Toxoplasmose

Description

Parasitologia (2 NPC) Flashcards on Toxoplasmose, created by Alina Pinheiro on 06/09/2019.
Alina Pinheiro
Flashcards by Alina Pinheiro, updated more than 1 year ago
Alina Pinheiro
Created by Alina Pinheiro over 4 years ago
49
2

Resource summary

Question Answer
Agente etiológico da toxoplasmose: Toxoplasma gondii;
Tipo de ciclo de vida que desenvolve: Heteroxênico;
O hospedeiro definitivo da toxoplasmose é/são: Felídeos de forma geral, incluindo gatos domésticos e selvagens.
Os hospedeiros intermediários da toxoplasmose são: Aves e mamíferos (ser humano incluso).
Quanto ao tipo de parasitismo desenvolvido pelo toxoplasma, ele é um parasito: Intracelular (afeta qualquer célula nucleada).
A forma mais comum de se adquirir toxoplasmose é pela ingestão de (1) contendo (2), presentes nas fezes de gatos ou outros felinos. 1- Oocistos maduros; 2- Esporozoítas.
Quando se come carne crua ou mal cozida, a forma infectante da toxoplasmose é o (1), que contem (2). 1- Cisto; 2- Bradizoítas.
Quando se ingere leite cru (não pasteurizado), a forma infectante da toxoplasmose é o (?). Taquizoíta.
Quanto se adquire toxoplasmose pelo transplante de órgãos ou transfusão sanguínea, as formas infectantes da toxoplasmose são: Taquizoítas ou cistos (em órgãos).
A forma infectante na transmissão placentária é: Taquizoítas.
Resumidamente, temos que as formas infectantes para cada caso, são: Ingestão de carnes mal cozidas – 1 Ingestão de fezes de felídeos no ambiente– 2 Leite cru e gravidez – 3 Transplante de órgãos ou sangue – 4 1- Ingestão de carnes mal cozidas – cistos; 2- Ingestão de fezes d efelídeos no ambiente – oocistos; 3- Leite cru e gravidez – taquizoítas; 4- Transplante de órgãos ou sangue – taquizoítas ou cistos (em órgãos).
Quanto à célula alvo da toxoplasmose no corpo o toxoplasma parasita notadamente: Células mononucleadas (não parasitam hemácias).
No corpo, os oocistos esporulados liberam (1), forma que penetra o epitélio intestinal e dão origem aos (2), que são as formas de proliferação rápida. 1- Esporozoítos; 2- Taquizoítos.
Os taquizoítos se proliferam por vias (1 – duas vias), chegando aos seguintes tecidos (2 – dois tecidos) e às (3). 1- Sanguínea ou linfática; 2- Muscular e nervoso (cérebro); 3- Vísceras.
Os taquizoítos são característicos da fase (aguda/crônica) da infecção. Aguda.
Os bradizoítos são característicos da fase (aguda/crônica) da infecção. Crônica.
Na forma adquirida da toxoplasmose, o período de incubação do toxoplasma é entre (?) semanas. Essa fase é normalmente (sintomática/assintomática). 1- 1 a 4; 2- Assintomática.
Quando sintomática, a forma adquirida da toxoplasmose pode se manifestar com 5 sintomas principais, que são: 1- Febre; 2- Mialgia; 3- Adenopatia; 4- Cefaleia; 5- Lesão ocular – coriorretinine que é normalmente unilateral.
Quanto à forma congênita da toxoplasmose, o risco de transmissão (aumenta/diminui) com o tempo de gravidez, a gravidade da doença no feto é (diretamente/inversamente) proporcional ao tempo de gestação. 1- Aumenta; 2- Inversamente.
Os marcadores sorológicos no recém-nascido da infecção por toxoplasmose na forma congênita são: IgA e IgM.
As manifestações da toxoplasmose congênita são várias, destacando-se a tétrade de Sabin, que consiste em (guardem isso pra vida): 1- Coriorretinite; 2- Calcificações cerebrais; 3- Perturbações neurológicas com retardo psicomotor; 4- Alterações do volume craniano (macro ou microcefalia).
Uma manifestação grave da toxoplasmose é a neurotoxoplasmose, que se manifesta em pacientes Imunocomprometidos. As cinco principais manifestações clínicas são: 1- Sinais focais; 2- Febre > 38º 3- Confusão mental; 4- Convulsões; 5- Meningite.
Na tomografia, é mais comum encontrar (localização única/localização múltipla ). Localização múltipla <5, seguido de localização única. Mais raro é localização múltipla > 5.
O diagnóstico laboratorial da fase aguda consiste em: 1- Parasitológico: Demonstração de parasitos na biópsia/necropsia (isolamento em cultura de células e inoculação de amostras clínicas em animais de laboratório). 2- Sorológico: detecção de IgM; 3- Molecular – PCR.
O diagnóstico laboratorial da fase crônica consiste em: Sorológico: detecção de IgG.
Para tratamento de crianças e adultos, podemos usar as seguintes drogas (2 drogas): 1- Pirimetamina; 2- Sulfadiazina. Obs: usar ácido folínico quando em uso de pirimetamina, para que não ocorra deficiência do ácido fólico no paciente
Para tratamento de grávidas, podemos usar as seguintes drogas (2 drogas): 1- Espiramicina; 2- Clindamicina.
As principais medidas de profilaxia da toxoplasmose são: 1- Saneamento pessoal e ambiental + educação sanitária; 2- Evitar contato com fezes de gatos e fazer a limpeza de caixas de areia; 3- Controle de roedores e insetos; 4- Não ingerir carne crua ou mal cozida, nem leite cru ou verduras mal higienizadas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Parasitología, microbiología e inmunidad
Monserrat Ramirez
Parasitologia
Nathália Souza
2. Preparación de material para recolección de muestras
Claudia Mora Sepúlveda
Filariose Linfática
luis eduardo6733
Teníase e cisticercose
luis eduardo6733
Esquistossomose
luis eduardo6733
5. Protozoos intestinales
Claudia Mora Sepúlveda
Parasitología: Terminos habituales
Andrés Espinosa
Input Devices
Jess Peason
FV modules 1-4 infinitives- ENTER SPANISH
Pamela Dentler