GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Flashcards

Projetar o Layout do Disco Rígido

Marcelo Rodrigues Ferreira Portuguese 9 cards

Cards in this deck (9)

  1. 1Particionamento de DíscoParticionar um disco significar dividir a sua área em seções lógicas. Cada uma delas constitui-se de um grupo contíguo de blocos tratados com se fossem discos independentes.
  2. 2Onde são armazenadas as informações sobre cada partiçãoSão armazenadas em uma pequena área do disco e lida durante a inicialização do sistema
  3. 3Em sistemas BIOSEssa região é chamada de MBR, ocupando os primeiros 512 bytes do Dispositivos
  4. 4Em sistemas UEFIUtilizam uma tabela chamada de GPT (Guid Partition Table) caracterizada por conseguir manipular partições maiores do que 2TB. Tudo isso dentro do ESP.
  5. 5Esquema de Particionamento MBRO esquema de particionamento MBR permite a criação de 3 tipos de partições: primárias, estendida e lógica. Somente as partições primárias e as lógicas podem ser utilizadas para armazenar dados. A partição estendida tem a função de armazenar partições lógicas.
  6. 6Quantidade de Partições possíveis no esquema MBRNo esquema MBR, é possível, no máximo, 4 partições primárias por disco. Quando uma partição normal é criada, a ela é atribuída o código 0x83 (Ao contrário do swap que é 0x82)
  7. 7Partições ExtendidasSe for necessário ser criadas mais de 4 partições será necessário sacrificar uma das 4 primárias para a criação da partição extendida, só poderá ser criada 1 extêndida, para a criação, em seu interior, das partições lógicas.
  8. 8Sistemas UEFI e Partição ESPComo já sabemos em sistemas que utilizam UEFI ou EFI, a partição ESP age como ponto central para abrigar os diferentes bootloaders a serem utilizados no sistema.
  9. 9Mais sobre UEFI e Partição ESPO dispositivo /dev/sda1 encontra-se montado no diretório /boot/efi. Ou seja, quando a máquina é ligada, o UEFI busca esta partição para que, em seguida, o carregador de boot específico

Information

Description
Estudo para saber como projetar um esquema de particionamento de disco para um sistema Linux.
Views
7
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?