Trabalho de Portugues

Description

trabalho com exemplos
Letícia Cezimbra
Flashcards by Letícia Cezimbra, updated more than 1 year ago
Letícia Cezimbra
Created by Letícia Cezimbra about 4 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
Colocação Pronominal Usamos os pronomes oblíquios átonos, que são eles: me,nos,te,vos,se,o,os,a,as,lhe,lhes Próclise: O pronome surge antes do verbo. Exemplo: Tudo SE resolveu como queríamos. É usada em: Palavras negativas:( não,nada,nunca) Exemplo: Ele NUNCA nos disse algo Advérbios:(aqui,sempre,já,muito) Exemplo: JÁ se resolveu o problema? Pronomes Relativos:( que, quem,qual) Exemplo: Essa foi a opção QUE me restou. Pronomes indefinidos:(muito,tudo,outros) Exemplo: TUDO lhe interessa sempre. Pronomes demonstrativos:(este,aquela,isto) Exemplo: Sei que ISSO a incomoda. Conjunções subordinadas:( que,quando,porque) Exemplo: Dizem QUE te consideras um gênio.
Mesóclise: é a colocação do pronome no meio do verbo, é possível de uma forma: Com verbos no futuro do presente ou no futuro do pretérito. Exemplo: Futuro do presente: esforçar-me-ei. Futuro do pretérito: esforçar-me-ia. Desenhar-te-ei nos meus sonhos. Ênclise: É a colocação do pronome depois do verbo. Exemplo: Telefonei-lhe na hora combinada. É usada em: Quando o verbo inicia a oração. Exemplo: Entregou-ME os documentos hoje. Com o verbo no imperativo afirmativo. Exemplo: Por favor, diga-NOS o que aconteceu. Quando o verbo é precedido de pausa. Exemplo: Nos dias de hoje, sabe-SE que o planeta...
Crase A crase, marcada pelo acento grave (`), simplesmente a + a, ou seja, a soma do artigo definido "a" com a preposição "a". Usada em: Antes de palavras femininas Exemplo: Fui à escola. Fomos à praça. Quando acompanham verbos que indicam destino (ir, voltar, vir) Exemplo: Vou à padaria. Fomos à praia. Nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas Exemplo: Saímos à noite. À medida que o tempo passa as amizades aumentam. Exemplos de locuções: à medida que, à noite, à tarde, às pressas, às vezes, em frente a, à moda de. Antes dos Pronomes demonstrativos aquilo, aquela, aquele Exemplo: No verão, voltamos àquela praia. Refere-se àquilo que aconteceu ontem na festa. Uso da crase na indicação das horas Exemplo: Saio da escola às 12h30. Quando NÃO usar: Antes de palavras masculinas Exemplo: Jorge tem um carro a álcool. Antes de verbos que não indiquem destino Exemplo: Estava disposto a salvar a menina.
Show full summary Hide full summary

Similar

Pré-Modernismo
gabriela yogui
AGENTE DA PASSIVA
natashadeoliveir
O Cortiço
Felipe Romani
Slides de Capitães da Areia
Sofia Perrone Miranda
Período Arcaico da Escultura Grega
Luis Augusto Oliveira
Trabalho
Mayara Souza
HOSPITALIDADE É...
Jessiane Rigoni
Verbos de ligação
Davi henrique Souza Freitas
Compreensão e interpretação textual
Nyckell Tv
Trabalho
Mayara Souza