mitológica com corpo humano mas sem cabeça. Tem olhos, bocas e nariz que crescem no peito.
PANATO Monstro com orelhas enormes, que lhe servem de asas para voar e protegem do frio.
CIÁPODE Monstro de pés gigantes. Para se proteger do sol, usa os pés.
O processo de expansão posto em prática pelos portugueses pode ser dividido em duas fases: 1ª - Conquista da costa atlântica da África. 2ª - 1498 - Chegada de Vasco da Gama às Índias.
ESCOLA DE SAGRES Grupo de estudiosos que recuperou informações náuticas de outros povos e desenvolveu trabalhos que resultaram na melhoria das navegações.
PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA 1 - Intercâmbios culturais 2 - Mercantilismo 3 - Revolução comercial 4 - Conquistas de territórios coloniais 5 - Escravização de povos africanos 6 - Formação de vastos impérios coloniais
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
2º Guerra Mundial
João Gabriel
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes