Farmacodinâmica

Description

Farmacologia (Princípios Básicos) Flashcards on Farmacodinâmica, created by Thiago André on 11/08/2019.
Thiago André
Flashcards by Thiago André, updated more than 1 year ago
Thiago André
Created by Thiago André over 4 years ago
121
0

Resource summary

Question Answer
O que é farmacodinâmica? É o processo envolvido na interação química do fármaco com os seus receptores no corpo.
Qual princípio estabelecido por Paul Enrich que fundamenta a farmacodinâmica? As moléculas dos fármacos precisam exercer alguma influência química sobre um ou mais constituintes das células para produzir uma resposta farmacológica. Ou seja, precisam ficar muito encaixadas para que interajam quimicamente.
O que podem ser alvos farmacológicos primários (de ação direta)? 1) Canais iônicos; 2) Enzimas; 3) Moléculas transportadoras; 4) Ácidos nucleicos; 5) Íons; 6) Receptores de membrana ou citoplasmáticos; (Sais de Ca2+).
Em farmacologia, o que são receptores? São moléculas proteicas cuja função é reconhecer os sinais químicos endógenos e responder a eles.
Quais são as propriedades da interação fármaco-receptor? 1) Afinidade; 2) Especificidade.
Quais as características da especificidade farmacológica? 1) Complementaridade (alterações de estereoisômeros geram respostas totalmente diferentes); 2) É incompleta (geração de efeitos colaterais). *Gera aplicação terapêutica mais eficiente.
O que é potência farmacológica? É a capacidade de um fármaco gerar efeitos em uma dada concentração. Medicamentos ideais devem ter uma potência elevada, para evitar uma concentração elevada e evitar efeitos colaterais por ligação a outros alvos não terapêuticos.
O que é afinidade farmacológica? É a tendência que o fármaco possui de se ligar aos seus receptores.
O que é eficácia farmacológica? É a tendência do fármaco, uma vez ligado, ativar o receptor, gerando um efeito farmacológico.
Defina os termos: agonista completo/pleno, agonista parcial e antagonista. Essa classificação é fixa ou relativa? 1) Agonista completo/pleno: possui eficácia capaz de gerar uma resposta máxima. 2) Agonista parcial: possui eficácia intermediária, mesmo quando todos os receptores estão ocupados. 3) Antagonista: ocupa um receptor sem gerar resposta, apenas impedindo que o agonista se ligue. A classificação é relativa, em algumas situações (eficácia intrínseca).
Qual a importância da curva dose-resposta ou curva concentração-efeito? *Essa curva tem formato sigmoide. 1) Permite estimar a eficácia máxima e, assim, a dose necessária para gerar 50% de eficácia (EC50). 2) Permite a comparação de fármacos nos quesitos potência (quando têm o mesmo efeito máximo) e eficácia (quando têm uma mesma ação em um receptor).
O que afirma a teoria de Clark? Ela é completa? 1) O efeito de uma droga é proporcional ao número de receptores ocupados. 2) Não.
Qual o conceito de receptores de reserva? Qual o seu significado fisiológico? Ele completa a teoria de Clark? 1) Esse conceito é aplicado quando para níveis muito pequenos da taxa de ocupação de receptores há a resposta máxima. 2) Esse mecanismo é uma proteção biológica contra a diminuição de eficácia do fármaco e também uma economia na produção de neurotransmissores e hormônios. 3) Sim.
O que é o índice terapêutico? Deduza o significado de seus valores. 1) É a razão entre a dose letal 50% (DL50) e a dose-efeito 50% (DE50). 2) Quanto maior for, mais seguro é o fármaco.
O que é um antagonista competitivo? Quais os tipos e propriedades? 1) É um tipo que causa a diminuição no número dos complexos agonista-receptor. 2) Reversível: é superável, aumentando a concentração do agonista, desloca a curva DE para a direita e depende da afinidade dos fármacos. 3) Irreversível: não é superável, pois bloqueia a atividade do receptor, diminui o E50 da curva DE e não depende da afinidade dos fármacos.
Um agonista parcial pode ser um antagonista competitivo de um agonista pleno? Sim.
O que é a ativação constitutiva de um receptor? Qual sua aplicação? 1) É a ativação de receptores mesmo sem a presença de ligantes, mesmo que pequena. 2) É potencializada em mutações e patologias e gera complicações clínicas.
O que são agonistas inversos? São agonistas que reduzem a atividade constitutiva, agindo com uma eficácia negativa.
O que é o antagonismo químico? É a situação em que duas substâncias interagem em solução e, assim, o efeito do fármaco é perdido.
O que é o antagonismo farmacocinético? É a situação em que uma substância reduz, de fato, a concentração do fármaco ativo em seu ponto de ação.
O que é o antagonismo não competitivo? (NÃO COMPETITIVO ≠ COMPETITIVO IRREVERSÍVEL) É a situação em que o antagonista bloqueia, em algum ponto adiante do local de ligação fármaco-receptor, a cadeia de eventos que leva à resposta (curva não é semelhante).
