Flashcards
Componentes eletrônicos básicos

Cards in this deck (22)
- 1—Resistores são dispositivos que compõem circuitos elétricos diversos, a sua finalidade básica é a conversão de energia elétrica em energia térmica (Efeito Joule). Outra função dos resistores é a possibilidade de alterar a diferença de potencial em determinada parte do circuito, diminuindo a corrente elétrica.

- 2—O LED é um componente eletrônico capaz de emitir luz visível transformando energia elétrica em energia luminosa. Esse processo é chamado de eletroluminescência.

- 3—Os botões servem para ativar e/ou desativar funções especificas quando pressionados.

- 4—O potenciômetro é um componente eletrônico que cria uma limitação para o fluxo de corrente elétrica que passa por ele. Essa limitação pode ser ajustada manualmente, podendo ser aumentada ou diminuída.

- 5—Capacitores são elementos reativos que reagem à passagem de corrente através do acúmulo de cargas elétricas. Os capacitores mais comuns são construídos por duas placas condutivas (metálicas), separadas por um material dielétrico (material isolante).

- 6—O interruptor deslizante serve para desligar e ligar os dispositivos e/ou componentes eletrônicos, interrompendo ou deixando passar as correntes elétricas.

- 7—As baterias são conjuntos de pilhas ligadas em série, ou seja, são dispositivos eletroquímicos nos quais ocorrem reações de oxidorredução, produzindo uma corrente elétrica. Podem ser chamadas ainda de pilhas secundárias, baterias secundárias ou acumuladores

- 8—Placa de ensaio ou Protoboard simulam as placas eletrônicas para que o montador do projeto possa testar os componentes eletrônicos antes de solda-los na placa-mãe.

- 9—Arduino é uma plataforma open-source de prototipagem eletrônica com hardware e software flexíveis e fáceis de usar, destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.

- 10—O motor de vibração, quando acionado, vibra. Ele está presente em celulares e relógios digitais, por exemplo.

- 11—Os motores de corrente continua (CC) ou motores DC (Direct Current), são dispositivos que operam aproveitando as forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs e imãs permanentes.

- 12—Um micro servo ou servomotor é um atuador eletromecânico utilizado para posicionar e manter um objeto em uma determinada posição.

- 13—Um motor de engrenagem é um dispositivo que permite a baixa potência dos motores, impulsionar uma grande quantidade de força em um objeto que opere com baixa velocidade. O torque pode ser personalizado para sincronizar com velocidades normais, bem como velocidades de estol.

- 14—O transistor NPN é formado por duas junções NP, na sequência NP-PN. Formado por três cristais de silício, sendo dois N e um P(NPN). A junção Emissor/Base é diretamente polarizada, a junção Base/Colector é inversamente polarizada.

- 15—LEDs RGB são a junção de três LEDs em um só, ele é formado por um vermelho (R de red), um verde (G de green) e um azul (B de blue).

- 16—Um diodo é um componente eletrônico que permite a passagem da corrente elétrica somente em um sentido. Uma analogia simples que podemos fazer é comparar um diodo a uma válvula que só deixa a água fluir em um sentido.

- 17—Fotoresistor é um componente eletrônico que é sensível a luz e interage com ela, que tem por finalidade limitar a corrente elétrica que passa sobre ele. Quanto mais luz menor a resistência que ele oferece e quanto menos luz maior a resistência que ele oferece.

- 18—Sensores de distância, também conhecidos como sensores de proximidade, podem atuar com base em diversas tecnologias. Deste modo, podem ser sensores indutivos, ópticos, ultrassônicos e a laser. Como podemos percebber pelo seu nome, identificam o espaço que estão.

- 19—Um sensor de movimento PIR é, basicamente, uma câmera infravermelha que detecta a radiação IR (“radiação de corpo negro”) que é irradiada por objetos que penetram em seu campo de visão.

- 20—O piezo é um componente que pode converter energia de pressão ou vibração em energia elétrica. Por outro lado, o piezo tem a capacidade também de gerar sinais audíveis, bastando inverter seu modo de operação, alimentando-o com energia elétrica.

- 21—O sensor de temperatura é um dispositivo de medição que detecta a temperatura a partir de uma característica física correspondente do dispositivo, como uma resistência elétrica, o campo eletromagnético (EMF) ou radiação térmica.

- 22—O Multímetro é um equipamento utilizado para fazer a medição da resistência elétrica, tensão ou corrente contínua e da tensão ou corrente alternada.
Com este aparelho você também consegue medir a capacitância, temperatura, frequência de sinais alternados, dentre outras grandezas elétricas.
Information
- Description
- 1º ano do ensino médio Ciencias aplicadas Flashcards on Componentes eletrônicos básicos , created by Miguel Bruno Neves de Almeida on 16/04/2020.
- Created by
- Miguel Bruno Neves de Almeida
- Views
- 0
- Tags
- Rating