Modelos de Gestão - A Nova Gestão Pública

Description

São flash cards que têm intenção de auxiliar na memorização de pontos importantes
Gabriel Moura
Flashcards by Gabriel Moura, updated more than 1 year ago
Gabriel Moura
Created by Gabriel Moura over 4 years ago
12
0

Resource summary

Question Answer
Definição de dominação? É a PROBABILIDADE de haver obediência. A dominação não é apenas o exercício do poder, mas também sua aceitação. Logo: dominação = poder + legitimidade.
Quais são os tipos de dominação? Tradicional (costumes, tradição, pai --> filho etc.) Carismática (carisma do líder) Racional-Legal (normas e regulamentos)
O que é Coronelismo? Os "coronéis" - oligarcas do interior - dominavam (e, em certos aspectos, ainda dominam) o cenário da política regional com a utilização do poder econômico e da "troca de favores" entre seus partidários.
Como se dava a posse em cargo público no Patrimonialismo? Livre escolha do soberano, direcionados a amigos, parentes e apoiadores dos grupos dominantes.
Nepotismo e corrupção são características de qual modelo? Patrimonialista. Não há separação de bem público e bem privado.
Principais características do Patrimonialismo? - Público se confunde com o privado; - Racionalidade Subjetiva (Rei decide); - Sistema fiscal injusto e irracional (recai mais sobre os mais pobres) - Corrupção e nepotismo; - Falta de profissionalização (cargos são indicações de amigos do rei)
Principais características da Burocracia? - Formalidade (autoridade vem de normas e leis. Há um padrão.) - Impessoalidade (o poder é do cargo. Deve haver mérito. Regras aplicadas igualmente a todos) - Profissionalização (Especialistas contratados por mérito e conhecimento)
Características da Formalidade: - Autoridade é expressa em leis. - Comunicação é padronizada. - Controle de procedimentos.
Características da Impessoalidade: - Isonomia no tratamento. - Meritocracia. - Racionalidade. - Sistema legal e econômico previsível.
Características do Profissionalismo: - Comando é dos especialistas. - Remuneração em dinheiro. - Administrador é especialista (noção de carreira). - Hierarquia.
Vantagens da Burocracia: - Predomínio da lógica científica sobre o "achismo". - Redução de práticas clientelistas. - Mentalidade democrática, igualdade de oportunidades e tratamento conforme leis e regras.
Como é a confiança na Burocracia? Desconfiança extrema em relação às pessoas.
Como é o controle na Burocracia? Controle a priori: sobre processos e procedimentos, de forma a evitar desvios. (consequência da falta de confiança nas pessoas). O foco não é o resultado, mas fazer da maneira certa.
A hierarquia é uma característica da Burocracia? Sim. O nível de cima contra o de baixo. As decisões são tomadas na cúpula. Como consequência dessa centralização, há demora na tomada de decisões e no fluxo de informações.
Julgue: A Burocracia, em sua forma pura, é algo que trouxe diversos avanços. Correto. Não se deve confundir a burocracia pura idealizada por Max Weber, com suas disfunções.
Julgue: A Burocracia foi importante na extinção do modelo Patrimonialista. Errada. Não houve extinção de qualquer dos modelos. Eles coexistem. O que há é uma superação de um modelo ao outro, no entanto, as práticas de ambos coexistem.
No Brasil, atualmente, convivemos com características de quais modelos? - Patrimonialista, Burocracia e Gerencial.
Qual o modelo buscado atualmente pelo Brasil? Gerencialismo.
Julgue: O Brasil, através da CF 88, aplicou o modelo puro da Burocracia idealizado por Max Weber. Errada! O Brasil NUNCA aplicou o modelo puro idealizado por Weber.
Quais são as principais disfunções da Burocracia? - Dificuldade de resposta às mudanças no meio externo (visão voltada por o meio interno, sistema fechado, AUTORREFERENTE, sem preocupação com cliente; - Rigidez e apreço às regras (controle a priori, não importa o resultado) - Perda da visão global da organização (cada funcionário se preocupa com o seu) - Lentidão no processo decisório; - Excessiva formalização (dificulta adaptação a novas demandas)
Julgue: Prebendas e sinecuras são pontos positivos da Burocracia. Errada! Prebendas e Sinecuras são pontos negativos do Patrimonialismo. Resumidamente, era cargos dados aos "amigos do rei" com boas remunerações e pouco ou nenhum trabalho. Davam aos seus detentores status de nobreza real.
