Imunologia - capitulo 2

Description

Veterinária Flashcards on Imunologia - capitulo 2, created by Ana Nascimento on 26/08/2019.
Ana Nascimento
Flashcards by Ana Nascimento, updated more than 1 year ago
Ana Nascimento
Created by Ana Nascimento over 4 years ago
4
1

Resource summary

Question Answer
O processo de fagocitose é muito importante para o sistema imune. Quais as células responsáveis por realizarem tal processo? neutrófilos e macrófagos.
As mieloperoxidades são enzimas encontradas nas vesículas dos neutrófilos. Relacione a ação dessa enzima com o processo de exocitose realizado por essa célula. O processo de exocitose, feito pelo neutrófilo, se a partir da mistura da cromatina dessa célula com essa enzima, mistura á qual é lançada no sítio de infecção sobre o patógeno. Esse processo ocorre no meio extracelular, logo aumenta a lesão tecidual, causando o que é caracterizado como pus, o qual possui cor esverdeada devido a MPO.
Cite, de acordo com o capítulo 2, as células do sistema imune. Fagócitos, eosinófilos, neutrófilos e basófilos
Além de ser uma célula que atua nos processos alérgicos atraindo os eosinófilos, qual a outra função dos Basófilos? Ele é um tipo de célula apresentadora de antígeno, ou seja, ele atua apresentando antígenos para os linfócitos T.
Conceitue o que são linfócitos virgens e linfócitos efetores ou de memória. Os linfócitos virgens são aqueles que ainda não tiveram nenhum tipo de contato com um antígeno estranho ao organismo. Linfócitos efetores ou de memória, são aqueles que já saíram do órgão linfoide primário .
O que são as células apresentadoras de antígeno? São células da imunidade inata que comunicam a mesma com a imunidade adaptativa. Elas atuam na ativação dos linfócitos t e b auxiliares VIRGENS, por meio da apresentação de antígenos aos mesmos.
Quais são os tipos de APC's e onde atuam? Clássicas: Apresentam o antígeno aos linfócitos. Plasmocitóide: Atuam em infecções virais. Inflamatória: Processos inflamatórios intensos e crônicos. Folicular: atua no órgão linfoide periférico, apresentando antígenos aos linfócitos B.
É correto afirmar que todos os antígenos vão desencadear uma ligação com um linfócito? Não, pois cada linfócito vai possuir seus receptores clonais,os quais respondem as proteínas expressas nas membranas dos antígenos, e não aos antígenos em si. Logo, ele só se submeterá à expansão clonal, quando encontrar seu receptor específico, e a partir dai ele sofre o processo de expansão clonal.
Quais as possíveis situações que podem ocorrer com os linfócitos? expansão clonal, quando eles encontram um antígeno e migração para outro órgão linfoide ou recirculação (se células da memória) quando não encontram um antígeno.
Quais os fenótipos de marcadores alfa beta dos linfócitos T, e qual a ação de cada? CD4+: Responsáveis por ativar outras células do sistema imune. CD8+: Induzem apoptose em células neoplásicas e infecciosas. Th1 e Th2: estimulam a fagocitose e a produção de anticorpos, respectivamente.
Diferencie os tipos de linfócitos B linfócito b-1: não precisa de linfócito T para sofrer ativação e produz anticorpos do tipo m. Linfócito B-2: precisa de linfócito T para sofrer ativação, a qual sofrem em órgãos secundários ou periféricos, e são incentivados pela imunidade adaptativa a melhorar a capacidade de ligação com seus receptores.
Explique porque o órgão linfoide secundário: Baço, é mais importante que o linfonodo em situações de bacteriemia. Devido ao fato dos antígenos que chegam ao baço serem transportados via corrente sanguínea, que é mais veloz que os transportados via linfa, que é o caso do linfonodo.
O que são as células NK é qual o papel das citosinas em sua ação? As células NK são responsáveis por provocarem apoptose nas células no início de infecções virais, onde essa ação pode ser amplificada por ação das citocinas.
Os leucócitos são capazes de atravessar os vasos e chegarem até o endotélio afetado, fenômeno conhecido como roaming (diapedese). Quais fatores auxiliam para que esse processo possa ocorrer? O leucócito, possui moléculas de adesão: as integrinas ou selectinas, que vão se ligar aos receptores, localizados no endotélio, o qual está fazendo vasodilatação,. Ela ligação ocorre quando as quimiocinas do leucócito se encontra com as quimiocinas do endotélio, as quais aumentam a afinidade dessa ligação. Após a ligação, vai ocorrer reorganização do citoesqueleto por meio da proteína G, facilitando assim a "diapedese" desse leucócito.
O que é o timo? quais as células encontradas em seu interior? Timo é um órgão linfoide primário onde ocorre a maturação dos linfócitos T. As células encontradas em seu interior são os linfócitos, células epiteliais corticais e timicas medulares.
qual a função do sistema linfático? drenar os líquidos dos tecidos para fora e para dentro dos linfonodos, líquido esse chamado de linfa.
O que são linfonodos e qual o seu papel? Linfonodo é um órgão linfoide secundário, é o local onde ocorre o encontro do linfócito com o antígeno.
Quais os locais dos linfócitos T e B dentro dos linfonodos? os linfócitos T são encontrados nos folículos e o B vão para os centros germinativos.
Qual a principal função do baço? ele remove células sanguíneas velhas e danificadas e inicia as respostas imunes adaptativas
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Respiratório
bedamorim
Tecido Epitelial
bedamorim
FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO 1
Paula Ceccon
Tecido Conjuntivo
bedamorim
PATOLOGIAS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
Jéssica Severo Dametto
Anti-inflamatórios
Alhena Karen Leal
Patologia Geral
Chalana Oliveira
Citoesqueleto
Danielle Ciliberto
Você manja de Anatomia Veterinária?
Aline Schreiber
Anestésicos Inalatórios
Alhena Karen Leal
Hematologia
Jéssica Aline Alves