PRÓTESE E ORTESE

Description

Perguntas atividade prévia.
Pedro Camargo
Flashcards by Pedro Camargo, updated more than 1 year ago
Pedro Camargo
Created by Pedro Camargo about 4 years ago
17
0

Resource summary

Question Answer
1. Qual o primeiro registro de confecção de prótese estética? Foram encontrados os primeiros registros do uso de próteses ortopédicas em um poema do livro mais antigo da cultura hindu, o Rig Veda, escrito entre 3500 e 1800 a.C. No poema, é mencionada a história de uma rainha guerreira que perdeu a perna no campo de batalha e colocou uma prótese de ferro para voltar à guerra.
2. Quais os materiais das próteses da antiguidade? As próteses eram formadas de madeira unidas por tiras de couro, que garantem mobilidade e funcionavam como uma dobradiça.
3. Como era feita a suspensão nas próteses antigas? A suspensão era por sucção que ficava suspensa por pressão. Desta forma, eliminava a necessidade da colocação de arneses e espartilhos. Essa tecnologia de suspensão foi desenvolvida ao longo dos anos, permanecendo em uso nos dias de hoje.
4. Quando as próteses começam a assemelhar-se com os modelos mais atuais? Já entre 1696 (O cirurgião holandês Pieter Verduyn criou a primeira prótese transtibial articular sem travas) e 1800 (o médico inglês James Potts criou um novo modelo de prótese: uma chapa de madeira curvada, que servia de encaixe para a coxa).
5. Quando e de que forma o sistema de suspensão foi “modernizado”? 1863- Dubois D. Parmelee patenteou a primeira prótese transfemural com encaixe de suspensão por sucção que ficava suspensa por pressão. Desta forma, eliminava a necessidade da colocação de arneses e espartilhos. Essa tecnologia de suspensão foi desenvolvida ao longo dos anos, permanecendo em uso nos dias de hoje.
6. Qual o primeiro relato de uso de prótese em competição esportiva? 1904 - O ginasta alemão George Eyser foi o primeiro paratleta olímpico que usou uma prótese de madeira para substituir a perna direita. O atleta competiu junto à equipe olímpica americana em 1904 e conquistou seis medalhas nas Olimpíadas de verão de St. Louis em apenas um dia, sendo três ouros na ginástica artística.
7. Quando as próteses começaram a ficar mais leves e como isso foi possível? Em 1912, produzida pelo aviador inglês Marcel Desoutter e seu irmão Charles, engenheiro, a prótese era constituída de alumínio, reduzindo 1,5 kg em relação às próteses anteriores.
8. A prótese tipo Syme é utilizada para amputações com o mesmo nome. Quando ela foi criada? Em 1955, feito com uma resina termoendurecível, e o pé preso à extremidade era feito de borracha.
9. A prótese KBM foram preferidas às PTB nas amputações transtibiais. Quando ambas foram criadas? A PTB foi criada em 1959, e a KMB foi criada em 1968.
10. Quando foram criadas as próteses endoesqueléticas? Foram criadas em 1971 pela uma empresa alemã OttoBock.
11. Muitas inovações e novas tecnologias surgiram a partir da década de 80 na confecção de próteses. Quais foram elas? Os liners de silicone (posteriormente, também fabricados com uretano e gel de silicone) foram a solução para os problemas de conforte e sustentação em 1980.Em 1984 o norte americano Van Phillips desenvolveu próteses de fibra de carbono.
Show full summary Hide full summary

Similar

Cinesiologia
Alyne Samaniego
Simulado de Fisioterapia Pneumológica
Arantes Cristian
FISIOTERAPIA APLICADA À OBSTETRÍCIA
nayara rebouças
INFLAMAÇÃO AGUDA - mapa conceitual/mental
guilherme costa
Histerectomia
Bia Masera
Saúde da gestante
Raíssa Grazielle
Fisioterapia e Gestação
isabelom55
Desenvolvimento
guerrilherro duarte
INOVAÇÕES FUNCIONAIS EM FISIOTERAPIA
SARA JESSICA FORTE VIANA
ARTROSE DE JOELHO
guilherme costa
FISIOTERAPIA ESPORTIVA
Heloisa Oliveira