Julgue: Pode-se ver a administração gerencial como uma negação da Burocracia. Errado. A administração gerencial mantém diversas características da Burocracia, como a meritocracia, a avaliação de desempenho, a noção de carreira, entre outras. Deve ser vista como uma evolução!
Como é o controle no modelo de administração gerencial? A posteriori, focado nos resultados e não nos processos e procedimentos.
Como é a confiança no modelo de administração gerencial? Confiança limitada. Pressupõe-se que os políticos e funcionários públicos são merecedores de certo grau de confiança. Dá-se autonomia e cobra-se resultados.
Objetivos do gerencialismo conforme o PDRAE: - Definição precisa dos objetivos que o administrador deverá atingir em sua unidade; - Competição administrada no interior do próprio Estado; - Garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos para que atinja os resultados; - Controle ou cobrança a posteriori, ou seja, dos resultados (foco no cidadão).
O que é "Rent-Seeking"? Bresser define: "Rent-Seeking" é definido como a atividade de indivíduos e grupos de buscar "rendas extra-mercado" para si próprios através do controle do Estado. São parasitas tentando enriquecer às custas do Estado. Este é o caso de grupos poderosos que se aproveitam de seu poder de influenciar o governo para receber recursos que não deveriam estar recebendo.
Principais características da Administração Gerencial: - Controle a posteriori; - Maior autonomia e flexibilidade; - Incentivo à inovação e foco na qualidade; - Descentralização (estrutura achatada) e preocupação com os "clientes"; - Gestão por competências; - Definição clara dos objetivos.
Quais são as três "fases" da Nova Gestão Pública? - Gerencialismo Puro (Managerialism); - Consumerism - PSO - Public Service Orientation.
Qual era o principal alvo do Gerencialismo Puro? Aumento da eficiência e redução de custos.
Julgue: O Gerencialismo Puro buscava mais a eficiência (utilizar da melhor forma os recursos) do que a efetividade (impacto das ações na realidade dos cidadãos). Correto. Seu foco era a eficiência, mais relacionado à redução dos gastos.
Principais características do Gerencialismo Puro (Gerencialism): - Descentralização do aparelho do Estado; - Privatização de Estatais; - Terceirização de serviços públicos; Regulação estatal das atividades públicas conduzidas pelo setor privado; Uso de ideias e ferramentas gerenciais advindas do setor privado.
Qual a principal diferença entre Gerencialismo Puro e Consumerism? O Consumerism foi o início do paradigma do cliente (satisfação do cliente é o seu alvo"); A preocupação deixou somente de ser com os custos e produtividade e passou a ser voltada a "fazer melhor" - entregar serviços de qualidade para sociedade.
Julgue: A descentralização do processo decisório foi uma medida adotada no Consumerism. Correto. A ideia é delegar poderes para quem está efetivamente envolvido na prestação do serviço ao "cliente". Isso facilita a solução dos problemas, aumenta a assertividade das decisões e reduz o tempo.
Como se comportou o Consumerism em relação aos monopólios dentro do Estado? Tentou quebrá-los. O intuito era criar um competitividade dentro do setor público e gerando alternativas de atendimento ao "cliente". Fomentou a "disputa" entre prestadores de serviço público.
Julgue: O ponto central do Consumerism era a satisfação das necessidades do cidadãos, consumidores de serviços públicos e a ênfase deste modelo é uma estratégia de qualidade. Correta! Esses resultados desejados apoiavam-se em medidas tais como descentralização, estímulo à competitividade, modelos contratuais flexíveis e direcionados para a qualidade.
Julgue: Uma crítica direcionada ao Consumerism era exatamente considerar o cidadão um simples cliente, já que isso não se adapta perfeitamente ao real relacionamento que deve existir entre Estado e cidadão. Correto! O termo cliente traz noção de tratamento diferenciado aos que realmente utilizam os serviços públicos, enquanto o Estado deve ser isonômico!
Julgue: Com o PSO (Public Service Orientation) - que é a versão mais moderna da Nova Gestão Pública - entra a noção de tratamento não apenas a um cliente, mas também CIDADÃO. Correto! A noção de cidadão é mais ampla do que a de cliente, com direitos e deveres. O cidadão não só pode como deve supervisionar a gestão dos recursos públicos.
