Aminoácidos

Description

Flashcards on Aminoácidos, created by Ana Luísa Pinheiro on 10/09/2019.
Ana Luísa  Pinheiro
Flashcards by Ana Luísa Pinheiro, updated more than 1 year ago
Ana Luísa  Pinheiro
Created by Ana Luísa Pinheiro over 4 years ago
5
0

Resource summary

Question Answer
Qual a composição dos aminoácidos e o que os diferenciam? Os aminoácidos são compostos por um grupo radical, uma amina (NH2) e uma carboxila (COOH). O que diferencia os aminácidos são os radicais.
Que tipos de aminoácidos o nosso corpo necessita? Necessita de 20 diferentes tipo de Lalfa-aminoácidos
Quais e quanto são os diferentes tipos de aminoácidos? Existem 12 aminoácidos não essenciais e 8 aminoácidos essenciais.
O que significa a denominação Alfa? Significa que o grupo amina está ligado ao carbono alfa, referente ao segundo carbono.
Temos aminoácidos Beta no nosso corpo? Não temos aminoácidos do tipo Beta mas os produzimos a partir do Alfa.
O que significa a denominação L? Significa que o grupo amina está ligado à esquerda do carbono quiral.
O que são alimentos com alto valor biológico? Medida relativa de aminoácidos essenciais num determinado alimento proteico. Tal medida é comparada com ovoalbumina (clara de ovo) que apresenta 100% de valor biológico e alta digestibilidade, ou seja, tem todos os aminoácidos essenciais.
Quais são os aminoácidos apolares? Aqueles que apresentam hidrocarbonetos ou anel aromático.
Quais são os aminoácidos polares não carregados? Aqueles que apresenta amida, hidroxila (OH) ou enxofre (SH).
Quais são os aminoácidos polares positivos? Aqueles que apresentam anima no radical.
Quais são os aminoácidos polares negativos? Aqueles que apresentam ácido carboxílico no radical.
Como são formados os peptídeos? São compostos que apresentam uma ou mais ligações peptídicas entre os aminoácidos, envolvendo um grupo carboxílico e outro amina por uma reação de desidratação.
O que são proteínas simples e conjugadas? Simples: somente com aminoácidos. Conjugadas: glicoproteínas, lipoproteínas, etc.
Quais são as formas das proteínas? Fibrosas: alongadas, insolúveis e linearmente estrutural. Globulares: junções de aminoácidos.
Como se organiza a estrutura primária das proteínas? Sequência de aminoácidos mantidas por ligações peptídicas, possui estrutura linear com uma extremidade com um grupo C=O chamado de carbonila terminal e outra com grupo N-H chamado de amina terminal.
Como se organiza a estrutura secundária das proteínas? Sequência de aminoácidos em estrutura de hélice, mantidas por ligações de hidrogênio. Essa estrutura se mantém em hélice ao redor de um eixo imaginário devido à atração do O pelo H.
Como se organiza a estrutura terciária das proteínas? Sequência de aminoácidos em estrutura de hélice enovelado em torno de vários eixos imaginários, mantidos por ligações iônicas dos grupos radicais do tipo hidrofóbica, ponte de hidrogênio ou ponte de dissulfeto.
Como se organiza a estrutura quaternária das proteínas? Mais de uma sequência de aminoácidos em estruturas terciárias interagindo entre si, mantidas por interações dos grupos radicais.
O que e do que é composta a hemoglobina? É uma proteína conjugada e globular, composta por 4 globinas e dentro delas encontram-se grupos hemes compostas por porfirina, estruturas apolares capazes de carregar o ferro.
Qual a importância da porfirina ser apolar? Para não ocorre a oxidação do ferro dentro da hemoglobina, assim, conseguindo carregar o oxigênio normalmente.
O que saturação da hemoglobina? Pressão de oxigênio necessária para se ligar à hemoglobina. Necessitando de 4 oxigênios para cada hemoglobina para atingir 100% da saturação.
Qual o nome da junção da hemoglobina com oxigênio, dióxido de carbono e monóxido de carbono? Oxihemoglobina Carbaminohemoglobina Carboxihemoglobina
O que acontece na anemia falciforme? Troca de aminoácido, de glutamato por valina, diminuindo a solubilidade da hemoglobina e alterando sua forma para mais alongada, provocando sua entrada nos finos capilares e os entupindo.
O que acontece na desnaturação de uma proteína? Alteração da estrutura e perda da funcionalidade parcialmente ou totalmente.
Quais são os fatores que influem na desnaturação? Aumento da temperatura, alteração do pH ou mudança do ponto isoelétrico.
A desnaturação causa a perda do valor biológico? Não
O que são glutaminas? A glutamina se encontra em maior quantidade no sangue, são células do sistema imune e intestinais de rápida divisão celular, que sintetizam bases nitrogenadas.
O que a Fenilcetonúria? Algumas crianças tem defeito na enzima que transforma a L-fenilalanina em L-tirosina, provocando a Fenilcetonúria, comprovado pelo “teste do pezinho”.
Show full summary Hide full summary

Similar

Bioquímica Celular
hbiancaa
Aminoácidos
Sofia Yaki Novaes
Aminoácidos, peptídeos e proteínas
amanda de oliveira
Catabolismo de Aminoácidos
Lucas Guilherme
Bioquímica
Pamela PBarbosa
PROTEINAS
MARCELA DIAS
Bioquímica
Juliana Dantas
Bioquímica
Thais Rodrigues7836
AMINOÁCIDOS
Letícia Bortoleto