Separação de misturas heterogêneas

Description

Flashcards on Separação de misturas heterogêneas, created by Alana Macedo on 19/02/2015.
Alana Macedo
Flashcards by Alana Macedo, updated more than 1 year ago
Alana Macedo
Created by Alana Macedo about 9 years ago
10
1

Resource summary

Question Answer
Catação Separar misturas sólido-sólido, onde há diferença de tamanho.
Tamisação Separação de misturas sólido-sólido, onde é usada uma peneira, e há diferença de tamanho, onde as substâncias mais finas passam por ela.
Ventilação Separação de misturas sólido-sólido, onde há diferença de densidade. As substâncias mais leves são "levadas" pelo ar (vento)
Levigação Separação de misturas sólido-sólido, similar a ventilação, porém nesta, as substâncias mais leves são arrastadas pela água, por diferença de densidade. (ex.. garimpo)
Imantação ou separação magnética Separação de misturas sólido-sólido, onde uma das substância é um metal que apresenta forte atração por imãS (família 8B da tabela periódica), sendo essa removida por um.
Decantação Separação de misturas líquido-líquido, onde o líquido mais denso vai se depositar no fundo do recipiente e consequentemente o menos denso, a cima. Se dá com o tempo. (não é 100% separável)
Decantação com funil Separação de misturas líquido-líquido, onde novamente o líquido mais denso se deposita no fundo e com o auxílio de um funil de decantação, que por sua vez funciona como uma torneira, a medida que se abre, escorre o líquido do fundo.
Centrifugação Separação de misturas líquido-sólido ou líquido-líquido. Tipo de decantação, onde também há diferença de densidade, porém uma diferença pequena e acelera esse processo. (Ex. exame de sangue: o plasma (mais denso) é separado dos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas (menos denso)
Filtração simples Separação de misturas líquido-sólido ou sólido-gás (aspirador de pó). Há diferença de tamanho ou densidade e necessidade de um papel de filtro (poroso) e funil, onde o líquido passa pelo filtro e os sólidos não. (mais lento)
Filtração a vácuo Processo mais rápido, no topo do funil também é colocado um papel de filtro, mas se utiliza um funil que é conectado a um equipamento de vidro denominado, sobre o qual se aplica pressão reduzida (vácuo). Com a redução da pressão, o líquido da mistura escoa mais rapidamente pelo funil, promovendo uma filtração mais acelerada e mais eficiente para a maioria das filtrações.
Câmara de poeira Separação de mistura sólido-gás e se dá pela diferença de densidade. O ar passa por "labirintos" verticais e o sólido não, diminuindo sua quantidade a cada passagem. (Ex. partículas sólidas em suspensão)
Hipotensão Separação de mistura líquido-gás, onde há diferença de pressão. (Ex refrigerantes)
Show full summary Hide full summary

Similar

US Graduate Schools by Course
SAT Prep Group
The Flowering Plant and Photosynthesis
lalalucy13
What was the Cold War?
Emily Tisch
Was the Weimar Republic doomed from the start?
Louisa Wania
Psychology | Unit 4 | Addiction - Explanations
showmestarlight
Cell Structure
megan.radcliffe16
Philosophy
Rebecca Harbury
GCSE History – Social Impact of the Nazi State in 1945
Ben C
Molecular Biology
Fadila Farag
1PR101 2.test - Část 3.
Nikola Truong
Final Exam
Ms. Wong-Lee