São alguns princípios do PSO: equidade, a justiça, a transparência, a accontability, bem como a participação popular.
Julgue: No PSO, a descentralização não é vista apenas como uma forma de melhorar o serviço, mas também como meio de possibilitar a participação popular. Correta. É como criar uma arena que aumenta a participação política dos cidadãos. Busca-se trazer o cidadão para dentro da esfera de funcionamento do Estado.
Julgue: No Consumerism o cidadão é visto como cliente apenas, ao passo que no PSO o cidadão é visto como detentor de direitos e obrigações. Correta! Exatamente isso!
Julgue: No PSO o cidadão passa de uma postura passiva para outra, mais ativa. Correta! É isso mesmo!
Defina, resumidamente, Gerencialismo Puto, Consumerism e PSO: Gerencialismo Puro: Redução de custos e eficiência Consumerism: Satisfação dos clientes/usuários, foco na qualidade PSO: Accountability, aumento da participação social, transparência, equidade e justiça
O que é Governança Pública? Resumidamente, uma forma de aumentar a participação da sociedade na formulação das políticas públicas. É um modelo horizontal de relação entre atores públicos e privados no processo de elaboração de políticas públicas.
Julgue: No modelo de Governança Pública o Estado deixa de fazer tudo sozinho e passa a contar com diversos atores, por exemplo, ONG's, Organizações Sociais e etc. Correto. Assim deixa de ocupar um papel de execução para assumir uma posição de coordenação e controle das políticas públicas.
Quais são os quatro princípios da Governança Pública, conforme Matias-Pereira? 1) Relações éticas; 2) Conformidade, em todas as suas dimensões; 3) Transparência; 4) Prestação responsável de contas.
Julgue: De acordo com a Governança Pública deve haver uma receita padrão para todos os casos. ERRADA! De acordo com Peci et Al, o modelo de GP deve ser moldado a cada situação, de acordo com a disponibilidade e força dos atores atuantes naquela região ou política pública modelo.
Julgue: Diferentemente da NPM, cujo principal foco são as práticas intraorganizacionais, a governança estimula as redes interorganizacionais como formas alternativas para o alcance do interesse público. Correta! Na GP o setor público é responsável pelo controle político e pelo desenvolvimento de estratégias que sustentam a capacidade de ação do governo. A NPM busca mudar o setor público, tornando-o próximo ao privado.
Defina Publicização: É a busca, pelos Estados, de descentralizar a prestação de serviços, envolvendo a iniciativa privada por meio de concessões e privatizações e também o terceiro setor.
Julgue: De modo geral, a nova administração pública tem caráter descentralizador, pois, por meio do gerencialismo, equilibraram-se as questões relativas à complexidade da gestão, como, por exemplo, a integração entre os aspectos técnicos e políticos. Errada! Esta integração entre os aspectos técnicos e os políticos é visto como um dos problemas da Nova Gestão Pública. Para alguns autores, o gerencialismo não conseguiria "resolver" este dilema. Para eles, a autonomia concedida ao gestor público prejudicaria essa participação. O aspecto técnico ganharia espaço frente o aspecto político.
Julgue: A Administração Gerencial preservou a ideologia do FORMALISMO da burocracia tradicional. ERRADA!! CUIDADO!! A Administração Pública Gerencial não preserva a ideologia do formalismo do modelo burocrático, muito pelo contrário. A Nova Gestão Pública busca conceder mais flexibilidade ao gestor público, alterando o foco no controle de procedimentos para o controle de resultados.
O Gerencialismo aproveita alguns aspectos positivos da Burocracia, são eles: Impessoalidade e profissionalismo. Além disso, o gestor público passa ter mais autonomia/flexibilidade.
Show full summary Hide full summary

Similar

Coponentes da Qualidade do serviço
luana Santosa
Qualidade Percebida do Serviço
luana Santosa
Untitled
adrianoas72
French Beginner
PatrickNoonan
Biology 2b - Enzymes and Genetics
Evangeline Taylor
Religious Studies- Matters of life and death
Emma Samieh-Tucker
A-level English Language Power & Gender Theories
Libby Shaw
GCSE AQA Biology 2 Enzymes, Digestion & Enzyme Uses
Lilac Potato
8 Citações Motivacionais para Estudantes
miminoma
Historical Context of The Handmaid's Tale
Summer Pearce
2PR101 1.test - Doplňující otázky
Nikola Truong