BIM EM CONSTRUTORA

Description

Prototipagem e compatibilização de projetos de alvenarias e instalações
BARBARA SOUZA
Flashcards by BARBARA SOUZA, updated more than 1 year ago
BARBARA SOUZA
Created by BARBARA SOUZA almost 5 years ago
4
0

Resource summary

Question Answer
Processos de gestão de uma construção, são fragmentados e isso torna o gerenciamento deficiente. Com a ferramenta BIM, compatibiliza-se as informações, reduz o tempo de obra, melhora o orçamento. A informação é armazenada em uma única fonte de dados e possibilita a integração entre o projeto e a fase de construção. Os riscos da implantação do BIM, são: falta de pessoas qualificadas para com essa ferramenta, falta de normas, dificuldades no processo de gestão de mudanças.
Sem o uso de guias (especialistas em BIM), o caminho para a implementação da ferramenta pode ser maior. Um guia esclarece dúvidas e necessidades de BIM, o que reduz confusões e esforços duplicados durante o processo. O guia Nacional Bim recomenda um processo estruturado, e as atividades preliminares devem ser definir o escopo do projeto. O guia pontua que deve-se sempre anotar as mudanças do projeto, no escopo de projeto BIM, porque alterar os usos de BIM durante o projeto, altera o escopo de serviço contratado, o que pode ter implicações contratuais.
Reconhece que existem poucos exemplos e mais conceituação sobre os benefícios do BIM. Ressalta que é necessário todo o projeto ser feito no modelo BIM, para as informações não se tornarem distorcidas. O nível de desenvolvimento (LoD) é baseado nas características do modelo. Existem três níveis e eles variam de conceitual para construído: nível 200 com geometria aproximada, nível 300 com geometria precisa e nível 400 com a geometria para fabricação.
Sobre a análise de dados de um estudo de caso, existem três estágios: BIM 1, quando são utilizados objetos 3D mas não tem intercâmbios significativos entre as disciplinas; BIM 2, existem objetos 3D mas há pouco intercâmbio entre as disciplinas; BIM 3, quando os modelos criados estão todos integrados e são planejados simultaneamente, otimizando a construtividade. O estudo de caso, trata-se de uma construção residencial composta de duas torres. A prototipagem BIM foi desenvolvida em paralelo com a construção do empreendimento. e a empresa responsavel pela prototipagem, criou o modelo BIM com desenvolvimento nívle 400.
Foram encontrados, aproximadamente, 100 interferências no projeto do pavimento tipo. Soluções foram propostas, como: novas alturas de esquadrias, modificação do tipo de parede, novo layout das instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas. Como a construção já havia começado, as soluções não foram aplicadas na estrutura do empreendimento e a contribuição do o resultado do protótipo BIM, ficou focada em arquitetura e instalações. Vale ressaltar, a questão da autoria do projeto, já que uma empresa que realizou a prototipagem BIM da construção.
O problema do empreendimento foi uma tarefa fácil para a equipe de análise BIM, mas foi exatamente o que a construtora queria. A experiência revelou para empresa, o que os clientes queriam e por outro lado, os contratantes ficaram sabendo o que poderia ser feito pela empresa, ainda que todos os benefícios do BIM, não tenham sido demonstrados, já que cada caso é um caso. O BIM, anda lado a lado com o escopo do projeto, pois é ele quem vai ditar o caminho do projeto.
Show full summary Hide full summary

Similar

French Intermediate
PatrickNoonan
Algebra
Alex Maraio
Ratios Quiz
rory.examtime
Statistics Key Words
Culan O'Meara
Maths GCSE - What to revise!
sallen
Revision Timetable
katy.lay
Key word flashcards
I M Wilson
GCSE AQA Biology 2 Respiration & Exercise
Lilac Potato
Health and Social Care
Kelsey Phillips
GCSE - Introduction to Economics
James Dodd
General questions on photosynthesis
Fatima K