O que é o antagonismo fisiológico? É a situação na qual dois fármacos geram efeitos opostos no corpo, tendendo a se anular mutuamente.
Defina dessensibilação/taquifilaxia, tolerância e refratariedade. 1) Dessensibilização/taquifilaxia: redução do efeito do fármaco após alguns segundos ou minutos. 2) Tolerância: redução do efeito do fármaco gradualmente após dias, semanas ou meses. 3) Refratariedade: perda da eficácia terapêutica de uma droga.
Quais os mecanismos envolvidos na tolerância? 1) Alteração de receptores: rápida e pronunciada. 2) Translocação de receptores: gradual e por internalização. 3) Depleção de mediadores: falta de substância intermediária essencial. 4) Alteração no metabolismo: gradual. 5) Adaptação fisiológica: homeostasia.
Quais os tipos de receptores? 1) Tipo 1: canais iônicos controlados por ligantes. 2) Tipo 2: receptores acoplados à proteína G. 3) Tipo 3: receptores ligados à quinases e correlatos. 4) Tipo 4: receptores nucleares.
Caracterize os receptores tipo 1. Têm organização oligomérica de subunidade circundando um poro central, localizando-se na MP e funcionando por um mecanismo de comportas, em um período de milissegundos.
Descreva o mecanismo de funcionamento dos receptores tipo 1. O ligante interage com uma molécula de proteína e ela muda a conformação da cadeia, abrindo o poro.
Caracterize os receptores tipo 2. São receptores localizado na MP com uma estrutura monomérica ou oligomérica com 7 hélices que a cruzam, com um domínio interior acoplado a uma proteína G (interações com nucleotídeos guanínicos), agindo em segundos.
Como se dá a ativação da proteína G? O agonista muda a conformação citoplasmática do receptor, aumentando a afinidade do trímero αβγ ligado à GDP da proteína G. O GDP é trocado por GTP, que deixa o trímero instável, causando a sua dissociação. As subunidades livres, principalmente a α, geram a cascata de sinalização.
Quais os tipos de subunidade α? 1) αs (estimulatória): ativa a adenilato ciclase. *potencializada na cólera 2) αi (inibitória): inibe a adenilato ciclase. 3) αq (bidirecional): ativa a fosfolipase C, aumento os níveis de inositol trifosfato (liberação de Ca2+ intracelular) e de diacilglicerol (ativação da PKC). *2 e 3 bloqueadas pela toxina da coqueluche.
Quais os alvos das proteínas G? 1) Adenilil ciclase; 2) Fosfolipase C; 3) Canais iônicos; 4) Rho A/Rho quinase (via de crescimento e proliferação celular); 5) Proteína quinase ativada por mitógenos.
*Momento revisão - proteína G* (vire)
Caracterize os receptores tipo 3. São hélices transmembrana únicas localizadas na MP, ligando o domínio extracelular do receptor ao domínio da quinase, agindo em horas.
Quais os tipos de receptores quinase? 1) Receptores tirosina-quinase: para vários fatores de crescimento (EGF, NGF, VDGF...), para o reconhecimento de bactérias e para a insulina. 2) Receptor de serina/treonina-quinase: para o fator de crescimento transformador (TGF). 3) Receptores de citocinas: para respostas imunológicas.
*quadro resumo do mecanismo de ação de receptores ligados à quinase e correlatos* 1.0 (vire)
*quadro resumo do mecanismo de ação de receptores ligados à quinase e correlatos* 2.0 (vire)
Na nomenclatura dos fármacos relacionados à receptores quinase, o que o sufixo "mabe" indica? E o sufixo "ibe"? 1) "mabe": age nos receptores (extracelular). 2) "ibe": age na interação com o ATP (intracelular).
Caracterize os receptores tipo 4. São proteínas monoméricas localizadas no ambiente intracelular com domínios de ligação ao ligante e domínios de ligação ao DNA, agindo em horas.
Qual o tamanho mínimo de um tumor para se predizer que há angiogênese? Quais os tipos de moléculas envolvidas no crescimento tumoral? Quais os principais receptores envolvidos no câncer? 1) Diâmetro > 3mm. 2) Em geral, fatores de crescimento (xGFs). 3) HER1 (câncer de pulmão, colorretal e de cabeça e pescoço) e HER2 (câncer de mama).
Referências RANG, H. P. et al. Rang & Dale: Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 1939 p. Tradução de: Gea Consultoría Editorial. LIMA JÚNIOR, Roberto César Pereira et al. Receptores tirosina-quinase: implicações terapêuticas no câncer. Revista Brasileira de Oncologia Clínica, São Paulo, v. 8, n. 29, p.130-142, out. 2012. Aulas e slides do Professor Doutor Roberto César Pereira Lima Júnior.
Show full summary Hide full summary

Similar

Inibidores da Recaptação da Serotonina e Noradrenalina (IRSN)
Larissa Ramos
Antibióticos
Drive Med
Analgesicos
Adriana
Anti-hipertensivos
Drive Med
FUNGOS
Marcos Melo
CONCEITOS GERAIS DE FARMACOLOGIA
Paula Ceccon
Medicamentos, qual classe? para que servem?
Bruna M
Farmacodinâmica
micheli_terenzi
Anti-inflamatórios
Alhena Karen Leal
FÁRMACOS
Kathy Matiello
Farmacocinetica
Adriana